Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Socorro Acioli 

 

socorroacioli@gmail.com

 

 

Thomas Cole (1801-1848), The Voyage of Life: Youth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia da autora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alvaro Seiça Neves

 

Thiago de Mello

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Allan R. Banks (USA) - Hanna

Fernanda Coutinho

O Povo, Fortaleza, Ceará, Brasil

15.2.2008


 

 

Uma família à venda?!


 

Eis que uma excelente notícia chega ao mercado editorial infanto-juvenil: Socorro Acioli, jovem e premiada escritora de obras para crianças, ingressa nesse segmento. E o faz com um livro de forte impacto temático: Vende-se uma família. Surge, assim, uma indagação: que segredos envolvem essas pessoas, capazes de sugerir um título tão contundente à narrativa?

Trata-se de mais um importante item do catálogo das Edições Demócrito Rocha, com ilustrações de Suzana Paz, as quais renderam excelente solução gráfica ao livro, quer pela tonalidade pardacenta do papel, quer pela miniaturização das figuras e quadros que narram, a seu modo, fatos de um Brasil que o tempo ainda não se encarregou de fazer extinto.

O germezinho inicial da narrativa foi a sugestão de Frei Betto, destinatário preferencial da história, para que a autora recriasse a biografia do Dragão do Mar, que, como sabemos, foi um dos heróis da saga de libertação dos escravos na "Terra da Luz".

Apesar do apelo algo épico da proposta, a autora preferiu deixar aos historiadores o papel de assinalar algumas das práticas sociais vigentes na ordem político-ideológica, quando o Brasil ainda se encontrava oficialmente preso ao peso da escravidão. Isso não quer dizer que tenha prescindido da objetividade dos dados históricos, e o fez por intermédio do pesquisador Carlos Eduardo Bezerra, graduado em História, Mestre em Letras pela UFC, e doutorando em Literatura e Vida Social pela Unesp, que trouxe de seus arquivos, por exemplo, nomes de periódicos que trombeteavam a justeza da causa abolicionista, como o jornal Libertador, ou ainda detalhes sobre entidades como a Sociedade Libertadora Aquirazense, implantada por Justiniano de Serpa.

Boa parte do relato tem como cenário a cidade de Aquirás, onde a autora cria um contraponto entre dois mundos: o das famílias de Manoel da Cunha e João de Luanda, contraponto marcado pela ausência de liberdade, de que os "fétidos navios negreiros, os temíveis tumbeiros", que transportaram os africanos ao Brasil poderiam ser a representação, sem falar na nefasta figura do feitor Francisco das Chagas, que se torna perseguidor de seus próprios irmãos de raça, além dos indígenas que lá viviam aprisionados. Ao tom sombrio do relato, conjuga-se um aspecto luminoso, porém: o forte laço de amizade entre Álvaro, o "sinhozim" branco e Benício, o pajem negro, irmãos de leite, que trazem para a história a significação da convivência harmônica em meio à diversidade cultural.

A narrativa corre veloz, acompanhando os passos dos irmãos até a vida adulta, mantendo continuamente acesa a curiosidade do leitor quanto ao "e depois", e levando-o, ao mesmo tempo, a folhear um álbum da família brasileira através da conjunção dos costumes das três raças que lhe deram origem. As folhas do álbum transcrevem rituais negros e indígenas: as artes de curar, pela crença no poder mágico das ervas, o canto e a dança, como alegria e consolação, as cerimônias fúnebres, os rituais de ouvir e contar histórias como nutrição para o espírito.

Longe de ser uma narrativa anacrônica, Vende-se uma família atualiza a questão da escravidão que, infelizmente, ainda diz respeito a nós todos, habitantes do século XXI. Sob que formatos se apresenta ela na contemporaneidade? São perguntas de hoje, cabendo ao hoje a busca de uma solução eficaz, para o que se conta com o poder da leitura, atuando sutilmente na sensibilidade e na argúcia de crianças, jovens e adultos, guiados todos pela linguagem persuasiva da autora em foco.
 



Fernanda Coutinho, professora do Curso de Letras da UFC, é doutora em Teoria da Literatura
 



SERVIÇO:
Vende-se uma Família
Socorro Acioli
Fundação Demócrito Rocha

Preço R$ 23,00

 

Allan R. Banks (USA) - Hanna

 

 

 

 

     
 
Wilson Martins

Início desta página

Herodias by Paul Delaroche (French, 1797 - 1856)