Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Marcelo Moraes Caetano 

mmcaetano@hotmail.com

Titian, Three Ages

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Poesia: 


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ruth, by Francesco Hayez

 

Albrecht Dürer, Mãos

 

 

 

 

 

 

 

Frederic Leighton (British, 1830-1896), Antigona,detail

 

 

 

 

Marcelo Moraes Caetano


 

Biografia:

 

Marcelo Moraes Caetano é carioca, professor de Literatura, Português, Inglês, Francês e Alemão, e atua no Magistério do Rio de Janeiro desde 1997.

É pianista clássico, tendo prêmios em concursos no Brasil e no exterior, como o primeiro lugar no Concurso Sul-Americano Guiomar Novaes (SP) e o primeiro lugar no Concurso Nacional Clóvis Salgado-UFMG (BH). Aos 15 anos de idade, foi um dos vencedores do Concurso Internacional Ciudad de Cordoba. Recentemente gravou seu primeiro CD, com obras de Liszt e Schumann, que recebeu críticas elogiosas em revistas, jornais, sites.

É escritor, com as seguintes obras publicadas: Wittgenstein und Gebrauch (CIFEFIL-UERJ, 2000), A Clara de Ovo (7 Letras, 2003), A Humanidade na Arca de Noé: tempos paralelos que se encontram na paz (Vivali, 2005), Romances de Entressafra: um estudo de anatomia do amor platônico (Vivali, 2005), Solidariedade-Solidarity-Solidarité (UNESCO-ABL, 2005, tradução para o inglês de Bettina Dungs e para o francês de Michelle Pistolesi) e Educação (UNESCO-ABL, 2006). Em 2005, foi um dos vencedores, entre mais de 13.000 concorrentes, do prêmio instituído pela UNESCO (ONU), Academia Brasileira de Letras e pelo jornal de educação Folha Dirigida, tendo seu texto publicado em edição comemorativa trilíngüe, e participado de eventos de lançamento no Rio (ABL) e em Paris (sede mundial da UNESCO). Em 2006, foi, pela segunda vez consecutiva, dessa vez concorrendo entre mais de 60.000 candidatos, premiado com a distinção literária da ONU-UNESCO-ABL, tendo, novamente, seu texto traduzido para o inglês e o francês, e distribuído em todas as bibliotecas da ONU, em mais de 190 países, além de participar, mais uma vez, dos lançamentos da obra no Rio e em Paris.

A respeito de sua obra poética, Marcelo Moraes Caetano guarda resenhas e comentários de importantes figuras literárias e intelectuais, como Arnaldo Niskier, Raquel de Queirós, Marcos Almir Madeira, Lêdo Ivo.

 

 

 

 

18.04.2006