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Pedro Lyra

pedrowlyra@hotmail.com

Poussin, The Triumph of Neptune

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonardo da Vinci,  Study of hands

 

Aurora, William Bouguereau (French, 1825-1905)

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, The Exposition of Moses

 

 

 

 

 

Pedro Lyra


 

Soneto de Constatação — XXVI


Nasce um homem.
Quando ele se percebe
joga contra o destino a sua vontade:
quer luzir
quer voar
quer sobrepor-se
para provar que a vida tem sentido.

Trabalha:
cada fruto desse esforço
lhe torna o mundo em forma de desfrute.

Combate:
cada etapa ultrapassada
acrescenta-lhe forças para a próxima.

Pesquisa:
cada jóia imaginada
lhe confirma o triunfo sobre o tempo.

Mas na hora mais densa opaca íntima
em que um espelho cego cobra o sendo
nem glória
nem riqueza
nem poder:

— só interessa mesmo o que lhe falta.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904)

 

 

 

 

 

Pedro Lyra


 

Soneto de Constatação — XXVII


Amor — única síntese da vida.
E o só se atinge por curvas, de viés:
se se quiser amar
— tem-se que conceder;
se se quer ser amado
— tem-se que denegar.

Infunde náusea ou júbilo, sem meio-termo.
Se às vezes satisfaz, quase sempre contraria:
queremos reter o gozo
— desliza na fruição;
queremos deter a dor
— se petrifica na mágoa.

Põe um sentido à vida
fugaz — por já passando;
pospõe-lhe um sem-sentido
constante — por presente.
E nos larga no éter, sem referência e sem volta.

Amante
não se sabe o que fazer com esta graça.
Amado
não se sabe o que fazer com esta fonte.

Triste: só o não-amante sabe ser amado.
 

 

 

 

Ticiano, Magdalena

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Adriano Espinola

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904), Plaza de toros

 

 

 

 

 

Pedro Lyra


 

Bio-Bibliografia


PEDRO LYRA é Doutor em Poética. Professor de Poética na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor-visitante em universidades de Portugal, Itália, França e Alemanha. Poeta, crítico e ensaísta. É autor de Sombras (1967), Doramor (1969), Decisão (1983/85), Desafio (1991), Contágio (1993), Errância (1996), todos de poesia. Livros de crítica: Poesia Cearense e Realidade Atual (1975/81), O Real no Poético (1980), O Dilema Ideológico de Camões e Pessoa (1985), O Real no Poético II (1987). Livros de ensaio: Utiludismo (1976/82), Literatura e Ideologia (1979/93); Coceito de Poesia (1986/92). Organizador de Sincretismo: A Poesia da Geração 60 (1995).


 

 

 

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Antero Barbosa

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904), Plaza de toros

 

 

 

 

 

Pedro Lyra


 

Confronto

Um diálogo com Deus

 

LV)  Da Humana Condição

 

Só isto, a vida

– ou nisto resumida.

Só isto, a vida humana:

um breve rastejar, entre o Big Bang e o Apocalipse

(se é que houve um

e que haverá o outro).

Certo, o rastejar.

......................................................................................

 

Mas se teu Reino

não é uma recompensa nem um prêmio

e sim uma construção,

e não está num Após nem num Além

mas num Agora e num Aqui

– em nós mesmos –

e temos nós que construí-lo dia a dia,

vivendo como vivemos

e sendo como somos, então

Inferno e Paraíso são apenas projeções,

não transcendentes redutos:

simples imagens

de nosso estar-na-Terra,

de nosso ser-com-os-outros.

E não serás um Ser (em si):

apenas uma Idéia (em nós).

E a Eternidade é somente um hiper-agora, impassável,

o sempre-presente.

E o Infinito é somente um hiper-aqui, impreenchível,

o todo-em-volta.

E o Inferno é mesmo os outros.

O Paraíso também.

E o ser humano é mesmo este misto desequilibrado entre o sublime e o mesquinho,

breve lampejo

entre uma treva sem princípio e uma treva sem final.

E somos livres,

apenas do futuro ignorantes,

sem mistério a desvendar.

E não há prêmio nem castigo, transferidos:

apenas opções e conseqüências, imediatas.

E a vida é este intermitente desafio:

o aproveitamento/desperdício de energia e liberdade,

sem hipótese de reservas;

esta cega seqüência de desejo e luta, 

o insaciável desejo

e a incessante luta;

para a conquista ou para a falta,

a precária conquista

ou a freqüente falta.

E, de tentativa em tentativa,

o frustrante desfrute

ou a plena frustração.

E, na falência da aventura,

a certa perda.

E o desengano.

E a decomposição,

em pó ou cinza.

E o Nada.

Nada além, aquém.

E a Existência é o todo do tempo.

E a Terra é o todo do espaço.

E não precisa nem da idéia de Eternidade e nem da de Infinito

(exceto os do Sonho).

E tudo é mortal, exceto o trans-viável.

E não há Causa primeira nem Sentido último,

que é sempre um trânsito,

de sempre,

para sempre,

e temos só que nos equilibrar.

E esta é a nossa condição,

sem pessoal ou coletiva culpa.

É parca,

é muito parca.

E não muda

por mais que a gente mude.

 

Mas, descendente de símios,

podia o homem ser mais nobre?

Rebento de uma explosão,

podia o mundo ser mais firme?

Originária do acaso,

podia a vida ser mais justa?

E se, sem Ti, não tem sentido,

talvez nem careça:

basta ter duração.

E que tudo se esgote em seu lampejo, sem reflexo.

E, no lugar da transcendência da alma,

a imanência do corpo.

E, por sobre o consumo do tangível,

a latência do inefável.

E é esse o seu sentido.

Pode ser muito pobre,

mas é o que ela ostenta:

o da luminescência, ao invés do da Luz.

Temos só de evitar que se desfaça aos ventos em contrário.

E estamos, apenas.

E passamos.

Pior é que sofremos que não basta estar.

E que é penoso passar.

 

Ou nossa vida é mesmo esta constante peregrinação

e só descansaremos quando voltarmos à origem?

 

Mas o alvo está à vista:

que cada um aponte suas armas.


 

 

 

A menina afegã, de Steve McCurry

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Elizabeth Marinheiro

 

 

08/03/2007