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Soares  Feitosa

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Soares Feitosa, dez anos
   
 
 

A menina afegã

Neste bloco:

Adriana Patrícia Souza

André Seffrin

Artur da Távola

Ascendino Leite

Barros Pinho

José Lívio Dantas

José Louzeiro

José Nêumanne Pinto

Luiz Eurico de Melo Neto

Mª. da Conceição Paranhos

 

 

Culpa

 

 

Ruth, by Francesco Hayez

 

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Um cronômetro para piscinas

 

 

 

 

 

 

 

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Um esboço de Da Vinci

 

 

André Seffrin


Psi, a penúltima

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1998. 

Meu caro Feitosa, 

 

        Minha leitura de "Psi, a penúltima" foi lenta e proveitosa. Se dissesse que "Thiago" foi o que mais me fascinou, como já disse antes, estaria me enganando outra vez. Poemas como "Femina" , "Ayrton" , "Strip-tease" , "Balançando devagarinho" e, claro, o que dá título ao livro, são peças de um grande poeta, para o qual a poesia é refúgio e é grito. São poemas que merecem figurar nas melhores antologias da poesia brasileira contemporânea. Diria que sua poesia é monumental, não apenas pelo sopro épico, mas porque se funda também no infinitamente pequeno. De maneira que um poema que caminha na planura raciocinante do poeta de repente assombra com o inusitado abismo, num ínfimo detalhe, dentro de um verso aparentemente banal, ou num pequeno verso que de repente acende um mundo vasto diante do leitor. Assim, sua poesia é um susto permanente, é um manancial. Está sempre recomeçando, nas bifurcações que engendra, nas digressões indispensáveis para que a orquestra atinja o ponto máximo. 

        Uma poesia orquestral, apocalíptica, parabólica, hiperbólica. Nesse sentido você me lembrou muito Pedro Nava, o paralelo que podemos lhe estabelecer na prosa (operacionalmente, é obvio).

        Ambos vieram da matriz proustiana, e você ousa como ninguém: "quero botar este livro/ para cheirar:/ àquele tempo." E o poeta nos conduz ao vale sonoro das palavras, porque a poesia é música. Como a crítica já apontou, em você convivem harmoniosamente ecos de Raul Bopp, Gerardo Mello Mourão, Pound, Eliot... e eu diria que também de Cassiano Ricardo e de Joaquim Cardozo, de Jorge de Lima, da Bíblia etc. 

        É como se a sua presença, neste final de século, viesse para restaurar a poesia no homem, longe dos maquinismos verbais destas últimas gerações pós-concretistas et caterva. A sua é a nova poesia do chão nordestino, esse chão de poetas fundadores (Euclides, Joaquim Cardozo, João Cabral). É o nordeste no seu sofrimento, na sua grandeza. O sol nordestino, o chão nordestino, a gente nordestina impregnando o canto do poeta, poeta autobiograficamente mágico. O mundo dos repentistas, do cordel. Tudo é fascinante no seu livro. Um feliz conluio do épico e do lírico, e com o sal do humor. No meio século de vida (no meio do  caminho de sua vida), bem antes dos setenta de Nava, você nasceu poeta, nasceu para a poesia, nasceu pronto para o assombro. E sua poesia, bom assinalar, é você falando, quem o conhece, sabe. Você logo adquire a sua voz, já nasceu com voz própria, caracteristicamente sua, de mais ninguém. 

        O poema do envelope das sementes de imburana-de-cheiro é de uma beleza extraordinária. E tantos outros, que me fascinaram. Fico com o livro todo.

        E agora parto para o Salomão, certamente outro susto. 

        O abraço e o afeto do 

                                André Seffrin 



  

Rio de Janeiro, noite de 12/11/1998 

Feitosa, meu caro, 
 

        Segue aqui o recado da leitura de Salomão, seu livro fundador: 

        É um poema apocalíptico. E os seus desdobramentos, seja nos primeiros dez movimentos do poema propriamente dito (que belos títulos você deu a esses movimentos), seja nos relatos (Capitão, Bibliotecário, Coronel), nas indispensáveis notas do autor ou no retorno obrigatório aos dez movimentos - repito, os seus desdobramentos dão a medida de sua grandeza. Como sempre, desde "Psi, a penúltima", você é você inteiro no poema. O protesto é a espinha dorsal mas o que move tudo é "a canção do amor", é o poeta transido diante do mistério do seu canto, canto de guerra e paz, de travessia, como diria Guimarães Rosa. É apocalíptico  sim, é bíblico e é borgiano, cervantino, é nordestino, é telúrico. Me tocou muito o relato do Bibliotecário, estranho relato, estranhamente belo esse relato, com a peleja do cego Aderaldo, que conheci lá em Fortaleza por sua própria voz, poeta. 

