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Ruth de Paula Gonçalves

Poussin, The Empire of Flora

Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Alguma notícia do autor:

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), Reflexion

 

Leonardo da Vinci,  Study of hands

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904)

 

 

 

 

 

Ruth de Paula Gonçalves



Bio-bibliografia


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Especialização em Educação Infantil, discutindo o sexismo presente na prática do educador Infantil. Mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres/Universidade Estadual do Ceará (1999), analisando Concepções de ocupação do adulto sob o ponto de vista da criança e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa sobre (de)formação das crianças catadoras de lixo como ser social. (2006). É professora do Curso de Psicologia, com experiência nas áreas de Psicologia da Infancia, Psicologia da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, Processos Psicológicos Básicos(Inteligência, Pensamento e Linguagem), Psicologia e Educação e Teorias Psicogenèticas. É professora do Mestrado em Educação no Programa de Pos graduação em Educação PPGE-UECE com atividades de pesquisa na area de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente. No estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu continuidade a questão da relação entre teoria e prática, buscando examinar os fundamentos que norteiam a Psicologia Social no Ceará, em sua História e Devir.Utilizando como referencial a ontologia marxiano-lukacsiana desenvolve estudos na área da psicologia histórico-cultural, (Vigotski,Leontiev,Luria), como a pesquisa Atividade e Ser Social:quando os trabalhadores são alunos, destacando a teoria da atividade de Leontiev, na análise da fundamentação teórico-prática nos programas oficiais de atendimento ao jovem,(projovem) e os sentidos da relação trabalho e educação na formação do trabalhador-aluno.

(Texto redigido em 15.02.2023)

 

 

 

 

 

 

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

 

 

 

 

 

Ruth de Paula Gonçalves


Subject: Comentário sobre Adolescíamos

Te descobri por 'Adolescíamos'! Até bem poucas horas não havia  lido nada seu ou sobre você, nada; juro! Comecei a ler o jornal por sugestão de um poeta amigo meu, e de vez em quando via Pessoa, Adélia, Cecília, Ana Cristina César e Augusto dos Anjos.

Poxa, domingo, numa daquelas horas mornas foi quando li pela primeira vez um poema teu, Adolescíamos e aí... A forma como o poeta fala sobre o encantamento pela Mirtes e a intensidade do encontro é tão forte, cortante como a tesoura que serviu de adereço. Digo adereço, pois deixou a cena mais cortante, a paixão mais sangrenta, própria da adolescência.O verso que toca na relação olho/cabelo, cabelo/olho traduz o jeito especial de falar do corpo. 

Percebo também com alegria que você trata o feminino com o maior
conhecimento de causa, interessante isso! Não é muito fácil compreender o universo feminino; temos movimentos sinuosos, caminhos tortuosos, rimos da dor, choramos de prazer...

 

John William Godward (British, 1861-1922), Belleza Pompeiana

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Sergio Godoy

 

 

 

 

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