Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Geninha Rosa Borges

Recife, PE, 21/06/1922 - Recife, PE, 23/06/2022


Prefácio, ensaio, crítica, resenha & comentário:


Alguma notícia da autora:

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), Mignon Pensive

 

Bernini_The_Rape_of_Proserpina_detail

 

 

 

 

 

Poussin, Rinaldo e Armida

 

 

 

 

 

Geninha Rosa Borges



Pequena biografia


Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges, conhecida como Geninha da Rosa Borges foi uma atriz brasileira. Era formada em Pedagogia e Letras anglo-germânicas pela Faculdade de Filosofia do Recife. Participou de 63 peças teatrais, 10 filmes e dirigiu 21 espetáculos.

Em 1941, atuou numa apresentação teatral beneficente Noite de Estrelas. Logo depois estreou na peça Primerose, de Robert de Flers e Gaston de Caillavet, com direção de Valdemar de Oliveira. Em 1944, já no Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), com participação do diretor polonês Zigmunt Turkow, participou da montagem de A Comédia do Coração, de Paulo Gonçalves.

No grupo TAP, teve a oportunidade de ser dirigida por artistas nacionais e estrangeiros de renome como Zbigniew Ziembinski, Graça Melo, Flamínio Bollini Cerri, Bibi Ferreira, Luís de Lima, entre outros.

Em 1968, foi designada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para coordenar a equipe do Sistema Nacional de TV e Rádio Educação e dar início a um programa pioneiro em Pernambuco de aulas teatralizadas para o rádio.

Teve pouca atuação no cinema, tendo no currículo participado do primeiro filme pernambucano falado: O Coelho Sai, de Firmo Neto (1939). Em 1983 foi convidada por Tizuka Yamazaki para fazer o filme Parahyba Mulher Macho. Já em 1997 foi convidada por Paulo Caldas e Lírio Ferreira a atuar no filme Baile Perfumado.

Sua primeira aparição na TV aconteceu em 2004, na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, produzida pela TV Globo. Depois, voltou a trabalhar com o autor na novela A Favorita, no papel de Angelina, mãe do cínico Silveirinha (Ary Fontoura).

Ao completar 80 anos de idade, em 2002, fez uma temporada no Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim, com o espetáculo 2 em 1, no qual encena e assina Solilóquios de Yerma, uma adaptação reduzida de Yerma, de Federico Garcia Lorca e O Marido Domado, peça criada especialmente para ela por Ariano Suassuna, inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare.

Também aos 80 anos foi homenageada com a peça Geninha, 80 anos? Não acredito, de Fernando de Oliveira.

Recebeu várias vezes os prêmios de “Melhor Atriz” e “Melhor Diretora”, e é conhecida como a “Grande Dama do Teatro Pernambucano”.

Ocupou a Cadeira 33 da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

A atriz e diretora faleceu de causas naturais, em casa, na Zona Norte do Recife, dois dias após o aniversário centenário, e deixa quatro filhos e um legado estimado para as artes.

 

 

Albrecht Dürer, Mãos

Início desta página

Ricardo Alfaya

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904)

 

 

 

 

 

Geninha Rosa Borges


 

Psi, a Penúltima
 

Não posso deixar de dizer que me senti muito lisonjeada emMichelangelo, Pietá receber um exemplar de Psi, a Penúltima e, logo na dedicatória: "Isto é um Convite!" deixou-me pra lá de vaidosa também um pouco confusa...

De início, por eu apenas uma intérprete, pensei em escolher um dos seus poemas e procurar dizê-lo na ocasião primeira que se apresentasse. Mas quando vi a lista de amigos que escreveram sobre o seu livro, indaguei-me: "será que ele quer que escreva alguma coisa?". E lhe respondo: Há 55 anos que faço teatro, como atriz; e acostumei-me a repetir o que os autores escrevem para as minas personagens dizerem... e, assim, cada vez mais sou uma...

O seu poema Réquiem em Sol da Tarde é belíssimo. E muito teatral. Vou dizê-lo, sim... já comecei a estudá-lo.
 

 

 

 

 

 

Muito mais de não sei quantos mil poetas,

contistas e críticos de literatura.

Clique na 1ª letra do prenome:

 

A

B

C

 

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

 

X

Y

Z

 

 

WebDesign Soares Feitosa

Maura Barros de Carvalho, Tentativa de retrato da alma do poeta

 

 

SB 03.12.2022