Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Pieiro


 


Coletivo e plural

O Povo, Fortaleza, Ceará, Brasil
15.08.2005




Idealizada e editada pelos escritores Jorge Pieiro e Pedro Salgueiro, a revista Caos Portátil é herdeira de dois projetos anteriores: o Almanaque de Contos e a folha literária Relatos. Em comum, a meta de divulgar novos autores e contos inéditos de escritores veteranos

 

Em Caos Portátil - Almanaque de Contos (Letra & Música), nova revista de literatura editada pelos escritores Pedro Salgueiro e Jorge Pieiro, há, pelo menos, dois projetos reunidos. O primeiro, explícito no subtítulo, diz de uma publicação coordenada por Salgueiro, em 1997, com o selo da editora pernambucana Bagaço. Ali, uma amostra de contistas que se iniciavam por aquela época (nomes como Dimas Carvalho, Tércia Montenegro, Ronaldo Correia de Brito) e de boas lembranças (Moreira Campos, Adolfo Caminha). O segundo projeto absorvido por Caos Portátil - Almanaque de Contos é o espírito da folha literária Relato, idealizada por Jorge Pieiro e que circulou entre 1992 e 95. Nela, também a proposta de divulgar jovens autores.

Assim - e com mais algumas conversas sobre o gênero conto, em rodas de amigos ou sites na Internet - Pedro Salgueiro e Jorge Pieiro elaboram o novo almanaque literário. ''A intenção é resgatar bons contistas de várias gerações e, principalmente, inéditos. E juntá-los sem preconceito; o que rege tudo isso é a qualidade. Porque o Ceará tem uma tendência a formar grupos e a ter uma literatura altamente palaciana'', sintetiza Salgueiro. ''É uma revista-livro - como existe a Literapia, a Pajeú... E foi um desafio lançado pelo (escritor) Marcelino Freire, o (escritor) Nelson de Oliveira, que perguntaram: 'Cadê as coisas de vocês?. Eu estou, desde 1999, sem publicar... No desafio, Caos Portátil - Almanaque de Contos é uma espécie de resposta'', acrescenta Pieiro, cujo último livro nomeia o projeto a quatro mãos; em 99, Jorge Pieiro publicou Caos Portátil (Letra & Música) - contemas, fragmas e contos dispersos em coletâneas, revistas e outros veículos.

A nova revista agrupa desde veteranos como Caio Porfírio Carneiro a novatos (leia-se: inéditos em livro), além das chamadas ''geração 70'' (Airton Monte, Carlos Emílio Correia Lima, Nilto Maciel) e ''geração 90''. Neste primeiro número, foram 23 autores/contos os escolhidos pelo Comitê Editorial formado por Geraldo Jesuíno, Pedro Henrique Saraiva Leão, Nilto Maciel e os dois já editores. ''Como a gente milita no meio, sabe quem escreve e foi pedindo os textos às pessoas. Queríamos contos inéditos em livro. E mantendo 70% de autores jovens, não publicados'', explica Pedro Salgueiro. Some-se escritores distantes da Capital (como Dimas Carvalho, Luciano Bonfim, Carmélia Aragão) e filhos pródigos (como Sérgio Teles - que mora, há 30 anos, em São Paulo; Ronaldo Correia de Brito - que estabeleceu residência em Recife; e Caio Porfírio, também radicado em Sampa).

Os contos reunidos não mantém relações entre si e compõem um mosaico que mostra desde o conto tradicional a textos que questionam o próprio gênero - como ''Fábula'', de Ruy Vasconcelos. A intenção dos editores é também provocar literatos acostumados a outras práticas: Pedro Henrique Saraiva Leão, por exemplo, é poeta e não contista de ofício. ''Alguns nomes estarão mais presentes - eu, o Pedro, o Nilton, o Airton... A idéia é abrir espaços para outros nomes. É bom deixar bem claro: a revista não é um grupo, uma panelinha. É de bons contistas'', defende Jorge Pieiro. O primeiro volume de Caos Portátil - Almanaque de Contos sai com mil exemplares e a intenção é que a revista seja semestral. O lançamento acontece quarta-feira próxima (17), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. ''Vamos lançar a revista e fazer com que repercuta. Tem o endereço na própria revista, o boca a boca, sites, amigos, os próprios autores... A revista é feita na base da amizade e do peito!', aposta Pieiro.

Caos Portátil - Almanaque de Contos - revista de literatura, formada por contos de 23 autores cearenses. Editores: Jorge Pieiro e Pedro Salgueiro. Letra & Música, 84 páginas. R$ 10,00. Lançamento quarta-feira próxima, 17, às 19h30min, na Biblioteca de Artes Visuais do Museu de Arte Contemporânea (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema. O acesso à biblioteca se dá pelo próprio museu). Informações: letraemusica@secrel.com.br.

OS AUTORES

Autores no primeiro volume de Caos Portátil - Almanaque de Contos:

Aldir Brasil Jr., Rodrigo Marques, Cândido Rolim, Inez Figueredo, Jorge Pieiro, Airton Monte, Diana Melo, Carlos Nóbrega, Luis Marcus, Júlio Lira, Pedro Henrique Saraiva Leão, Carmélia Aragão, Dimas Carvalho, Joan Edessom, Carlos Emílio Corrêa Lima, Luciano Bonfim, Nuno Gonçalves, Ronaldo Correia de Brito, Sérgio Telles, Ruy Vasconcelos.


 

 

 


 

24/08/2005