Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Adelto Gonçalves

adelto@unisanta.br

Poussin, Venus Presenting  Arms to Aeneas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Vinci, Madona Litta_detalhe.jpg

 

Da Vinci, Homem vitruviano

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Adelto Gonçalves



Bio-bibliografia

 

ADELTO GONÇALVES é doutor em Letras na área de Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É também mestre em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. Em 1999-2000, fez um trabalho de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo(Fapesp). É professor titular da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos.

Estreou na literatura em 1977 com o livro de contos Mariela Morta. Em 1980, ganhou o Prêmio Nacional de Romance José Lins do Rego, da Livraria José Olympio Editora, do Rio de Janeiro, com o livro Os vira-latas da madrugada. Em 1986, obteve o Prêmio Fernando Pessoa da Fundação Cultural Brasil-Portugal e participou do livro Ensaios sobre Fernando Pessoa.

Conquistou também os prêmios Assis Chateaubriand de 1987 e Aníbal Freire de 1994, ambos da Academia Brasileira de Letras. Em 2000, com Gonzaga, um poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), ganhou o Prêmio Ivan Lins de Ensaios da União Brasileira de Escritores e da Academia Carioca de Letras.

Em 1997, publicou o livro de ensaios e artigos Fernando Pessoa: a Voz de Deus (Santos, Universidade Santa Cecília) Em 1999, publicou o seu primeiro livro em Portugal: o romance Barcelona Brasileira (Lisboa, Editora Nova Arrancada), que saiu no Brasil em 2002 pela editora Publisher Brasil, de São Paulo. Em 2003, publicou pela Editora Caminho, de Lisboa, o livro Bocage – o Perfil Perdido, seu trabalho de pós-doutorado.

Jornalista desde 1972, trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Editora Abril e A Tribuna, de Santos. Como articulista e ensaísta, mantém intensa atividade na imprensa e em revistas acadêmicas.

É colunista do suplemento semanal Das Artes Das Letras do jornal O Primeiro de Janeiro, do Porto, Portugal, e colaborador do jornais Gazeta Mercantil, de São Paulo, Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, Jornal Opção, de Goiânia-GO, A Tarde, de Salvador, Campo Grande News, de Campo Grande-MS, e Diário dos Açores, de Ponta Delgada, Portugal, e das revistas Colóquio/Letras e Vértice, de Lisboa, Forma Breve, da Universidade de Aveiro, Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte, e Revista Ceciliana, da Universidade Santa Cecília, de Santos, além de escrever para os sites www.storm-magazine.com, www.jornaldigital.com, www.jornalglobal.com, www.nethistoria.com, www.revista.agulha.nom.br e www.metacritica.ulusofona.pt.

Mais informações no Currículo Lattes: www.cnpq.br

Seus últimos trabalhos estão também nos blogs:

 

 

 

 

 

27/12/2007