Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Nicodemos Sena

 

Fortuna Crítica: Olga Savary*

 

Paraense faz boa ficção com ‘anos de chumbo’ e choques entre culturas
 

03/03/2001
 

Livros há que penalizam árvores, esses generosos seres da natureza que, além de tudo o que doam ao planeta Terra (o equilíbrio ecológico, sombra e tudo o mais), dão a celulose necessária à fabricação do papel para os livros dos escritores. Quando vejo um mau livro, o primeiro pensamento que me vem é este: coitadas das árvores! Este desperdício imperdoável remete à idéia de que a escritura nasce bem antes de ser escrita. Arte é "coisa mental", já afirmava Leonardo da Vinci. Poesia, por exemplo: deveríamos viver em estado de poesia, o que certamente nos faria mais felizes.

É uma alegria quando nos deparamos com um livro como "A espera do nunca mais" (Editora Cejup, 880 páginas), esta extraordinária saga amazônica, narrada com sedução, seriedade, poesia. Forma e estilo são impecáveis nessa estréia, que nem estréia parece, de tão madura. Todo o livro, o primeiro do paraense de Santarém Nicodemos Sena, em suas 880 páginas, é uma exaltação à palavra, lavra que o autor utiliza como veículo para contar inúmeras histórias entrecruzadas dos seres amazônidas, habitantes genuínos dessa esplendorosa floresta, ícone nacional. Quando pensamos em Brasil, três palavras traduzem o espírito do nosso país: Amazônia, futebol e carnaval.

Da primeira, a Amazônia, trata "A espera do nunca mais". Menino criado na beira do rio, habituado às caçadas nas brenhas da mata e aventuras, Nicodemos desde cedo se embrenhou também na viagem maior que é a literatura. Leu os bons autores, principalmente os brasileiros, e entre eles os grandes paraenses, de quem se confessa devedor, como Inglês de Souza, Ferreira de Castro -- que não era da região, mas escreveu sobre ela, assim como o poeta Raul Bopp, gaúcho de alma amazônica, com seu magistral "Cobra Norato" - Dalcídio Jurandir e Benedicto Monteiro.

Machado de Assis e Márcio Souza também estiveram entre suas leituras precoces, entre tantos mais. Aos 13 anos escreveu uma aventura longa, sua primeira incursão literária, depois destruída, a que intitulou "O inferno verde". O menino que se deslumbrava com os mestres da literatura brasileira, hoje, com estas alentadas páginas de "A espera", está sendo comparado pela crítica a Graciliano Ramos e João Ubaldo Ribeiro, dois autores de sua especial preferência. É inegável, pelo menos, o parentesco. Para Nicodemos Sena, literatura é opção de vida e tem função social, devendo contribuir para tornar o homem melhor e o mundo mais suportável, com as pessoas mais tolerantes.

Nascido em 1958, o santareno Nicodemos Sena foi em 1977 para São Paulo estudar, tendo se bacharelado em jornalismo pela PUC e em direito pela USP. Residiu anos em São José dos Campos, para onde deverá retornar agora em 2001, após ter cumprido em 2000 a tarefa de diretor de redação do jornal "A Província do Pará". Após lançar "A espera do nunca mais" em Belém, Santarém e São Paulo, e ter recebido o Prêmio Lima Barreto-Brasil 500 Anos, da União Brasileira dos Escritores, no Rio, Nicodemos já prepara o segundo romance.

Rigoroso com a sua própria criação, o autor não pretendeu escrever um romance "ecológico" ou "histórico", coisa que para ele seria mais fácil mas perigoso, podendo cair numa vertente piegas. Preferiu o caminho mais árduo da saga amazônica, cujo cerne situa-se na década de 50 em diante até os derradeiros "anos de chumbo" da malfadada ditadura militar, quando o capital internacional se instalou na Amazônia. Interessa-o flagrar o choque cultural entre as duas culturas, a do branco e a do índio, de como os valores de uma sociedade industrial tenta engolir, qual uma cobra-grande engole na narrativa um pequeno sapo, a sociedade autóctone e arcaica do caboclo desta região majestosa e vilipendiada.

De muita pesquisa, imaginação e criatividade resultou esta obra monumental, iniciada há cerca de dez anos, quando Nicodemos se questionou sobre que forma usar: naturalista? fantasiosa? realista? Decidiu-se por uma harmoniosa dosagem de todas estas vertentes, e mais muita poesia e humanismo, que sem estas duas últimas nada de criação vale a pena. Bebe o autor na fonte de mistério das muitas águas amazônicas, porém escapando do regionalismo limitador. Não esquecendo, no entanto, o que dizia Leon Tolstoi: pinta tua aldeia e pintarás o mundo. E que o leitor não se engane: como nas lendas indígenas, a trama é linear apenas na aparência, uma vez que a sinuosidade dos rios e igarapés é volúpia pura.

Um ano levou ele lendo e pesquisando, mais quatro anos só escrevendo, e depois um ano e meio lapidando o texto. Ou seja: quase sete anos de paixão pelo trabalho. Um trabalho extenuante? Com certeza, porém o autor se deparou com uma monumentalidade a que já não podia recuar, semelhante à cobra-grande querendo engolir o seu criador, no caso, imaginador. "A espera", na verdade, contém três romances dentro de si, até porque, como diz o autor, os problemas da região se avolumam. O livro não poderia senão refletir e representar a magnificência da Amazônia, tanto na sedução de suas lendas, quanto na de seus problemas. "A espera do nunca mais", de Nicodemos Sena, é uma lição de literatura e de brasilidade.
 


*OLGA SAVARY é poeta e escritora, autora, entre outros, de “Repertório Selvagem” (Fundação Biblioteca Nacional)

 

Olga Savary

Leia obra poética de Olga Savary

 

 

William Blake (British, 1757-1827), Christ in the Sepulchre, Guarded by Angels

Início desta página

Nilto Maciel