Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Mário Pontes

Poussin, The Empire of Flora

Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Alguma notícia do autor:

 

 

Valdir Rocha, Fui eu

 

Leonardo da Vinci, Embrião

 

 

 

 

 

Poussin, Rinaldo e Armida

 

 

 

 

 

Mário Pontes



Biografia

Cearense, autoditada por excelência, que se tornou jornalista aos 16 anos, Pontes é ambientalista de primeira hora. Sempre se preocupou com a finitude dos recursos naturais e com a poluição. Em abril do ano passado, Mário Pontes confessou em entrevista à Folha do Meio que é um introspectivo. Assim só é possível conhecer suas inquietações com o ambiente, pelo que escreve. E sua obra sempre mostra um pouco sua origem indígena quando o assunto é consumismo.

O primeiro livro que escreveu, na década de 70, “Milagre na Salina”, já era um apelo contido para que aprendamos olhar mais para o nosso entorno. Agora, em “Andante com Morte”, que está sendo lançado dia 26 de setembro em Brasília (Café Martinica – CLN 303, às 19 horas), condena a violência e ironiza a irracionalidade do homem em relação ao uso dos recursos naturais.

Mário Pontes foi quase 20 anos o editor do Suplemento Livro, do Jornal do Brasil, que é hoje o Caderno Idéias.

 

(Texto redigido em 03.01.2023)

 

Albrecht Dürer, Mãos

Início desta página

Ricardo Alfaya

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904)

 

 

 

 

 

Mário Pontes



Meu caro Soares Feitosa

 

Depois de tudo o que já disseram sobre sua poesia sobrou pouco pra mim. Basicamente, é aquilo que já lhe disse pelo telefone, meu caro aedo, meu caro bardo, cantor telúrico (eu disse isso antes de ter lido a palavra na capa do volume) apesar dos ares citadinos, espontâneo apesar dos seus sinais exteriores de erudição.

Gosto mais de poetas largados do que desses minimalistas que tentam invadir nossas estantes com a palidez da constipação pós-moderna.

E mais do que isso não direi, porque não sendo crítico de poesia nem professor de literatura, ando fugindo do achismo e da tentação de perguntar por que fez assim e não assado. Sou apenas um apaixonado pela literatura e em particular pela poesia, que leio às carradas e também às carradas jogo fora, porque muito pouco do que se publica vale a pena guardar.

Mudo portanto de rumo, e digo que fico feliz por saber que do paese mio vem um poeta com tanta força de expressão. Portanto em termos de afinidades profundas temos pelo menos as dos mitos.

Com admiração e a alegria pela amizade,


Mario Pontes
 



Soares Feitosa, 2003
Leia a obra de Soares Feitosa
 

 

 

 

 

 

Muito mais de não sei quantos mil poetas,

contistas e críticos de literatura.

Clique na 1ª letra do prenome:

 

A

B

C

 

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

 

X

Y

Z

 

 

WebDesign Soares Feitosa

Maura Barros de Carvalho, Tentativa de retrato da alma do poeta

 

 

SB 03.01.2023