Sandro Botticelli, Saint Augustine, Ognissanti's Church, Firenze

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culpa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

William Blake, Death on a Pale Horse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904), Morte de César, detalhe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Cole (1801-1848), The Voyage of Life: Youth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dossiê Wilson Martins

30.01.2010

 

 

O Estado de São Paulo, Brasil

 


 

 

Luiz Zanin Oricchio - O Estadao de S.Paulo, 01.02.2010

 

 

O crítico literário Wilson Martins morreu anteontem à noite, em Curitiba, aos 88 anos. Ele faleceu após passar por uma cirurgia para retirada da bexiga, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital paranaense, cidade onde Martins era radicado havia muitos anos, apesar de nascido em São Paulo, em 1921.

 

O corpo do escritor será cremado hoje, em cerimônia reservada à família, no Crematório Vaticano, na capital paranaense. Wilson Martins trabalhou em vários periódicos brasileiros, assinando seu rodapé de crítica literária no Estado, onde teve seu primeiro emprego. Também escreveu no Jornal do Brasil, O Globo e Correio do Povo, entre outros.

Autor de diversas obras, destacou-se pela fundamental História da Inteligência Brasileira, com diversos volumes. Igualmente fundamental é a Crítica Literária no Brasil, história da atividade crítica no País. Com suas obras, Martins ganhou alguns dos principais prêmios literários nacionais, como o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.

Martins foi também professor de Literatura Francesa na Universidade Federal do Paraná e lecionou por 26 anos em Nova York. No entanto, apesar da sólida carreira acadêmica, era na crítica literária jornalística que se sentia mais em casa.

Era um crítico de "linha de frente", que analisa obras no calor da hora, assim que os livros saem do prelo, ao contrário de colegas acadêmicos, que esperam décadas antes de se pronunciar.

Foi no âmbito jornalístico que se tornou conhecido e amealhou respeito geral - mesmo daqueles que desaprovavam suas opiniões.

Martins nunca deixou de escrever o que pensava, como quando desaprovou o romance O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza, que admirava, mas dizia conter palavrões em excesso.

Quando completou 80 anos, a editora Top Books lançou um volume em sua homenagem, significativamente intitulado Mestre da Crítica. Nele, escrevem colegas ilustres como Affonso Romano de Sant"Anna, Moacyr Scliar, Edson Nery da Fonseca, Antonio Candido e outros, tendo por tema a carreira do crítico Wilson Martins ou assuntos literários em geral.

Mas o melhor dos ensaios do livro é assinado pelo próprio homenageado. Com o título de O Crítico por Ele Mesmo, Martins faz um resumo de sua vida profissional. O texto serve como testamento de uma carreira e também pode funcionar como inspiração a quem pretenda segui-la, apesar dos percalços atuais do jornalismo cultural.

Martins se dizia educado pelo "sistema antigo, de rigor, disciplina e obediência, sem excessos de complacência". Sua base cultural foi formada em especial pelo autodidatismo. Lia sem parar, desde criança, e, mais tarde, escrever sobre aquilo que lia lhe pareceu tão natural como beber um copo d"água.

Seu primeiro emprego como crítico foi no Estado, em substituição ao então mitológico Sergio Milliet.

Desde o início, Martins não negligenciou o fato de que para apreciar uma obra era preciso compará-la. E o cânone literário, hoje descartado como politicamente incorreto, seria a melhor tábua de comparação disponível. Mesmo porque ele não foi formado de maneira arbitrária, mas por um consenso que vem de um longo assentimento. Shakespeare, Proust, Machado de Assis não ocupam o lugar que ocupam por acaso.

O alvo dessas críticas de Martins era o multiculturalismo e o relativismo, que coloca toda e qualquer obra em pé de igualdade. Isso seria nivelar a cultura por baixo, segundo entendia. Portanto, é a qualidade da obra que deveria nortear a crítica, mesmo que seja tão difícil distinguir, no novo, o que é bom do que não é.

Tentá-lo, e chegar o mais próximo possível da "verdade", é a tarefa do crítico, como ele a concebia. E apontar o que é bom em sua época, o maior desafio daquele que escreve sobre obras alheias. O crítico faz suas apostas. A posteridade julga as obras, e o próprio crítico. Nesse ponto, Martins valorizava seu ofício de crítico "de fronteira", distinguindo-se claramente dos colegas de universidade.

Sempre provocativo, Martins se dizia "o último crítico literário em atividade". Talvez tenha sido mesmo.
 

 

 

1.2.2010

 

Corpo do escritor Wilson Martins é cremado em Curitiba

 

 

O corpo do escritor e crítico literário Wilson Martins foi cremado na tarde desta segunda-feira (1º) em Curitiba, Paraná. Ele morreu sábado (30), aos 88 anos, devido a complicações de uma cirurgia para a retirada da bexiga. O velório aconteceu no Cemitério Luterano, ao lado do Estádio Couto Pereira.

