Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

José Nêumanne Pinto

 

Nêumanne lança CD de poesia

 

 

O CD As Fugas do Sol, com 30 poemas de José Nêumanne Pinto, lidos pelo autor, com trilha musical original composta e executada pelo maestro Marcus Vinicius de Andrade, foi lançado pela gravadora CPC-Umes na filial da FNAC em São Paulo. Trata-se do segundo exemplar da série Poesia Já, inaugurada com Caravana Contrária, de Mário Chamie e Marcus Vinicius de Andrade, lançado no começo do ano.

A coleção faz uma abordagem original da poesia gravada. Não se trata de um grande ator lendo um grande poeta (como recentemente o fez Paulo Autran com Fernando Pessoa ou, no passado, Odete Lara com Vinicius de Morais). Ou de um leitor (como o português João Grande) recitando um poeta de renome (no caso, o também lusitano Carlos de Oliveira). Nem também de um poeta registrando a leitura de seus versos para os fãs curiosos - como já o fizeram Jaime Sabines no México e Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira e Carlos Drummond de Andrade no Brasil.

Trata-se também de uma experiência diferente da de Ariano Suassuna, que disse seus poemas com acompanhamento de música já pronta (de seu amigo Antônio José Madureira) ou da diseuse carioca Elisa Lucinda, acompanhada por um piano.

Na nova fórmula da coleção Poesia Já, o poeta lê seus próprios poemas, sendo nessa tarefa dirigido no estúdio pelo maestro Marcus Vinicius, que, depois, compõe a música para acompanhar essa leitura, seguindo o ritmo, o tom e a cadência escolhidos pelo poeta.
No caso de As Fugas do Sol, Nêumanne leu 30 poemas de seus livros As Tábuas do Sol (de 1986); Barcelona, Borborema (de 1992); e Solos do Silêncio - Poesia reunida (de 1996), além de alguns ainda inéditos.

A parceria foi facilitada pelo fato de o poeta, que tem 48 anos de
idade, ser amigo de infância do maestro. Nêumanne é paraibano de Uiraúna e Marcus, pernambucano de Recife. Conheceram-se na casa do segundo no bairro de Tambiá, em João Pessoa, nos anos 60, em plena ebulição vanguardista. Tomaram conhecimento juntos da Instauração Práxis de Mário Chamie e, depois, atuaram no Poema/processo, tendo Marcus sido do Grupo Sanhauá, ao qual pertencem poetas como Marcos Tavares e Sérgio de Castro Pinto.

Além dos três de poesia, Nêumanne tem mais seis livros publicados, sendo dois romances e quatro de reportagens e ensaios políticos. Jornalista profissional, é editorialista do Jornal da Tarde, do Grupo O Estado de S. Paulo, e comentarista da Rádio Jovem Pan.

Autor das trilhas sonoras de filmes como A Hora da Estrela, Pedro Mico e O Evangelho Segundo Teotônio, Marcus acaba de compor a música original para a montagem de José Renato do Turandot, de Brecht, em cartaz no Teatro Denoy de Oliveira, do CPC da Umes, em São Paulo.

A gravadora CPC-Umes já tem 40 títulos lançados. Os dois próximos CDs programados para a série Poesia Já são com os poetas e letristas José Carlos Capinan e Paulo César Pinheiro.

 


 

Procure o CD nas boas casas do ramo ou escreva para o poeta: neuman@estado.com.br



Uma pequena amostra de seu conteúdo



As Fugas do Sol - 01. Discruso


As Fugas do Sol - 02. O Encontro de Cristino Com Virgolino Na Viola de Seu Raimundo


As Fugas do Sol - 03. Desafio de Viola Repentina e Guitarra Cética


As Fugas do Sol - 04. Tríptico Marinho


As Fugas do Sol - 05. Poeminha


As Fugas do Sol - 06. Vamos Beber a Tarde

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), Mignon Pensive

Página inicial de José Nêumanne

Dalila Teles Veras