Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Marcelo Pen 

Franz Xaver Winterhalter. Portrait of Mme. Rimsky-Korsakova, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia do autor:

 

Marcelo Pen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ticiano, Flora

 

Hélio Rola

 

 

 

 

 

 

 

Leighton, Lord Frederick ((British, 1830-1896), Girl, detail

 

 

 

 

 

Marcelo Pen


 

Biografia:

 

Marcelo Pen é editor, crítico e tradutor. Tem 38 anos e nasceu em São Paulo, capital. Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Fez mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), onde hoje cursa o doutorado em Literatura Comparada. Durante seis anos, foi editor de texto do catálogo do Círculo do Livro. Depois disso, trabalhou no jornal Gazeta Mercantil. Atualmente é crítico de literatura da Folha de S. Paulo. Já colaborou com os jornais O Globo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, e as revistas Cult, Magma, Possível, Carta Capital. Editou a revista RAE Executivo, da Fundação Getúlio Vargas. Traduziu e organizou o livro de prefácios do escritor norte-americano Henry James, chamado A Arte do Romance (editora Globo). Também traduzi dois livros de Patrícia Highsmith, As Duas Faces de Janeiro e O Grito da Coruja (editora Girafa) e A Bruxa de Abril e Outros Contos, de Ray Bradbury (editora SM, no prelo).
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), A Classical Beauty

 

 

 

 

 

Marcelo Pen


 

Obras que participou:

 


Prefácio:


Título:
O Condenado
Autor: Graham Greene
Prefácio: MARCELO PEN
Editora: Globo
Edição: 2 / 2003
 

I.S.B.N.: 8525035475

Graham Greene: O condenado, I.S.B.N.: 8525035475

 

Sinopse: O Condenado´, Greene nos dá uma visão ´infernal´ de um subúrbio degenerado, contrastando com a alegria mundana e sossegada da estação balneária de Brighton, na Inglaterra. Enquanto os veranistas passeiam pelas risonhas alamedas, com outras criaturas passeia o pesadelo da condenação e da morte.
 


Tradução
:

 

Título: A Arte do Romance
Autor: Henry James
Organização, tradução e notas: MARCELO PEN
Editora: Globo
 

I.S.B.N.: 8525036420

Henry James: A arte do romance, I.S.B.N.: 8525036420
 

Sinopse: Reflexão, hoje clássica, sobre o fatura do romance, os prefácios de Henri James para a edição de Nova York compõem uma referência indispensável ao estudioso da literatura e da narrativa em suas múltiplas formas. O autor Marcelo Pen, vem nesta obra analisá-los e traduzi-los, cobrindo uma lacuna embaraçosa de nossa bibliografia. Rigoroso na tradução, ele afina-se à sintaxe do escritor e, no texto introdutório, esclarece, com erudição e discernimento, a natureza dos textos selecionados como peças literárias.
 

Título: As Duas Faces de Janeiro
Autor: Patrícia Highsmith
Tradução: MARCELO PEN
Editora: Girafa
Edição: 1 / 2004
 

I.S.B.N.: 8589876241
Patrícia Highsmith: As duas faces de janeiro, I.S.B.N.: 8589876241
 

Sinopse: No final de sua estadia na Europa, o jovem Rydal Keener encontra um casal de turistas que apresenta uma inquietante semelhança com duas figuras familiares: seu pai e a moça por quem Rydal se apaixonara perdidamente aos 15 anos. Mesmo sabendo que o homem que recorda o pai é um estelionatário procurado pela polícia dos Estados Unidos, o rapaz se deixa envolver numa trama perigosa. E agora tem a chance de ajustar contas com o passado. desde que enfrente a face muito mais sangrenta do presente... em "As Duas Faces de Janeiro", Patrícia Highsmith, a grande mestre do policial, nos brinda com mais uma obra de perder o fôlego.
 


Título: O Grito da Coruja
Autor: Patrícia Highsmith
Tradução: MARCELO PEN
Editora: Girafa
Edição: 1 / 2004
 

I.S.B.N.: 8589876446

 

Sinopse: Robert Forester é um homem incorrigivelmente decente, mas, sem saber como, atrai os mais variados problemas com a mesma força magnética que a de um imã. Quando ele começa a observar inocentemente a pacata vida doméstica de sua vizinha Jenny pela janela, o ilusório dia-a-dia que invadia as vidas dos moradores de uma pequena cidade da Pensilvânia é desmantelado por uma sucessão de fatos que ninguém poderia imaginar.
 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904), Slave market

Início desta página

Neide Archanjo

 

 

 

22/04/2005