Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Frederico Lustosa da Costa

Frederico.Lustosa@fgv.br

John William Godward (British, 1861-1922), Belleza Pompeiana, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceição Paranhos

 

Vera Queiroz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caravagio, Êxtase de São Francisco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frederico Lustosa da Costa


 

Lembrança de Gerardo

 

Passei a me interessar por Gerardo Mello Mourão à época em que Guerreiro Ramos morreu,  em 1982, quando ele escreveu belo necrológico publicado na Folha de São Paulo. Referia-se ao amigo como "O divino mestre ". De fato, eram muito ligados, desde o tempo da militância no Integralismo. Ambos liam alemão. Quando se encontravam no Largo do Machado, pois moravam em pensões do Catete,  anunciavam-se com versos da mística de Hölderlin e talvez alguns de Rilke. Ambos, suplentes, estavam deputados em março abril de 2004 quando sobreveio o golpe. Ambos era personagens polêmicos, suscitando críticas e desafetos à esquerda e à direita. São assim controversos os gênios das ciências e das artes. Sobretudo quando se metem em política.
 

Fui apresentado a ele no Gabinete do Presidente da Câmara, há muitos anos, quando prestava assessoria a Paes de Andrade. Encontrei-o há uns dois ou três em solenidade no IHGB, em que, por iniciativa de Melquiades Pinto Paiva, homenageava-se o Ceará e Capistrano de Abreu. Embora quase completamente surdo, parecia ansioso por uma boa conversa. Talvez quisesse companhia. Gentilmente, convidou-me a visita-lo em casa. Eu devia ter ido.

Li um alguma poesia dele - O País Mourões e seu canto do cisne  - o grande e iluminado épico A Invenção do Mar. Mas não consegui terminar de ler O Valete de Espadas. De toda a sua obra, o que mais gostei foi seu livro de contos - Piero della Francesca  ou As vizinhas chilenas. Cheira a Borges. Mas tem um humor bem brasileiro. É genial. 

 

Frederico Lustosa da Costa

 


Direto para a página de Gerardo

 
 

O seu comentãrio
Escreva para o editor