Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Sosígenes Costa


 

Sosígenes Costa em disco no centenário (2001)

 

 

Sosígenes Costa, o maior poeta da Bahia depois de Castro Alves, segundo o ensaísta José Paulo Paes, de São Paulo, será lançado nacionalmente em CD com 28 poemas, pela editora de discos culturais Luz da Cidade, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus, dia 6 de dezembro (2001), às 18 h, na Fundaci.

Natural de Belmonte, no sul da Bahia, Sosígenes Costa chegou a Ilhéus com 25 anos de idade, ali amadureceu a sua poética e definiu o seu modelo estético. Nos anos 50, aposentado, residiu no Rio de Janeiro, onde, por insistência de amigos, sobretudo de Zora Seljan, consentiu em publicar sua Obra Poética, pela Editora Leitura.

O livro venceu o Prêmio Paula Brito, do Rio, e o Prêmio Jabuti, de São Paulo. Ainda assim, não projetou o poeta como este merecia. Sosígenes faleceu em 1968, em Copacabana. Nos anos 70, pesquisas de José Paulo Paes em Ilhéus revelaram muitos poemas esquecidos e um longo poema modernista, Iararana, comparável a Cobra Norato, de Raul Bopp.

Centenário — Iararana foi publicado pela Cultrix, São Paulo, em 1979, por José Paulo Paes, que um ano antes havia reeditado a Obra Poética com acréscimo de cerca de 70 poemas, pela mesma editora, trazendo prefácio de Jorge Amado, grande amigo do poeta e responsável por uma viagem sua à China.

O Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, escritor Hélio Pólvora, coordenou as homenagens prestadas a Sosígenes no centenário do seu nascimento, 14 de novembro último. O Prefeito Jabes Ribeiro desvelou placas em prédios onde o poeta residiu, inaugurou a reconstituição histórica de sua sala na Associação Comercial, da qual foi secretário, e lançou dois livros.

Um deles, Poesia Completa, de 531 páginas, reúne a Obra Poética II e Iararana, com ilustrações de Aldemir Martins, estudos introdutórios, rodapés e glossário de José Paulo Paes e prefácio de Jorge Amado. O outro, Crônicas & Poemas Recolhidos, resultou de pesquisa do professor universitário Gilfrancisco Santos em jornais e revistas de Ilhéus e Salvador, e apresenta extensa memória sobre a Academia dos Rebeldes, grupo modernista de Salvador a que se filiou Sosígenes Costa.

Este volume tem 393 páginas. Hélio Pólvora considera-o “imprescindível ao exato conhecimento da poética sosigenesiana, das fontes de sua lírica crepuscular e pavônica e do seu posicionamento em face do Modernismo de 22.” A edição é da Fundação Cultural de Ilhéus.

CD antológico — Hélio Pólvora, que conheceu Sosígenes Costa pessoalmente, também incluiu nas cerimônias do centenário de nascimento do poeta a antologia A Sosígenes, Com Afeto, por ele organizada e com a participação de prosadores e poetas baianos que admiravam o bardo de Belmonte e Ilhéus. Este livro será autografado no Grandes Autores Shopping Cultural, Salvador, dia 10 de dezembro, às 18 h (Av. Adhemar de Barros, 88,Ondina)

O CD Antologia Poética de Sosígenes Costa traz 28 poemas selecionados por Hélio Pólvora e Gerana Damulakis, entre eles o famoso “Duas Festas no Mar”, sobre os efeitos causados pela queda no mar de um livro de Freud, seguida pela outra queda de um livro de Marx. Seu lançamento está marcado para o dia 6 de dezembro, em Ilhéus.

Interpretam poemas sosigenesianos, no CD, atores e atrizes conhecidos, residentes o Rio de Janeiro, como Antônio Cícero, Érico de Freitas, Neide Archanjo, Pedro Paulo Rangel, Othon Bastos, Numa Ciro. Nevolanda Pinheiro, de Ilhéus, completa a relação de intérpretes. Da coleção de discos culturais já fazem parte poetas do porte de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos.
 

 

Hélio Pólvora
Leia Hélio Pólvora

 

 

 

 

 

25.11.2004