        Feitosa, eu te saúdo! 

        Abraço e admiração de seu leitor, pedindo desculpas pela demora na resposta.  

        André Seffrin 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Velazquez, A forja de Vulcano


 

 

 

 

Artur da Távola


Grato pela surpresa de Femina e Thiago. Como aprecio o verso contido e quintessencial, comoveu-me o Femina, de alto e elevado erotismo quando fruto do amor. Artur da Távola

Nos poemas discursivos, compadre que sou de Thiago de Mello, percorri com você a troca vivencial e o acompanhei sobretudo na emoção com o Assum Preto. A primeira vez que o ouvi, criança ainda, fui à taquicardia e às lágrimas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Tributos

 

 

Herbert Draper (British, 1864-1920), A water baby

 

 

Ascendino Leite


Ruth, by Francesco HayezSoaresAscendino Leite

Que poeta você é! Basta para comprová-lo esse admirável Femina que assinaria lavado de emoção e de alegria.

Ascendino

 

 

 

 

 

 

 

 

Alessandro Allori, 1535-1607, Vênus e Cupido

 

 

 

Soares Feitosa, dez anos

Barros Pinho


Caro poeta

A sua poesia telúrica recebe a influência benéfica do Homero brasileiro, Gerardo Mello Mourão, que como você sabe trabalhar oBarros Pinho clássico e o lírico sem as extravagâncias que ferem o poema moderno. 

Há em sua poesia um forte compromisso com a palavra: a energia da palavra é indispensável ao equilíbrio técnico e formal do poema. O conteúdo de sua poesia se aprofunda em raízes que se alastram pelos ancestrais do poeta alcançando não só o sol da tarde e sim do amanhã do amor e a sensualidade tão arraigadas na alma nordestino, Poesia forte, com cheiro de curral de leite onde o sonho se embala na luminosidade do luar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Cole, (1801-1848) The Voyage of Life; Youth

 

 

 

 

 

 

Soares Feitosa, dez anos

 

 

José Nêumanne Pinto


Cultua-se em demasia a palavra. A precisão e a técnica do verso passaram a ser tão venerados que parece sobrar cada vez menos espaço para a poesia em si mesma - ou seja, o autêntico laboratório da liberdade da linguagem que é. Em plena festa daJosé Nêumanne Pinto comemoração de seu 60o   aniversário, o poeta e agitador cultural pernambucano Jomard Muniz de Britto detectou esse fenômeno com grande precisão, em seu poema-manifesto, cantado no recém-lançado CD Pop Filosofia, "O Poeta e suas doenças". O texto inteiro fala do fenômeno, mas há um verso que destaco para resumir o sentimento que acabo de descrever: "Nossos poetas estão adoecendo de erudição".  

Sem querer interferir no poema jomardiano, mas já inteferindo, talvez seja o caso de dizer que nossos poetas estão adoecendo de "cabralismo agudo". Não se trata de um tumor maligno, mas a doença é transmissível. Se é! Afinal de contas, João Cabral de Mello Neto é um grande poeta, o maior entre os vivos, um dos maiores de todos os tempos, deixando de lado a simplificação grosseira desse tipo de comparação. Nada mais natural que ele exerça sua positiva influência sobre os pósteros. Mas, na verdade, o atual exagero na busca da exatidão tem, de alguma maneira, engessado a prática poética brasileira contemporânea.

É por isso, e por muitas outras razões, que se deve saudar, com entusiasmo, a entrada em cena de um poeta cinqüentão e estreante, nascido no Ceará e morador na Bahia. José Francisco Soares Feitosa entra na poesia pelo cômodo oposto à sala onde João Cabral pontifica. Eis enfim, um poeta que não se contenta em ser só epígono do mestre-mor.

Terá ele entrado pela porta da cozinha, com seus cheiros e sons característicos? É possível. Seu verso é mesmo liberto e sonoro. Ele é "um poeta nordestino", como o saudou Wilson Martins, em letra de forma - um ser surgido à luz do Sol, o que endurece a lama rachada do solo, não o que beija o sal das águas marinhas. Assim o é o autor desta estrofe de "Antífona", que o grande crítico exilado na Curitiba do vampiro Trevisan classificou como sendo "uma das mais belas odes jamais escritas em língua portuguesa": "Por que era que mestre Sol/não botava todos os dias/aquela roupa nova,/da feira, talvez fosse,/da missa,/da festa de domingo?"  

