- POÉTICA -

livro digital, aberto, gratuito, participado e participativo.

 

 

Prefácio (intenções), antes da capa:

Poetas,

Este projeto, dois livros:

a) POÉTICA, versão digital, um “livro de leitura”, a reunir os leitores, incentivar uns e outros a essa grande festa que é a Poesia, em especial aqueles que se manifestaram sobre alguns destes poemas (não incluídos no livro “PSI, A PENÚLTIMA LETRA”), publicados no formato “panfleto” ou e-mail. Imagino que, até mais importantes que os poemas, os comentários dos leitores, fundamentais ao debate.

b) POÉTICA, livro físico, papel-e-tinta, somente os poemas, texto limpo e seco, como todo mundo faz, neste segundo semestre de 2023.

Por favor, os elogios, nesta versão digital, não são pessoais. A maioria dos comentaristas, sequer os vi pintados. Ao texto — análise crítica, viagem, vertigem e debate.

Palavras do poeta Hildeberto Barbosa Filho, Facebook, “Pensamentos Provisórios”, mar/2023:

 

“Não se faz poema sem outros poemas. Não há poeta sem outros poetas. Toda poesia que se preze é sempre um prosear”.

 

Vivo dizendo, até para quem não quer ouvir, que “Ler é mais difícil que escrever, senão tanto”. Deveras, lendo e relendo os comentários deste livro, dou-me conta de “outras viagens”, sequer imaginadas. Um enriquecimento, com certeza.

Vale esclarecer que nunca houve uma troca prévia, de escrever e pedir sugestão. Não, isto não. A “corrente” acontecia via e-mail e também via “panfletos”, do tipo uma folha A-4 na horizontal, formando quatro páginas; doze folhas, quarenta e oito páginas; pura farra: imprimir, dobrar, grampear, dedicar de próprio punho e levar ao Correio. Sim, um trabalhão, muito mais prático na gráfica. Era o prazer do fazer, faber – mãos. Um total de quatro panfletos, de mundo afora. Uma integração muito interessante que, agora retomo com esta versão digital.

O bom daquele intercâmbio é constatar que o escrito repercutiu. Alguns que nunca escreveram uma linha – escreveram. E, certeza maior: leram mais.

O péssimo desta história toda tem sido a minha “viuvez”: amigos a quem nunca vi (mas o convívio-escrita dava-me conta de “vê-los”) – caíram na bobeira de morrer. Quem? O Iosito Aguiar, a Sonia Alves Dias, dentre muitos outros. A Rita Brennand, a Yeda Schmaltz, a Adriana Lustosa – uma lista longa.

Cito-me, sobrevivente, “Estudos & Catálogos – Mãos”:

 

“Ah, meu caro Vergilius – Nunes Maia ou Publius Maro, tanto faz –, a legitimidade do nosso canto é tão-só a sustentar o júbilo. Se cantamos a vida, cantemo-la como a não morte; se cantamos a morte, que seja um psalmo de ressurreições.”

 

Esta frase, o Dr. Rogério Lima (à época, advogado do nosso escritório; hoje, Jurídico do BNB), emoldurou e me deu de presente, aqui, na parede, a quem chegar. O Dr. Rogério anda com ela, num papelucho plastificado, para cima e para baixo. Eu também ando, tatuada no peito, lado de dentro.

Dos amigos que se foram, este outro registro especial: J. Romero Antonialli, um professor no interior de São Paulo, Casa Branca, dizer que o maior prazer, então aposentado: dissecar, em ampla profundidade, alguns poemas que lhe mandei; que estava a aprender grego para analisá-los melhor.

E, ausência das mais sentidas que, simplesmente sumiu: Maria Alice Villa Fabião, a Alícia, cultíssima, "traductora" (assim que se escreve em Portugal) da União Europeia. Sim, cadê a Alícia?! Alícia, vou gritar o teu nome.

Agora, este “panfletão”, um Livro Vivo? Sim, isto mesmo. Quiser participar, será um prazer. Permanentemente atualizado, on line, em aberto, no Jornal de Poesia. Poeta, isto é um convite.

