Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Rose de Castro

rosedecastrobr@terra.com.br

Thomas Colle,  The Return, 1837

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Conto: 


Alguma notícia da autora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Benedicto Ferri de Barros

 

albano Martins

 

 

 

 

 

 

 

Rubens Sanzio de Turbino, Transfiguração, detalhe

 

 

 

 

 

 

Rose de Castro

 


O SANTO ECOLÓGICO



Francisco Bernardone foi o santo precursor da luta ecológica na Itália Medieval. Teólogo, historiador, filho de pai rico (comerciante de seda), assumiu o compromisso de resgatar a missão espiritual da Igreja, livrando-a dos hipócritas que a enxovalhavam. Playboy e trovador hedonista, Assis era um produto de seu meio.

A Idade Média e seus estigmas já apresentavam sinais de cansaço em uma época de libertinagem e selvageria. O catolicismo crescia em poder e influência no Séc. XIII, numa Itália onde circulavam clérigos corruptos, comerciantes sem escrúpulos e assassinos.

Conhecido como o renegado, Francisco de Assis dançou nu na praça conclamando os fiéis a seguir seu exemplo. Decidido a imitar o exemplo de Cristo, renunciou à herança paterna, sobreviveu da mendicância e de trabalhos servis. Não tinha intenção de fazer um apostolado numa ordem religiosa.

Rebelou-se contra um pai autoritário como um homem voluntarioso que cultiva suas paixões – a crítica sem medo e o amor desmesurado. Teve um comportamento exemplar. Possuía a coragem de dizer não, inclusive ao desejo sexual, que aplacava mergulhando em água gelada.

Pacifista quando a palavra não existia, Francisco foi também o primeiro a cruzar fronteiras territoriais com propósitos revolucionários, promovendo um diálogo transcultural com os muçulmanos, foi também motivo de embaraço para a Igreja Medieval, pela atitude excêntrica de renunciar à riqueza por acreditar ser um presente satânico.

Pacifista e ecologista, ficou conhecido como o santo que conversava com pássaros e domesticava lobos selvagens e por suas atitudes, acabou dando origem a um mito que ele mesmo teria renegado: o de predestinado.

Polêmico, excêntrico e renegado, ainda assim, sua santidade não excluía humanidade. Francisco de Assis morreu em 1226 e foi canonizado em 1228. Tempo recorde para quem, por assim dizer, criou um modelo de fé.

Há controvérsias sobre sua morte.

Boa sorte em sua viagem, Embaixador!

 

 

Hélio Pólvora

 

Artur Eduardo Benevides

 

 

 

 

 

 

 

29.10.2005, fsf.