Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Beth Brait Alvim

Escreva para o editor 

Thomas Colle,  The Return, 1837

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Poesia:

Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia da autora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ruth, by Francesco Hayez

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

John William Godward (British, 1861-1922), Belleza Pompeiana, detail

 

 

 

 

  

 

 
 

Beth Brait Alvim
 


 

Eu nunca quis ser madona

 

 

no fim e no fundo
cada noite um tango me desconcerta
uma luta me encolhe e me expande feito fantasma
não sei se ando ereta ou se pareço torta
ou se sinto estar torta e só talvez esteja certa
ou se no fundo tudo é medo ou se
a vida é coisa rasa
e no fim tudo é simples demais
e isso é no fundo o que choca

vivo de ensaio e de arremesso
e se me considero um projeto
ou se alcanço o outro extremo
o que é vero é sempre um desmaio
que é bem mais difícil mas certo

só sei que o sério
não se sustenta
e no fundo
me dá um baita cansaço
um enjoo profundo
e não compensa


no fim boto fora o que
camufla e explica
cartesianamente
desse encolhido ocidente
o tamanho coma

pouca gente gosta
quase ninguém entende

sorry
sejam pacientes

eu nunca quis ser madona

 

 
 

 

 

 
Floriano Martins

Início desta página

Francisco Brennand

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 
 

Beth Brait Alvim


 

Beth Brait Alvim (SP, 1952) é bacharel em Português, Francês e Latim e licenciada em Português e Francês pela FFLCH da USP; especializada em Ação Cultural pela ECA da USP. Atuou em Teatro, Cinema e documentários em vídeo.

Escritora, teve vários prêmios: Mostra de Poesia Falada(SESC São José dos Campos, 1989); São Paulo em Versos Femininos (Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, 2004); 'Edição de livro pelo escritor' (PAC-Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo), com a obra Visões do Medo (Escrituras Ed, 2007), prefácio de Claudio Willer; 1º lugar de poesia na Mostra de Artes de Diadema, 2007 e, em 2008, prêmio no Mapa Cultural Paulista da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, categoria poesia. Entre outros prêmios e menções, destaque-se o Prêmio Alice Leonardos, da Academia Brasileira de Letras, pela idealização da Antologia de Dramaturgia Vladimir Maiakovski, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (1996), durante sua gestão como Diretora Cultural. Tem ensaios sobre cultura, teatro e literatura, entre eles 'Ciranda dos Tempos - espaços do desejo', apresentação de Teixeira Coelho (Escrituras, 2005).

Outras obras: Mitos e Ritos (JAC,1987), Mulheres de São José (Scortecci,1991), Erótica - Contos eróticos escritos por mulheres (Ed. Brasiliense, 1993); Mulheres de São José- outros poemas (Ed Prol, 1996). Participa de  antologias, entre elas: Antologias Poéticas e de Contos de São José dos Campos (entre 1985 a 2001), 'Antologia de La Poesia Brasileña',  Ediciones Huerga Y Fierro (Espanha, 2007); revistas e jornais literários, entre eles: O Casulo, A Cigarra (edição especial de 25 anos), Revista 'Não Funciona', Laboratório de Poéticas - Antenas e Raízes, Fata Morgana, Colômbia, 2008, e de sites nacionais e internacionais.

Ministrou oficinas, cursos e palestras sobre literatura e cultura. Tem resenhas veiculadas no programa Entrelinhas da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta (2007 e 2008) e fortunas criticas sobre sua obra em sites, blogs e jornais ( destaque para a resenha crítica de Visões do Medo, de Álvaro Alves de Faria, Jornal  Rascunhos,  2008). Participa de eventos literários, mesas de debates, palestras, saraus. Entre eles, Sarau da Casa da Rodésia, Sarau Digital no Sesc Itaquera, Mostra Internacional de Literatura de Diadema, Corredor Literário de São Paulo, Tribuna da Off Flip (Paraty, RJ), palestra e tarde de autógrafos na Fliporto (Porto de Galinhas, RE), 2007; saraus e lançamento na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos: Sampoemas, aniversário de São Paulo; 2007; A Casa é um Palco, comemorativo do Mês da Mulher, 2008; Quintas Poéticas, 2008, entre outros. Fez mesa com Moacyr Amâncio, Lucila Nogueira, Marcelino Freire e Ovídio Poli, entre outros.

Foi júri de vários concursos literários, dentre eles o de poesia da Off Flip 2008, de países lusófonos, categoria  Poesia, ao lado de Alice Ruiz e Frederico Barbosa. Participou da 20o Bienal Internacional do Livro de São Paulo, 2008. Participou do Encuentro Ibero americano de escritores – Bajo El Assedio de Los Signos, Obregón, Sonora, México, representando o Brasil, em novembro de 2008.

Outros destaques: foi contemplada com a Bolsa de Especialização Profissional Politiques de la Culture et leur Administration, do Programme Courants du Monde, promovido pela Aliança Francesa e pelo Ministério das Relações Internacionais e de Comunicação e Cultura da França, em 2003. Foi assessora de Literatura das Prefeituras de Diadema e de Santo André. Em Diadema foi membro fundador do Grupo Palavreiros (1999) e, em Santo André, coordenou a Casa da Palavra e a Escola Livre de Literatura (2005-2008). É responsável pelas áreas de Cinema e Vídeo, Literatura, Teatro, Artes Plásticas e Visuais do Sesc Interlagos, São Paulo.  

 

 
 

 

 

 
Claudio Willer

Início desta página

Edna Menezes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.8.2009