Projetos:

a) Ressuscitar o “Jornal de Poesia”. Prioridade absoluta aos poetas que participaram deste ágape. E quem morreu? Isto lá é conversa!, sobretudo em respeito ao senhor Bibliotecário, Djalma Ribeiro Cavalcante, em sua cela, no Carandiru (demolido há muitos séculos), noite de 13 para 14 de março do Século Cem, de Ésquilo, vide estrofe primeira da “Ode Triunfal”, de Pessoa, quando homenagearemos o Menino (Castro Alves) e resolveremos um monte de pendências, deuses e demônios, poema Salomão. Se trabalhamos com esta grandeza, o Século Cem, de Ésquilo, reunião marcada para a Noite do Menino, 14 de março do ano 10.000 — convido-os! —, é porque desacreditamos a morte.

b) Publicar “SALOMÃO”, neste mesmo molde, os leitores “de dentro”; e livro em papel e tinta;

Tudo, aqui, sob a velha cláusula do Jornal de Poesia: Pix-zero! Nada pagamos, nada recebemos. Sugira. Participe. Repito: Isto é um convite!

O abraço do Soares Feitosa

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Agora, a capa, eu mesmo fiz. Provável que no papel-e-tinta, contrate profissional gráfico, o "macaco" no seu galho de competência

 

Orelhas:

ANA CABREIRA: Caríssimo sr. Feitosa. Mas que coisa é a Arte, não? O senhor vai lá, amontoa umas palavrinhas - aquelas mesmo que, tão comportadinhas na fila do dicionário, nem dão piado - e transforma tudo num rio revolto, aluvião, remoinho, belezura… Tudo tão bonito, tche! Aí está o que chamo de Arte: aquele estranhamento que agudiza nossa percepção do real. Agora quero mais... Um abraço.

CRISTINA BITTENCOURT: Claridade (mas isso ninguém escreveu, eu escrevi sobre "Architectura"); simplicidade (falsa, por sinal); densidade (não aparente); isenção total da nalidade; profundidade (disfarçada, passa despercebida); dor no coração, de tanto (ninguém falou isso também não). Eu não posso falar de amor. Chorei várias vezes lendo a poesia (Nunca direi que te amo) e os comentários. Eu só sei dizer que você traz o Grande para dentro de nós, não sei dos outros, mas de mim... você me traz o Grandioso, a que reverencio. Quase não há mal ou bem, está além. Grandioso.

ÉRIC PONTY: Soares Feitosa, uma sintaxe desconcertante, porque é ao mesmo tempo passado-presente-futuro e instante, ou seja poesia. Fiquei deslumbrado como ele consegue encadear-se nos poemas longos de dificílima excussão, uma vez que a poesia pede sintaxe. Conseguir essa densidade é rara e uma outra coisa: como nos remete a outros poetas sem ser explícito!

FABRÍCIO OLIVEIRA: Concluí a leitura de POÉTICA. Que livro impactante. Imagens arrebatadoras. Ritmo cativante. Muito bom ler esse livro importante. POÉTICA, com seus poemas e textos de outros autores, veio para ficar.

LUIZ PAULO SANTANA: Mas quem é que não engasga, Soares, quem é que não engasga? O que você escreveu, do jeito que escreveu, e escreveu tão bem com o modo com que escolheu as palavras, e escolheu tão bem as palavras para dizer o que disse, que eu, repleto, contente com esse espetáculo de composição, onde os diversos planos se interpenetram sem os marcadores de tempo, e outras magistrais construções reveladoras (“O proprietário franziu-se ao tempo e...”), do escritor maduro e algo roseano – eu comentei e Ascendido também falou – que a homenagem fez brilhar o homenageado e assim, eu quero ler, eu vou ler Ascendido Leite. Grande, grande Abraço. LPSantana

LUCIANO LANZILLOTTI: Quem acreditava que Soares Feitosa fosse apenas mantenedor do Jornal de Poesia, enganou-se profundamente. Embora venha fazendo com trabalho fundamental para arte tão ameaçada, Feitosa é muito mais: poeta e prosador dos excelentes, além de leitor dos mais cultos. E de retorno, após longo silêncio, produz livro bipartido: (este aqui) de um lado, apenas o esqueleto do texto; do outro, os diálogos produzidos em decorrência dele. Ambas as faces são belas e necessárias em um cenário cada vez mais árido, como esse em que vivemos por aqui.

