Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Um quadro

e

suas versões ao passado

Soares Feitosa

English

 

Quando Teófilo abriu o estabelecimento, lá estava, por baixo da porta, uma gravura. Quem a botara ali? Recuou-se ele, desde a infância, àquelas professorinhas a quem os meninos de então, eleHanna, Allan R. Banks, USA, 1948 também, chamavam "fessora". Não. Não era.

— Apenas uma foto de currículo, senhor. O vento. Quem sabe, algum retrato que vazou do cesto — disse a auxiliar das pastas. 

O vento. Isto mesmo! O que fazem as empresas com os currículos que lhes chegam aos montes? Afinal, não se sabe de alguém que tenha tomado currículo de volta. As cartas, as fotos, sim. Mas não era uma foto. Nem carta. Um quadro, com aparência de coisa fina: oil on canvas — e, no verso, ilegíveis os nomes, do quadro e do autor.

— Não é fotografia! — disse Teófilo.

A secretária deu o dito pelo não dito. Bem que o assunto poderia ter morrido ali mesmo. Contam que Teófilo pegou a gravura e, cuidadosamente guardou-a. Contam que ele, todos os dias, colocava-a sobre Hanna, Allan R. Banks, USA, 1948uma mesa imensa, de tampo de vidro, e botava-lhe lupa. Examinava-a repetidamente. Quando entendia que o tamanho estava bom, retocava-a em vermelhos, tudo a partir de um lápis de cor, desses de marcar CD's, que ele antes utilizava para avivar os rótulos do estabelecimento. Pior, mal chegava um freguês, lá estava ele a indagar se conhecia aquela jovem. Muitos, de tão repetidos os interrogatórios, antecipavam-se e, antes mesmo de regatear preços, esclareciam que não.

— Bem que o amigo poderia tê-la visto na quermesse... não?!

Na quermesse! Como se as jovens de hoje fossem à quermesse. Não; ninguém sabia. Não fora encontrada. Outros garantem que o retrato nada teria de misterioso e muito menos a ver com um suposto vendaval, mesmo porque o vento, ali, as janelas fechadas, seria nenhum.

Teria sido assim, de uma outra versão: Teófilo, um dia restaurou um sonho e rascunhou-o no ar. Aliás, “riscou-o” em cima da perna, malHanna, Allan R. Banks, USA, 1948 acordara. Correu com toda pressa para o estabelecimento, botou o sonho em papel e remeteu-o, mediante gorda retribuição, a uma sociedade de pintores. Até abriu concurso. Deu instruções, assim e assado. Quando chegou o quadro, um amigo objetou que não havia, naquela pintura, nenhuma referência sobre a parte de baixo. Realmente, olhando-o, não dá para garantir que a jovem tenha algo abaixo cintura. «Claro que deve ter!», dizia ele ao amigo. Realmente, não existe pessoa só do peito para cima. E o resto? Como haveria de ser o resto?

Contam que Teófilo, do alto de suas muitas exigências, não teria Hanna, Allan R. Banks, USA, 1948reclamado da equipe de pintores, mesmo porque as indicações do sonho a nada mais abrangiam que as partes superiores, tal como está. Dizem que Teófilo padecia do medo pânico de exigir algo a mais, digamos, um novo quadro, de corpo inteiro, pois lhe assaltava o terror de jamais “encontrá-la” se acaso aparecesse nesse novo formato, dos pés à cabeça. Afinal, no sonho, era-lhe somente aquela parte, a de cima. Mostrava-se ela também de lado, mas nem tanto. Sim, a outra manga da blusa, onde estaria a outra manga? Não dá para ver — os cabelos são-lhe longos e espessos. Muito estranho, não?!

Até que um belo dia, um caixeiro viajante deu notícia de um pintor, um certo Allan R. Banks, norte-americano, nascido em 1948. O quadro? Justo aquele da gravura: Hanna. Nada a ver, portanto, com o sonho, aliás, com o pesadelo de Teófilo. O problema é que ninguém acreditou.

Leitor, por obséquio, não me pergunte sobre desfecho. Isto pertence ao passado, Hanna, Allan R. Banks, USA, 1948algo totalmente inacessível até mesmo aos senhores historiadores. De fato, se dois historiadores se encontram, igual aos críticos de Literatura, desentendem-se imediatamente. O que, pois, dizer dos muitos boateiros que balanceavam dia e noite a vida de Teófilo e seu quadro misterioso?! Sobre o futuro, não! Isto é assunto calmo, o futuro. Todos nós sabemo-lo. Experimente colocar qualquer pergunta no modo “acontecerá”, e a resposta será imediata. Por isto mesmo é que os  feiticeiros e adivinhos estão todos desempregados. Inclusive Teófilo.   

 

 

 

 

Da generosidade

Abílio Terra Júnior

Adriana Zapparoli

Adriano Espíndola

Adriles Ulhoa Filho

Alcina Maria Silva Azevedo

Álvaro Alves de Faria

Aíla Magalhães

Alberto da Cruz

Aleilton Fonseca

Alexandre Forte

Ana Flávia Azeredo de Marins

Ana Guimarães

André Seffrin

Antônio Carlos Secchin

Antônio Jackson de Souza Brandão

Antônio Mariano

Antônio Miranda

Antônio Palmeira

Astrid Cabral

Augusto Nesi

Aurelino Costa

Bruno Miquelino

Camilo Martins Neto

Carlos Felipe Moisés

Carmen Rocha

Cida Sepúlveda

Claudio Willer

Daniel Mazza

Dimas Macedo

 Eduardo Diatahy B. de Menezes

Edna Menezes

Edson Alves Damasceno

Eliane Accyoli Fonseca

Elvira Lima

Floriano Martins

Francisco Perna Filho

Francisco Manuel Antunes Soares

Gilberto Mendonça Teles

Gustavo Dourado

Henrique Marques Samyn

Ieda Estergilda de Abreu

Inez Figueiredo

Ivo Barroso

Izacyl Guimarães Ferreira

João de Moraes Filho

Joaquim Saial

Jorge Humberto

Jorge Pieiro

José Inácio Vieira de Melo

José do Vale

Juarez Leitão

Luciene Barrel Tameirão

Luís Manoel Siqueira

Luiz Paulo Santana

Mano Melo

Mantovanni Colares

Marco Aqueiva

Marco Aurélio Rodrigues Dias

Maria do Carmo Ferreira

Maria Gomes

Maria da Paz Ribeiro Dantas

Miguel Carneiro

Myrian Peres

Nicodemos Sena

Nicolau Saião

Nilto Maciel

Paulo Ghiraldelli Jr

Paulo Rezende

Rafael Barreto

Raquel Naveira

Raymundo Silveira

Regina Lyra

Regina Vilarinho

Ricardo Alfaya

Ricardo Santhiago

Renato Suttana

Rodrigo d'Almeida

Rodrigo Hésed

Rodrigo Magalhães

Rosa Pena

Rosane Villela

Rosemary Hanai

Ruy Câmara

Sandra Fasolo

Sandra Sanches Baldessin

Sérgio Sant'Anna

Silas Corrêa Leite

Solange Stopiglia

Teresa Schiappa

Túlio Monteiro

Tavinho Paes

Urariano Mota

Vânia Moreira Diniz

Vera Queiroz

Vicente Franz Cecim

Vicente Monteiro

Waldir Barcelos

Wanderlino Arruda

Weydson Barros Leal

Washington M. Lemos

Wladimir Saldanha

Zilmar Pires Mota

Email do Soares Feitosa
Escreva para o editor

Hanna, Allan R. Banks, USA, 1948