Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Assis de Mello 

framello57@uol.com.br

Escreva para o seu Jornal de Poesia!

Andreas Achenbach, Germany (1815 - 1910), A Fishing Boat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia :


Fortuna crítica:

  • Heloísa Buarque de Hollanda


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Alguma notícia do autor:

Assis de Mello, pseudônimo de Francisco de Assis Ganeo de Mello, foi deixado por uma cegonha imensa numa chaminé de Piracicaba, SP, em 1957. Reside hoje no município de Botucatu, onde é biólogo e docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.Assis de Mello

Como zoólogo, dedica-se ao estudo dos insetos- taxonomia de grilos e grupos afins- mas também se interessa por aqueles grilos que cantam na cabeça das pessoas e fazem o mundo ser como é.

Escreve desde a adolescência, mas sempre foi bissexto. E o pior é que tem pretensões de ser artista plástico também. Sente-se em casa no mato e não liga pra críticas destrutivas, mesmo porque grilos demais em sua vida. Ainda bem.

Nota do Editor: o texto é do Assis de Mello, 27.3.2005. SF.


 

Um bloco de fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Albrecht Dürer, Mãos

 

Culpa

 

 

 

 

 

 

 

 

Velazquez, A forja de Vulcano

 

 

 

 

Ruth, by Francesco Hayez

 

 

 

 

 

 

Ticiano, Flora

Assis de Mello


Sent: Monday, April 18, 2005 3:02 PM
Subject: De volta à normalidade

 

Grande Soares, 

Só cheguei hoje pela manhã a Botucatu. Como quarta-feira foi feriado municipal aqui (aniversário da cidade), as aulas foram suspensas de quarta a sexta, então resolvi ficar a semana toda em Piracicaba com a família.

 Agora há pouco vi que tinha uma mensagem sua, mas nem cheguei a ler e o computador deu pane e perdi todas as que me chegaram durante a semana, só as antigas ficaram. Mande-me de novo, se ainda tive-la guardado aí. 

 Você colocou o pacote no sedex sexta-feira, no sábado de manhã já estava aqui, de modo que levei os livros comigo para Piracicaba.

 Eu e meu pai lemos o Psi, ele de dia e eu de noite.  Que Deus me ilumine! Que trabalho, poeta! Ficamos maravilhados com seu lirismo e a facilidade que você tem de embutir a natureza externa nos poemas e temperar com o sumo da alma. Gostaria de saber fazer isso, mas me falta chão, contato mais íntimo com o campo e sua gente.

O Manoel de Barros tinha chamado a atenção para o fato de você ser econômico nos adjetivos. Meu pai e eu debatemos sobre isso. Nunca tínhamos pensado na possibilidade de se obter tanto lirismo com uma poética assim, enxuta. Sua versatilidade foi outro ponto: como pode alguém que sabe o que é um mocó, uma cobra num lajedo, recende à semente torrada de imburana e já viu pelagra de perto, escrever algo como Femina? Isso surpreende, é você e o Chico Buarque. Você deve é ter muita sorte com as fêmeas.

Réquiem ao sol da tarde precisa ser filmado, sem som e em câmera lenta. Psi é uma obra à parte, completa, arrebatadora. E o seu vocabulário então, fico devendo um adjetivo para ele. Só sei que ganhei muita cultura com seu livro.

Seus leitores que conhecem a música de Elomar- o sábio cantador e violeiro de Vitória da Conquista e do infinito- devem ter associado alguns de seus poemas com os acordes dele. Vocês dois conseguem fazer magia do pó.

 Em resumo e sem bajulação, só fato: Psi é um dos livros que mais me tocaram e enriqueceram. Não vai ficar espremido na estante entre outros. Vai pra mesinha da sala de visitas, pra que todos saibam que não sou mais um, pra que ninguém arrebite os beiços como os jumentos novos e se indague- qual é a desse sujeito?, e pra benzer minha casa com o cheiro do rapé-da-imburana que você mesmo torrouSoares Feitosa, dez anos e moeu.

 Soares, a foto na capa posterior mostra que você era um menino bem bonito. O que houve no trajeto ? No meu caso não sei o que houve, mas pelo menos você ainda tem cabelos.

 Que beleza o livro do Patativa! Grande documento! Deus lhe pague pelos presentes. Agora vou correr pro trabalho.

 Se quiser, pode publicar meus comentários (só tire as partes pessoais e fique livre pra editar à tua maneira). Afinal de contas, digo e não peço segredo.

Um grande abraço,

Chico


 

Referênciados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19/04/2005