MANOEL DE BARROS: Prezado Soares Feitosa. Sabe o que me veio logo? A figura de um cantador erudito. Como se fosse um Cego Aderaldo com erudição e instinto linguístico. Um caipira que fosse (que vai) botando em linguagem de poesia erudita as raízes de sua gente e de sua terra. Sabe outra coisa que me encantou? Poeta substantivo. Quase não usa adjetivo, esse penduricalho. Poeta substantivo. A palavra carnal. Abraços do Manoel de Barros

MARIA DA CONCEIÇÃO PARANHOS: Quanto a você, a cada texto seu penso que você é um irmão gêmeo do Rei Midas. Principalmente porque o que tocamos são palavras. Nada mais corrompido, corruptível e corruptor, nada mais impuro e tributário, “vil metal” mais que o vil metal. O ser poeta (e aqui uso o termo no sentido germânico – dichter, o que abrange todas as formas estéticas em linguagem) ou é Midas ou não é poeta. Um grande e fraterno abraço. Conceição

MICHELINY VERUNSCHK: Onde você aprendeu a escrever assim? Micheliny

OSVALDO CHAVES: Tem o melhor do antigo e do atual: poesia-sugestão, poder de Homero para transfigurar o que é pequeno em plano olímpico; e o particular, o pessoal, em nível de universo. Poesia perene. É poesia.

PAULO TORQUATO TASSO: Soares, eu só queria saber como se aprende a escrever assim.

PEDRO NUNES FILHO: Que é isso, poeta!? A que alturas você quer chegar?! Creio que não pretende chegar a lugar algum. Poetas nunca chegam. São seres entre-mundos. Difícil alguém ser capaz de dizer o que você disse nesse poema (Habitação]. As palavras são suas, mas são minhas também. São nossas porque dizem o que cada leitor gostaria de dizer e não consegue.

RITA BRENNAND: Leio tantas vezes, tantas vezes leio, só me resta o corpo intenso, a carne trêmula, o arrepio da alma. Rita

THIAGO DE MELO: Poeta Feitosa. Celebro a felicidade que me deste com a tua poesia. Conseguiste um novo idioma que é só teu.

XENIA ANTUNES: Caro Soares. Eu fico "de cara" - é, só na gíria mesmo pra expressar - com a sua produção! E vai escrever bem assim na… cê sabe onde! Um grande abraço. Xenia

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

Copyright © 2023: Francisco José SOARES FEITOSA

Soares Feitosa (Facebook)

jornaldepoesia@gmail.com

WhatsApp

 

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Ficha catalográfica:

F311p Feitosa,

Francisco José Soares Poética / Francisco José Soares Feitosa; design/diagramação Transiente. - 1. ed. - Fortaleza: O autor, 2023. 3.428 Kb; ePUB Capa: “Cabeça de mulher”, Leonardo da Vinci, Galleria Nazionale, Parma, Itália. Contracapa: “Tentativa de retrato da alma do poeta”, Maura Barros de Carvalho, Rio, 1996, escritório adv. Francisco Feitosa, Fortaleza, CE. ISBN 978-65-00-70299-6 1. Literatura brasileira. 2. Poesia brasileira. 3. Literatura - Crítica. 4. Literatura - Comentários. I. Título. CDD B869

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Índice dos poetas, link para a page de cada um, Jornal de Poesia:

