Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

ESCULTURAS DE VALDIR ROCHA

 

No Espaço Cultural da Caixa - Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2.083 - Conjunto Nacional - São Paulo), pode ser vista, diariamente (de segunda a sábado, das 10 às 21h, e aos domingos, das 12 às 21h, 29.10.2004 a 05.12.2004), a exposição individual Impressões Digitais - Esculturas de Valdir Rocha, com cerca de 60 obras em bronze (patinado, pintado e desenhado), pedra e madeira. Entrada franca.

A escultura de Valdir Rocha caracteriza-se pela multiplicidade de sentidos e interrogações que apresentam suas cenas e personagens.

No catálogo da mostra, tem-se o seguinte texto do curador da exposição:

IMPRESSÕES DIGITAIS

Jorge Anthonio e Silva

A escultura é a arte da espacialidade por natureza. Desde o período clássico o artista dessa categoria expressiva opera a materialidade do real em bases que apontam, inevitavelmente, para a forma indecomponível e constatável do que efetivamente existe.

Tirano - bronze patinado

Próxima da arquitetura, a arte escultórica se faz predicar como edificação pelo ato transformador da natureza em representações, dimensionadas pela veracidade de volumes e formas. Esse contexto de mutações em que a resistência deve ser feita forma, a aspereza tornada maciez, a rigidez sugestão de movimentos, a consistência suavidade e esta austeridade e permanência, Valdir Rocha escolheu como um de seus veios expressivos.

 

Sua matéria-prima é o homem e deste busca representar a extremidade superior, o órgão mais expressivo, a cabeça. Porque nela está o olhar denunciador, a expressão e todas as expressões, a entrada dos fenômenos sonoros, a percepção da delícia gustativa e o órgão de recepção dos odores do mundo.

Amnésia do Sábio - bronze desenhado

 

Como a fotografia extrai em átomo de instante a essência do ser retratado, grava na superfície tridimensional sentimentos que pulsam sem rodeios na existência humana. Suas impressões digitais desaparecem do molde quando seus personagens, finalmente, constroem sentidos próprios de significar. Sem sujeição categórica às formas visíveis, o artista executa uma polissemia tridimensional a partir de materiais vários, em especial a pedra e a argila para compor, no bronze, sentidos e interrogações.

 

A matéria-prima tornada signo gera acepções sobre o ser humano e os objetos falam como potências avassaladoras em discursos só compreensíveis por quem se entrega irresistivelmente ao ato transformador da arte

João - bronze patinado

 

 

São suas expressões criativas homônimas da condição humana, com cenas e personagens reveladores do ser tal qual ele é, sem amaneiramento, sem defesas, sem desfalque de suas fraquezas, entregues ao próprio destino.

 

O Poder e a Força - bronze patinado

 

Esse tom expressionista simbólico de Valdir Rocha não tem amaciamentos ou complacência, ainda que seu caráter de pintor e gravador se expresse sobre as superfícies metálicas planas ou de porosidade deliberadamente permitida, com poucas cores, como nas dramáticas obras Estrategista, ou Siameses.

 

Siameses - bonze pintado

 

Ainda que utilize a escultura para a sobreposição de técnicas, o resultado de seu significante está determinado na concepção da obra e esta se torna senhora de seu caminho na medida em que é recebida pelo outro. São metonímias, pedaços de generalidades ou totalidades inconclusas ao olhar, mas palpitantes para a sensibilidade apontando sugestivamente para mundos possíveis, como é o destino de toda a grande arte.

 

Há uma poética da palavra que nomeia suas obras e, ainda que se busque decodificar na escultura o que é proposto como título, há sempre uma ordem oculta entre o título e a realidade de suas representações, instigante e estimuladora da imaginação.

Projétil - bronze patinado

 

Para o artista, determinar um espaço de significação para a arte no universo é um imperativo. Incorporando na particularidade de seu objeto um sentido geral, está o ser criativo manifestando sensivelmente uma idéia a ser intuída pelo outro através da potência significativa que emana de uma possibilidade expressiva.

 

Convicto e Vencido - bronze patinado

 

Por isso a arte de Valdir Rocha é potência inesgotável de sentidos, independente, até, da vontade do seu criador, mesmo que reflita em sua idealidade, sobre mundo real. É preciso recompor plenamente a humanidade de cada um para que esses personagens, que enredam nossa quietude, abrandem seus segredos e permaneçam em nós como sinais positivos de transformação.

 

Ensimesmado - pedral talco

Fóssil - bronze patinado

 

Página inicial de Valdir Rocha

 

 

 

 

 

 

2.11.2004