Mas ele não é apenas um poeta nordestino, como o místico e ritmado Jorge de Lima, o falso simples Manoel Bandeira (na verdade, um artesão minucioso) ou o debochado Ascenso Ferreira. Também consegue ser lírico, como o foi o espanhol Antonio Machado, em "Femina": "Não lavei o corpo/pois tinha os rastros/dos teus gestos;/tinha também, o meu corpo,/a sagrada profanação/do teu olhar/que não lavei".  

Aliás, convém parar por aqui, pois não se deve sequer limitar Soares Feitosa às 254 páginas de psi a penúltima, brochura com o resumo aleatório de seu livro verdadeiro Réquiem em Sol da Tarde, de 750 páginas, todo composto no computador e do qual o autor só imprimiu, domesticamente, 257 exemplares para distribuir entre alguns eleitos. 

O baiano do Ceará Soares Feitosa é um militante da poesia contemporânea, mantendo, a duras penas, uma home page na Internet com mais de mil poetas brasileiros citados, entre consagrados e estreantes. Assim, ele se fez  transmissor da boa saúde da poesia. Embora seja, ele mesmo, um erudito, este poeta é dos bons, livre ("Ninguém  jamais se lhe amonte/ou lhe bote cangalha,/peia-de-pé ou cabresto curto"), solto e, sobretudo, são, por não ser portador da doença insidiosa da erudição.


 

Seu Chico Feitosa, 

Existe neste poema (Nunca direi que te amo) uma comunhão absoluta com a noite alta em que ele foi escrito. Trata-se de um texto noturno, embora nunca soturno. No sentido de seu brilho de vagalumes e estrelas e das supresas que as trevas costumam esconder, só permitindo se vislumbrar o que a lua mostra. Por isso,
mantenha sempre as indicações da hora e da data em que o poema foi gestado. Num gesto de amor puro, coito com palavras.

José Nêumanne Pinto - poeta e jornalista 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

John Martin (British, 1789-1854), The Seventh Plague of Egypt

 

 

 

José Saramago, Nobel

 

 

José Louzeiro


 

Prezado Soares Feitosa

É admirável sua multipliciade formal, seu lapidar da palavra e, mais   que isso, sua densidade poética. O livro por si já constitui um desafio, neste país em que os poetas, em geral, terminaram marginalizados. 

A par do leque de novidades que nos oferece, uma das mais tocantes, e que se distancia das muitas tentativas vanguardistas entre nós, é o que posso chamar de "poema da imburana-de-cheiro". Gênio! Adorei. 

Réquiem em Sol da Tarde é obra para ser lida e relida. E a releitura só os iluminados a merecem. 

Abraços e muito sucesso para seu trabalho inovador. 

José Louzeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Colle,  The Return, 1837

 

 

 

José Saramago, Nobel

 

 

José Lívio Dantas


 

Psi, a Penúltima

 

Ainda estou sob o impacto de seu Psi, a Penúltima. Uma espécie de choque estético. Motivos de ordem superiorJosé Lívio Dantas obrigaram-me a retardar este comentário quase seis meses depois de ter recebido o livro. Mas faço coro, em uníssono, com todos os que o consideram um acontecimento singularíssimo neste final de século. 

Mas curioso é que comecei a lê-lo, instintivamente, pelas notas ao final dos poemas, belos apêndidocs; pelos ecos da crítica; pelas orelhas e pela quarta capa. Foi como um rito de passagem para enfrentar, purificado, o tremendo pathos de poemas como Femina, Antífona, Mergulho, Convite à Saudade e outros, pequenas obras-primas.

Outro fato interessante é que, enquanto lia, eu me perguntava, ansioso, será que Francisco José também enviou o seu livro a Antonio Carlos Villaça, Ascendino Leite, Cassinao Nunes, Alcyr Castro, Iaponam Soares, Xavier Placer? Será que esses amigos também já teriam tomado conhecimento desse poeta convulsivo, teluricamente convulsivo que é Francisco José Soares Feitosa? Eu sou assim: para mim uma alegria só é completa se for compartilhada pelos amigos.

Com o abraço pan-nordestino do admirador,

 

José Lívio Dantas
7.1.1999

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caravaggio, A incredulidade de São Tomé

 

 

 

 

 

 

Luiz Eurico de Melo Neto


 

Prezado poeta, o interessante é q eu também não tenho nada impresso, e de repente fiquei à cata de algo teu nas livrarias. Já baixei os nove capítulos do Círculo Hermenêutico, vou imprimir e distribuir com os amigos do 'trecho'. Sabe amigo, vc sabe q a gente se surpreende com um texto qdo se identifica com ele, qdo diz o q a gente gostaria de dizer ou de ouvir. 

