Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Domi Chirongo

domichirongo@yahoo.co.uk

Poussin, The Exposition of Moses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Contos:


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bernini_Apollo_and_Daphne_detail

 

Bernini_The_Rape_of_Proserpina_detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, The Triumph of Neptune

 

 

 

 

 

Domi Chirongo



Bio-bibliografia

 

Domingos Carlos Pedro é o nome de registo de Domi Chirongo. Nasceu na Cidade de Maputo (Capital de Moçambique) aos 16 de Abril de 1975. É o último filho de uma família de 5 irmãos nascidos do casal Luis João Pedro (natural de Tete) e Amélia Chongo (natural de Gaza). Teve uma infância coberta de viagens com a família pelas diferentes províncias do país. Mas, é no Niassa onde passa maior parte da sua infância.

Ele é licenciado em Psicologia e Pedagogia. Para além da educação formal, Domingos Pedro teve influência religiosa chegando mesmo a ser catequista. Entretanto, o escritor já participou em diversas conferências, seminários e palestras. Em 1999 participa no projecto de pesquisa ao trabalho infantil. No ano 2000 participa no projecto de integração psicosocial das vítimas das cheias. Em 2001 trabalha como professor na Escola Comunitária da Polana. Em 2001-2002 trabalha como administrador dos recursos humanos na MOZAL. Em 2002-2003 trabalha como coordenador de recursos humanos na British American Tobacco (BAT) onde posteriormente rescinde o seu contracto para ter mais tempo de se dedicar aos estudos.

Com efeito, ele tem colaborado com vários órgãos de informação nacional e estrangeira.

Domingos Carlos Pedro é membro do SNJ (Sindicato Nacional dos Jornalistas), MISA-Moçambique (Instituto de Comunicação Social da África Austral), Cine-Clube, da associação “Esperança para Todos” e membro de direcção da SOMAS (Sociedade Moçambicana dos Autores).

Actualmente é também Coordenador da União Nacional dos Escritores, uma associação da qual é fundador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, Acis and Galatea

 

 

 

 

 

Domi Chirongo


 

Batata africana


Sinto a garganta
muito quente
não consigo
engolir
esse produto
disseram-me
que tenho
doença da lua
e o médico
de família
diz que
consegue
tratar tudo
mas os outros
que lá foram
não voltaram
e o curandeiro
disse que melhoraram
mas ninguém sabe
se morreram ou não
no entanto o ocidente
aplaude
diz que há melhorias
na verdade
diminui-se
a pobreza
quando morrem
os pobres
essa é a nossa lógica
infelizmente
assim acontece!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Domi Chirongo


 

Estimado Soares Feitosa,
 

Recebi o abraço em forma de mundo e o convite que não sei se mereço.

Sim, o que recebi é mais do que um envelope do JP com um belíssimo prefácio do livro Recordel. É mais do que comentários de intelectuais que já devia conhecer (Confesso aqui a minha ignorância). É mais do que homenagem ao poeta Ascendino Leite…

O que recebí há dias transcende a minha imaginação. Foi por isso que demorei reagir.

Caro Soares, o seu gesto de me mostrar um pouco do universo literário a que pertence transforma-se em solidariedade com uma forte carga de criatividade indescritível.

Até aqui estou confuso. Ainda não sei se devo responder. Por isso me desculpe a eventual incoerência no conteúdo. É que na verdade recebí um universo em minha casa. Imaginem um universo “invadindo” uma moradia! Estou ainda perplexo e tentando me restabelecer.

Repare que sempre estive distante, as vezes electronicamente perto. Mas quando o imaginado começa ser real logo começamos a acreditar vivamente em nossos sonhos. E que seria da vida sem sonhos!…

Vê, caro Feitosa, o efeito que provocou no meu horizonte idiossincrático? Não, você não pode ver. Olha, eu sou do País de Mashonguezy, do Rosa-Rosa, e tantos outros desconhecidos do Índigo. E quando me aparece uma pessoa com tamanha proeza a dar sinal de vida artística é algo para ficar sem palavras!

É de pessoas com seu espírito que o mundo precisa. É de pessoas assim que a literatura necessita. É da sua criatividade que os leitores merecem.

PARABÉNS!!!!

Saudações Literárias

Domi Chirongo
 

 

 

 

 

 

 

 

27/07/2005