Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

Nilto Maciel

 

A Rosa Gótica na Quarta Literária

Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, Brasil
26.02.2003


 

Cearense de Baturité, Nilto Maciel residiu por 25 anos em Brasília,Nilto, 2003, Fortaleza - Ceará devido a compromissos profissionais. Em meio à burocracia excessiva e a intensa vida pública que rondam a rotina da Capital Federal, encontrou tempo para conciliar os afazeres com a vocação literária. Ao todo, publicou 14 obras, sendo um livro de poesias e 13 volumes em prosa - romances, novelas e contos -, alguns com premiação nacional
 

Nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 19 horas, na Livraria Livro Técnico do Centro Dragão do Mar, Nilto Maciel lança um exemplar significativo desta trajetória literária: o romance “A Rosa Gótica”. Na verdade, trata-se de um relançamento. Vencedor do “Prêmio Cruz e Sousa”, outorgado pelo governo de Santa Catarina, na categoria romance nacional, o autor teve a primeira edição da obra impressa pela gráfica oficial catarinense. Uma das exigências do concurso, contudo, é que a publicação vitoriosa seja distribuída com exclusividade nas escolas do Estado. Resultado: a obra não chegou às livrarias.

Acertada a reimpressão pela editora Thesaurus, de Brasília, Nilto Maciel, residindo novamente em Fortaleza após a aposentadoria, apresenta aos leitores seu premiado livro. Trata-se de um romance que recorre à metalinguagem: contemplando a leitura de um jornal, o narrador Victor Hugo descobre algo sobre a tradução para o português da suposta obra “O Romance da Rosa Gótica” tarefa executada por Lamartine Coqueiro, seu primo. Entusiasmado pela notícia, Victor Hugo, curiosamente um cearense aposentado que reside em Brasília, decide reencontrar o parente distante.

O livro se debruça, portanto, neste esforço, ao mesmo tempo em que deixa o leitor curioso sobre a existência/veracidade ou não dos episódios costurados pelo narrador. “Por exemplo, em determinada altura, Victor vai a livraria para se informar sobre a tradução e descobre que ninguém conhece o livro. Mas ele se interessa pelo romance e pelo passado de sua família. Os capítulos são curtos, rápidos, e os fatos são apresentados de forma nem sempre evidente. Estou jogando com o leitor - será que tudo existe?”, indaga o autor.

Outra curiosidade do livro é o nome da dupla central sobre a qual se concentram grande parte dos relatos. O nome dos protagonistas, explica Nilto Maciel, não é só uma homenagem pessoal aos dois famosos escritores franceses. A escolha decorre também do seguinte fato: como o suposto romance que pontua a narrativa é francês, Nilto selecionou dois dos mais populares nomes daquele país no Brasil.

O autor não quis antecipar nenhuma novidade futura. No seu arquivo, encontram-se ainda inéditos dois romances igualmente premiados: “A Última Noite de Helena”, vencedor de um concurso nacional organizado pelo governo do DF, e “Os Luseiros do Mundo”, vencedor do Prêmio Graciliano Ramos, do governo de Alagoas. Nenhuma edição, no entanto, está confirmada.

Na mesma noite de lançamento de “A Rosa Gótica”, Nilto Maciel divulga a 23ª edição da revista “Literatura”, dirigida, organizada e editada por ele. Há 11 anos em circulação, com periodicidade semestral, “Literatura” é uma publicação brasiliense que apresenta textos de autores de todo o País, à venda em algumas livrarias e distribuidoras. A exemplo do que o título indica, é uma revista exclusivamente literária, reunindo entrevista com vários autores, textos inéditos - poesias e contos -, além de ensaios e resenhas. A presente edição traz como destaque central uma entrevista com o escritor cearense Dimas Macedo, autor de “Liturgia do Caos” (1996), “Estrela de Pedra” (1994) e “Lavoura Úmida” (1990), entre outros títulos.
 

 

 

Rafael, Escola de Atenas, detalhes

Início desta página

Andréa Santos