  1. Abilio Terra Junior

  2. Adail Sobral

  3. Adelaide Lessa

  4. Adelino Brandão

  5. Ademir Demarchi

  6. Adriana Bernardi

  7. Adriana Patricia de Souza

  8. Adriana Zapparolli

  9. Adriano Spinola

  10. Adriles Ulhoa Filho

  11. Afonso Luiz Cornetet

  12. Aila Magalhães

  13. Alberto da Cruz

  14. Albertus Marques

  15. Alcina Mª Azevedo e Silva

  16. Alcir Pécora

  17. Alckmar Luiz dos Santos

  18. Aldo de Oliveira Junior

  19. Aleilton Fonseca

  20. Alexandre Forte

  21. Alexandre Palermo Ramos

  22. Alfredo Fressia

  23. Aline Aparecida L. T. Coelho

  24. Alvaro Alves de Faria

  25. Alvaro Ceiça Neves

  26. Amelia Marcionila

  27. Ana Bherens

  28. Ana Cabreira

  29. Ana Carolina Elias Pedretti

  30. Ana Cordeiro

  31. Ana Elisa Ribeiro

  32. Ana Flavia Azeredo de Martins

  33. Ana Guimarães

  34. Ana Peluso

  35. Anderson Braga Horta

  36. André Seffrin

  37. Andrea Cristina Lopes

  38. Andrea Santos

  39. Angel Cabeza

  40. Angela Togeiro

  41. Angelo Bruno

  42. Anibal Beça

  43. Anisio Lage Neto

  44. Anita Costa Prado

  45. Antero Barbosa

  46. Antonio Augusto Bocaiuva

  47. Antonio Ailton

  48. Antonio Carlos Secchin

  49. Antonio Cicero

  50. Antonio Jackson S. Brandão

  51. Antonio Lauri Oliveira

  52. Antonio Mariano Lima

  53. Antonio Miranda

  54. Antonio Fernandes Palmeira

  55. Antonio Pereira Apon

  56. Antonio Seixas

  57. Aparecida Mariano de Barros

  58. Ari Pedro Belieiro

  59. Aricyr Cuverlo

  60. Aroldo Ferreira Leão

  61. Ascendino Leite

  62. Astrid Cabral

  63. Augusto Barbosa Coura

  64. Augusto Nesi

  65. Aura Regina Sorrentino

  66. Aurelino Costa

  67. Barbara Jô

  68. Barone Palanque Marginal

  69. Batista de Lima

  70. Beatriz Fernandes

  71. Bernadete Lyra

  72. Bruno Kampel

  73. Bruno Miquelino

  74. Camilo Martins

  75. Carla Pereira

  76. Carlos Bueno Guedes

  77. Carlos Felipe Moisés

  78. Carlos Gildemar Pontes

  79. Carlos Herculano Lopes

  80. Carlos Nejar

  81. Carlos Roberto Lacerda

  82. Carmen Beltrão

  83. Carmen Cinira

  84. Carmen Rocha

  85. Cecilia Quadros

  86. Cecy Barbosa Campos

  87. Celso Alencar

  88. Cheryl Hatfield

  89. Cida Sepúlveda

  90. Circe Vidigal

  91. Cissa de Oliveira

  92. Claudio Aguiar

  93. Claudio Portella

  94. Claudio Willer

  95. Cleberton Santos

  96. Clivania Teixeira

  97. Clotilde Tavares

  98. Cristiane França

  99. Cyro de Matos

  100. Daniel Mazza

  101. Daniela Maiumi Ushizima

  102. Danilo V. B. Silva

  103. David Medeiros Oliveira

  104. David S. Almeida

  105. Davino Sena

  106. Dayse Maria Gonçalves Leite

  107. Dean Faleck

  108. Deise Assumpção

  109. Diatahy Menezes

  110. Diego Carvalho

  111. Dimas Macedo

  112. Domi Chirongo

  113. Durval Aires

  114. Edivaldo Jesus Teixeira

  115. Edna Menezes

  116. Edna Oliveira Sant'Ana

  117. Edson Alves Damasceno

  118. Edson Bueno de Camargo

  119. Eduardo Gomes Maciel

  120. Efer Cilas dos Santos Jr

  121. Elaine Pauvolid

  122. Eliana Bueno Ribeiro

  123. Eliane Pantoja Vaidya

  124. Elidia Maria Franzim

  125. Eliude Viana

  126. Elizabeth Lorenzotti

  127. Eloí Elisabet Bocheco

  128. Elvira Lima

  129. Emerson Damasceno

  130. Emilio Burlamaqui

  131. Erika Jane

  132. Ernani Getirana

  133. Erorci Santana

  134. Eurivo Ribeiro da Cruz

