Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Ligia Tomarchio

 

 


Poesia:


Prefácio, ensaio, crítica, resenha & comentário:


Conto:


Fortuna crítica:


Alguma notícia da autora:

 

 

Albrecht Dürer, Germany, Study of praying hands

 

Allan Banks, USA, Hanna

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale or Farewell, ARTHUR HACKER, (1858 - 1919)

 

 

 

 

 

 

Ligia Tomarchio

 

 


Sent: Saturday, February 19, 2005 1:08 AM
Subject: Aceite meu convite!... Será que já nos conhecemos algum dia?...

 

 

Olá Soares Feitosa!

Tenho muita admiração pelo seu trabalho e gostaria muito que aceitasse meu convite para participar do meu site, em "Poetas Amigos", com 3 poemas de sua autoria e preferência, uma pequena biografia e foto.

Leia este pequeno relato:

Desde 2002, quando ingressei na internet e conheci seu site,Ligia Tomarchio tinha quase certeza que o conhecia, ao menos pelo nome. Hoje, procurando por alguns livros na minha biblioteca, encontrei um seu: "Psi, a penúltima", um folheto com "Roma" e um exemplar de "Os Poemas da Besta & Alguns Poemetos", todos autografados no ano de 1997.

Fiquei muito intrigada, pois realmente não me lembro de conhecê-lo pessoalmente e naquela época, ainda não conhecia o nordeste. Será que recebi pelo correio seu livro por indicação de algum amigo em comum?... Saiba desde já que tenho uma péssima memória. Costumo pensar que se tivesse boa memória, um dia seria uma grande escritora...rs...

Amigo, espero retribuir a sua gentileza em enviar seu livro, presenteando-o com meu livro de poemas "Retendo Imagens", publicado e lançado na Bienal do Livro de São Paulo, em 2004.

Aguardo ansiosa sua resposta e o material que solicitei para meu site, o que muito me honrará.

Beijos carinhosos do meu no seu coração!

Ligia


2.

Demorei a responder porque fiquei tentando descobrir uma outra forma do seu livro ter chegado até mim.

Outra hipótese razoável é que minha irmã, Vera Scholze Borges, jornalista da EMBRAPA,  sempre viaja a trabalho e tem uma amiga em Salvador. Acho que naquela época (22/06/97), bem ela poderia estar na Bahia e o encontrou e, sabendo que gosto de poesia, trouxe-me de presente o seu livro. Não consegui entrar em contato com ela ainda, pois está viajando a trabalho. Vou tirar isso a limpo...rs...

Quanto a devolver seu livro, não o farei. Primeiro porque tenho muito apreço e carinho pelos livros que recebo ou adquiro autografados. Em segundo lugar, ainda tenho filhas que não leram os poucos livros que tenho e ainda está para nascer, no final de março, uma netinha.

Não sou uma pessoa egoísta e acho sua idéia louvável e já tenho trabalhado neste sentido. Os livros que recebo das antologias que participo e mesmo o meu livro individual, tenha feito farta distribuição dos mesmos. Enviarei alguns para você distribuir na sua região. Caso encontre o "Psi" em algum sebo, pode ter a certeza que lhe enviarei, com todo carinho.

Desculpe-me se nada comentei sobre seu livro, no primeiro e-amil... Estava eufórica pela descoberta. Agora, posso dizer que "Psi, a Penúltima" é um livro diferente de tudo que já li em matéria de poesia. eu não tenho conhecimento técnico literário para avaliá-lo, não sou crítica literária, posso apenas dizer das minhas impressões sensoriais... Sua abordagem dos problemas dos desvalidos de toda espécie e em várias épocas, seu dom em falar do amor sem ser piegas, a edição primorosa do seu livro... Gosto muito dos seus poemas visualmente e seu estilo variado; ora conta uma pequena estória, noutro momento conta sua história, a do mundo, de pobres diabos sofredores... Você consegue um humor e certa ironia nos seus textos, incomum e difícil de se conseguir com bom resultado na escrita. Um dos textos que bem exemplifica o que disse é "Roma". (Neste, você escreveu o seguinte para mim: "Dra. Ligia: Uma remota notícia d'Espanha! SF).

Acho que já falei demais...

Vou escolher 3 poemas do seu livro e se permitir, vou scanear uma de suas fotos e copiar seus dados biográficos para publicar no meu site.

Beijos carinhosos do meu no seu coração!

Ligia

 

 

 

Manoel de Barros

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), João Batista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

27/07/2005