Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Luciano Maia


 

Ponte literária entre o Brasil e a Romênia


Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, Brasil

21.10.2004


 

O poeta cearense Luciano Maia lança hoje os livros “Mihai Eminescu por Luciano Maia: 25 poemas do amor romântico”, antologia do escritor romeno, e “Um Canto Tempestado”, reedição de sua obra de estréia, publicada originalmente em 1982. O lançamento será no Centro Cultural Oboé, a partir das 19h30min

 

Das muitas línguas derivadas do latim, o romeno talvez nos seja a menos familiar. Apesar da genealogia idêntica, o vínculo com este idioma tem sido boicotado por alguns problemas. Primeiro a distância física, continental, ampliada pelo Atlântico. Depois, o isolamento cultural da Romênia: uma ilha latina entre eslavos, turcos e húngaros, no lado oriental do Velho Mundo.

Uma pequena ponte com estes “hermanos”, no entanto, já se materializa. Pelo menos, no campo literário. Admirador confesso da cultura e língua daquele país, o professor e escritor cearense Luciano Maia lança hoje o livro “Mihai Eminescu por Luciano Maia: 25 poemas do amor romântico”, uma antologia do grande poeta romeno, ainda pouco difundido no Brasil.

Na verdade, trata-se da 2ª compilação de poemas de Eminescu traduzida e publicada por Maia, só que mais abrangente e volumosa. Nela, as estrofes originais são apresentados juntamente com a versão portuguesa. Escritor do chamado romantismo tardio, Eminescu é considerado o poeta nacional romeno.

Sua obra, explica o autor cearense, é de difícil tradução não só por conta das rimas e da métrica, mas porque a própria temática abordada se encontra inserida, embora ele seja um autor universal, num contexto cultural específico. “Aliás, sua grandeza foi exatamente conferir universalidade a seus versos. Sua sintaxe transcende o que havia até então. Para muitos dos estudiosos do romeno e para os acadêmicos, sua lira, para seu país, tem a representatividade da de Camões para os portugueses”, ressalta Maia.

Apesar das dificuldades de tradução, o escritor cearense identifica alguns traços da poesia de Eminescu próximos à lira de um grande autor romântico brasileiro - Castro Alves. “Além do apelo social claro, ambos possuem um estilo lírico com pitadas eróticas”, esclarece.

Na mesma noite, Maia estará lançando também a 2ª edição de “Um Canto Tempestado”, seu livro de estréia, publicado originalmente em 1982. De lá pra cá, o autor, natural de Limoeiro do Norte, já contabiliza mais de 15 obras. Mas o volume guarda um lugar especial: foi o livro que lhe introduziu no circuito das letras, conferindo-lhe projeção.

“Quando o lancei, tinha 33 anos. O livro saiu numa tiragem restrita, reunindo poemas que havia escrito ainda na universidade, na década de 70. Resolvi conservar tudo da versão original. É claro que hoje, com o tempo, tenho um olhar crítico ante estes poemas, muitos ainda com as limitações da adolescência. Alguns são ingênuos. Mas eles possuem virtudes que considero importantes: uma vitalidade e espontaneidade impressionantes”, diz.

Sobre as referências literárias que pululam nas páginas do livro, Maia não hesita: ecos da poesia romântica (Castro Alves e Gonçalves Dias) e dos modernistas (Drummond, Manuel Bandeira e Vinícius de Morais). “Outra vertente de peso na minha obra é a poesia popular dos cantadores, repentistas. Muitos poemas, inclusive, possuem a estrutura do repente”, destaca Maia que, nas obras futuras, incorporaria ainda à sua lira a força da literatura latina: Neruda, Borges e Gabriel Márquez, por exemplo.

O contato com a língua romena, explica ele, surgiu como conseqüência do fascínio pelo latim, ainda no colegial. “Tinha curiosidade em superar as distâncias entre os dois países. Através de um anúncio de revistas, travei contato com o Instituto de Lingüística de Bucareste. A partir dos anos 80, então, comecei a traduzir os autores de lá”, acrescenta. A aproximação e muitas viagens depois lhe renderam o título de “Cônsul Honorário da Romênia”.

Luciano Maia é membro da Academia Cearense de Letras (ACL), ocupando a cadeira de número 23, que tem Juvenal Galeno como patrono. É também professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde ministra as disciplinas “História da Arte e da Estética”, para os cursos de Jornalismo e Publicidade, e , “Projeto de Monografia Jurídica”, no curso de Direito.
 

 

 

 

 

18.11.2004