  135. F. Silveira Souza

  136. Fabricio Carpinejar

  137. Fabricio Oliveira

  138. Fagundes Oliveira

  139. Fatima Irene Pinto

  140. Fatima Leal

  141. Fernando Henrique

  142. Flora Ferreira

  143. Floriano Martins

  144. Foed Castro Chamma

  145. Francisco Carvalho

  146. Francisco Cordeiro

  147. Francisco Francijesi Firmino

  148. Francisco José Aguiar Moura

  149. Francisco Manoel A. Soares

  150. Francisco Miguel Moura

  151. Francisco Perna Filho

  152. Fred Souza Castro

  153. Geraldo Chacon

  154. Geraldo Peres Generoso

  155. Geraldo Vasconcelos

  156. Gerana Damulakis

  157. Gilberto Alves Junior

  158. Gisele Leite

  159. Givaldo Amaral Santos

  160. Gizelda Moraes

  161. Gizelda Valinhos

  162. Glaucia Lemos

  163. Graça Grauna

  164. Guilherme Neto

  165. Gustavo Dourado

  166. Hebe Lopes de Almeida

  167. Helder Ventura

  168. Helena Armond

  169. Helena Monteiro

  170. Helio Polvora

  171. Henrique Marques Samyn

  172. Heraldo Amaral

  173. Herculano Moares

  174. Hildeberto Barbosa Filho

  175. Hilton Deives Valeriano

  176. Ieda Estergilda de Abreu

  177. Ildasio Tavares

  178. Inez Figueiredo

  179. Iosito Aguiar

  180. Itacildo

  181. Iuri Dantas

  182. Ivo Barroso

  183. Ivone Alencar

  184. Ivone Medeiros Tönig

  185. Izacyl Ferreira Guimarães

  186. J. Udine Vasconselos

  187. J. Romero Antonialli

  188. Jamesson Buarque

  189. Jaumir Valença

  190. Jeronimo Fagundes de Souza

  191. João Abreu Borges

  192. João Arlindo Corrêa

  193. João Barcellos

  194. João Batista Silva

  195. João Carlos da Silva

  196. João de Moraes Filho

  197. João Domingues Maia

  198. João Filho

  199. João Gomes Moreira

  200. João José de Souto Filho

  201. João Soares Neto

  202. Joaquim Alves Barreiro

  203. Joaquim Saial

  204. Joca da Costa

  205. Jon Tanucci

  206. Jonio Babu

  207. Jorge Humberto

  208. Jorge Pieiro

  209. Jorge Ribeiro

  210. Jorge Tufic

  211. José Alcides Pinto

  212. José Aloise Bahia

  213. José Augusto de Carvalho

  214. José Felix

  215. José Inacio Vieira de Melo

  216. José Lira

  217. José Nêumanne Pinto

  218. José P. Di Cavalcanti Jr

  219. José Pedreira da Cruz

  220. José Peixoto Júnior

  221. José Vale Pinheiro Feitosa

  222. Juarez Leitão

  223. Junot Silveira

  224. Julio Neves Pereira

  225. Julio Rodrigues Correia

  226. Katia Mendes

  227. Laeticia Eble Jansen

  228. Lau Siqueira

  229. Lauro Marques

  230. Leonardo Aldrovandi

  231. Leonidas Arruda

  232. Leontino Filho

  233. Ligia Neves

  234. Lilian Maial

  235. Lindair

  236. Lourdinha Leite Babosa

  237. Lucas de Souza

  238. Luciana Martins

  239. Luciano Bonfim

  240. Luciano Lanzillotti

  241. Luciano Maia

  242. Luciano Tosta

  243. Luciene Barrel Tameirão

  244. Lucius Matos

  245. Luis Antonio Cajazeira Ramos

  246. Luis Manoel Paes Siqueira

  247. Luis Pais

  248. Luiz Eduardo Campelo

  249. Luiz Nogueira Barros

  250. Luiz Paulo Santana

  251. Luizir Oliveira

  252. Lustosa da Costa

  253. Majela Colares

  254. Mano Melo

  255. Manoel H. A. Soria

  256. Mantovanni Colares

  257. Marcelo Ariel

  258. Marcia Theophilo

  259. Marcantonio Costa

  260. Marco Aqueiva

  261. Marco Aurelio Rodrigues Dias

  262. Maria A. S. Coquemala

  263. Maria Alice Villa Fabião