Foi isso o q aconteceu comigo ao ler o Círculo. Pertenço a uma comunidade de artistas plásticos e poetas daqui q se denominou Grupo Arrecifes. Poetas e filodoxos de mesa de bar, diletantes, o q é um pecado, mas o trabalho e as Xantipas não nos dão tempo para exercer a arte com mais dedicação. Bem, pra terminar, sou meio devoto de um tal de Esferismo, criado por um artista genial dessa terra saída das águas, o Paxelly. Lembra um pouco o Perspectivismo de Ortega y Gasset, mas como foi criado por um pintor/escultor é repleto de belas imagens. 

Mas essa das 'senhas' e a maneira com que vc saca, das coisas miúdas, essa verdadeira revelação filosófica, é luciferina, isto é, portadora de luz. Luz? Que luz? Lembrei tua prosa, o teu ritmo, o trato veloz com as minudências. Quero declarar, sem conter o elogio q já se anunciava desde o começo deste e-mail: q vc foi a primeira cabeça pensante que deparei nesse areópago cibernético, aliás, passou a ser areópago depois q topei com vc. Creia q tuas idéias vão ser digeridas irmãmente na ceia verbofágica q eu e meus múltiplos eus fazemos em meu interior. O Círculo abriu-me o apetite
verbal e a senha da plasticidade. E ainda dizem que no Brasil não há filósofos. Tu és filósofo genuíno. Embora o maior elogio q eu te possa fazer é te chamar de Poeta.

Receba meu abraço e a minha sincera admiração:

Luiz Eurico de Melo Neto

Recife de Pernambuco, essa terra onde os uçás saem do mangue e vêm dar suas crias no asfalto, 25.06.03 - 5h26

 

 

 

 

 

 

 

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Adriana Patrícia Souza


 

Soares Feitosa,

Só pode ser vc o autor de uma poesia que se inicia mais ou menos assim: "Desconfio que habito sobre meus dentes...

Se for vc me passe mais poesias suas.

Sou uma apaixonada por poesia e quando li a sua senti um calafrio de prazer.

Eu não seria capaz de escrever algo assim, mas me identifiquei com suas palavras.

Vou ficar esperando seu retorno.

Abraços

Adriana P Souza

 

 

 

 

 

 

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A menina afegã

 

 

Maria da Conceição Paranhos


 

O Segredo das Fontes

Cinqüenta anos, cearense, movendo-se para a cidade de São Salvador, graças a Nosso Senhor do Bomfim que o está enviando como arauto de uma poesia que há alguns anos demanda seu lugar em nossa literatura.

Até ficamos com medo dessa exigência da História, da Memória, da Experiência. É uma explosão implodindo e explodindo sucessivamente, para o momento apical da assestada em papel branco. Como uma realização das profecias de Poe e Baudelaire de modo radical, uma retomada de Lautréammont na era da eletrônica. A qual Soares Feitosa usa feericamente, na ânsia de visualização da torrente estourando de todas as comportas:
 

Les perfums, les couleurs et les sons se répondent 
Il est des perfums frais comme des chairs d’enfants,
Doux comme les hautboi;  verts comme les prairies
Et d’autres, corrompus, riches et triomphants, 
Ayant l’expansion des choses infinies

 

Correspondem-se os perfumes, os sons e as cores
Alguns perfumes tem da criança o frescor 
A maciez do oboé, das matas o verdor
E ricos outros são, triunfantes, corrompidos
Possuindo a tradução dessas coisas sem fim.
(Trad. Cláudio Veiga)


        Soares Feitosa muda-se para cá (nas articulações exteriores) a serviço. Até setembro de 1993 nunca tinha escrito uma linha sequer de poesia. Então explodiu implodindo e explodindo num épico cuja extensão atordoa e faz vacilar, um monstro lírico e telúrico nascendo desse rufar de tambores de guerra e de conquista.

Livro que o seu autor também não se cansa de dizer entre perplexo e deslumbrado “é espantoso, é poesia, é grande poesia”, com a simplicidade de um matuto de emoção simples numa mente poderosamente sofisticada e erudita nos clássicos.

Só quer Grécia e Roma; depois ele não sabe mais nada. Eis então que, no alvorecer do Terceiro Milênio, ele responde ao segredo das fontes.

 

 

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