  264. Maria Aparecida Torneros

  265. Maria Azenha

  266. Maria Cristina Macbunn

  267. Maria da Conceição C. Oliveira

  268. Maria Consuelo Cunha Campos

  269. Maria da Conceição Paranhos

  270. Maria da Graça Almeida

  271. Maria de Lourdes Hortas

  272. Maria de Fatima Delfina Moraes

  273. Maria do Carmo Vieira

  274. Maria Georgina Albuquerque

  275. Maria Gomes

  276. Maria Helena Neri Garcez

  277. Maria Lilia Martins Carneiro

  278. Maria Luisa Vasques Diniz

  279. Maria Maia

  280. Maria Paz Ribeiro Dantas

  281. Maria Socorro Cardoso Xavier

  282. Maria Teresa Lima

  283. Marigê Quirino Marchini

  284. Marilia Gonçalves

  285. Marilia Mesquita Guedes Pereira

  286. Mario Cezar

  287. Marisa Cajado

  288. Mariza Penchel D'Aparecida

  289. Marlene Andrade Martins

  290. Mary Silveira

  291. Mauricio Matos

  292. Mauro Mendes

  293. Micheliny Verunschk

  294. Miguel Sanches Neto

  295. Mirna Pinsky

  296. Myrian Peres

  297. Natália Silveira

  298. Nei Duclos

  299. Nelly Novaes Coelho

  300. Nerino Campos

  301. Nicodemos Sena

  302. Nicolau Saião

  303. Nilto Maciel

  304. Olympia Salete Rodrigues

  305. Oriana Almeida

  306. Paulo Cauim

  307. Paulo de Tarso Pardal

  308. Paulo de Toledo

  309. Paulo Gondim

  310. Paulo Rezende

  311. Paulo Rosenbaum

  312. Paulo Torquato Tasso

  313. Pedro Nunes Filho

  314. Pedro Rogerio

  315. R. Roldan Roldan

  316. Rafael Barreto

  317. Rafael Montandon

  318. Raquel Naveira

  319. Rosalice Sherffius

  320. Ray Silveira

  321. Regina Lyra

  322. Regina Souza Vieira

  323. Regine Limaverde

  324. Regis Frota

  325. Remisson Aniceto

  326. Renata Pallotini

  327. Renato Azevedo

  328. Renato Suttana

  329. Ricardo Alfaya

  330. Ricardo Santhiago

  331. Rita Brennand

  332. Roberto Pires

  333. Rodolfo Lopes

  334. Rodrigo D'Almeida

  335. Rodrigo Garcia Lopes

  336. Rodrigo Gurgel

  337. Rodrigo Hésed

  338. Rodrigo Magalhães

  339. Rodrigo Marques

  340. Rodrigo Petronio

  341. Rodrigo Rosas Fernandes

  342. Rodrigo Souza Leão

  343. Rogerio Lima

  344. Ronaldo Castro

  345. Ronaldo Costa Fernandes

  346. Rosa Esteves

  347. Rosa Lucas

  348. Rosana Picolo

  349. Rosane Villela

  350. Rosel Soares

  351. Ruth de Paula

  352. Ruy Câmara

  353. Ruy Espinheira Filho

  354. Ruy Vasconcelos

  355. Salomão Pinheiro Maia

  356. Sandra Fasolo

  357. Sandra Regina Baldessin

  358. Sergio Castro Pinto

  359. Sergio Godoy

  360. Silvana Amorim

  361. Silvio Roberto Santos

  362. Socorro Carneiro

  363. Solange Stopiglia

  364. Sonia Alves Dias

  365. Souza Santos

  366. Stella Fonseca

  367. Stelo Queiroga

  368. Teresa Rivero

  369. Teresa Schiappa

  370. Terezinha de Carvalho Morais

  371. Tulio Monteiro

  372. Urariano Mora

  373. Valdir Rocha

  374. Vassia Silveira

  375. Vera Queiroz

  376. Vicente Franz Cecim

  377. Vicente Freitas

  378. Vicente Pellegrinni

  379. Virgilio Maia

  380. Virgilio Zanolla

  381. Virginia Schall

  382. Vito Cesar Fontana

  383. Vivaldo Lima de Magalhães

  384. Wanderlino Arruda

  385. Wenio Pinheiro Araújo

  386. Weydson Barros Leal

  387. Willis Santiago Guerra

  388. Xenia Antunes

  389. Yeda Schmaltz

  390. Yvelise Castro

  391. Zilmar Mota Pires

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.