"Meu tio era um misto de tudo. Uma pessoa muito bem-humorada e realista. Aceitava várias condições diferentes de modo de vida das pessoas. Era nosso professor. Com ele, aprendemos os ensinamentos de vida", disse o sobrinho do escritor João Luiz Guazi, 50 anos.

Wilson Martins nasceu em São Paulo em 1921. Formou-se em Direito, mas resolveu especializar-se em Letras, atingindo o título de doutor. Tornou-se professor de literatura francesa na UFPR e deu aulas de literatura brasileira em universidades dos Estados Unidos.

Em terras americanas, sua passagem mais marcante foi pela Universidade de Nova York, que durou 26 anos e onde se tornou professor emérito, tendo se aposentado em 1992.

Durante anos, Martins publicou críticas em alguns dos mais importantes periódicos brasileiros, como o Jornal do Brasil, O Globo e a Gazeta do Povo – onde, aliás, começou a carreira como revisor de texto. O crítico recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro História da Inteligência Brasileira, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra.

Martins também publicou textos na revista Joaquim, publicada em Curitiba entre os anos 1946 e 1948 e editada por Dalton Trevisan. A publicação foi responsável pelo surgimento de diversos intelectuais que vieram se tornar importantes, conseguindo repercussão nacional.

Mestre da Crítica

Entre as obras mais importantes de Wilson Martins, além do monumental História da Inteligência Brasileira, estão Crítica Literária no Brasil (escrito em 2 volumes), A Idéia Modernista, A Palavra Escrita e Pontos de Vista, entre outros.

Lançado em 2001, pela editora Topbooks, o livro Mestre da Crítica comemorou os 80 anos de vida do crítico literário, reunindo textos de importantes autores sobre a obra do crítico. Entre os intelectuais que escrevem sobre Martins estão Antonio Candido, Luiz Antonio de Assis Brasil, Moacyr Scliar, Josué Montello e Affonso Romano de Sant’Anna, entre outros.

 

Wilson Martins aos 87 anos

 

Os pecados de Wilson Martins

Instituto Millenium

4.3.2010

http://www.imil.org.br/artigos/os-pecados-de-wilson-martins/


Por uma dessas casualidades com que a vida nos golpeia, às vezes mal tenhamos acabado de morrer, Wilson Martins faleceu em 30 de janeiro deste ano, quando os jornais, as rádios, a tevê, a web e grande parte dos intelectuais que detêm postos-chave na mídia ainda derramavam lágrimas de sangue pela morte de J. D. Salinger. De certa forma, foi uma casualidade positiva: graças ao intervalo de três dias (o escritor norte-americano faleceu a 27 de janeiro), o crítico literário, historiador e professor emérito da Universidade de Nova York ganhou, aqui e ali, dez ou quinze linhas de atenção. Mas a sorte durou pouco. Logo no dia 31, para consternação geral, outro ícone falecia – e quando alguns poucos leitores esperavam por artigos mais aprofundados sobre a obra do nosso intelectual, o noticiário foi tomado por perfis, críticas, rememorações, encômios, listas de obras publicadas e fotos do argentino Tomás Eloy Martínez. Entretanto, devemos ser otimistas e, assumindo o comportamento apropriado ao populismo que impera no país, fazer o jogo do contente: se Wilson Martins tivesse falecido um dia depois de Salinger ou na mesma data que Martínez, sequer receberia o favor de um breve necrológio.

Não discuto o valor da obra dos estrangeiros falecidos – e muito menos a dor de suas viúvas brasileiras –, mas se o leitor me pergunta sobre o porquê desse tratamento diferenciado, quiçá injusto, minha resposta talvez não agrade, mas é a única que tenho: ainda somos um país primitivo, uma colônia que se encanta facilmente com o ouropel das cortes estrangeiras. No que se refere à teoria literária, por exemplo, o estruturalismo é questionado na Europa desde a década de 1980 – e alguns de seus seguidores já lhe deram as costas, como Todorov –, mas aqui ele ainda é objeto de culto nas universidades, onde há quem leia Derrida e outros de joelhos, acreditando que certa terminologia folclórica pode dar conta de analisar não só a literatura, mas toda a realidade. Não importa se os estruturalistas e seus continuadores criaram apenas – no irônico dizer de Thomas Pavel – um “verniz onírico” ou, lembrando o ácido comentário de José Guilherme Merquior, uma “teorréia, ou seja, teorização inconseqüente sem qualquer referente estável”. Importa, sim, o prazer doentio de se submeter ao que vem de fora, aceitando, sem críticas, qualquer teoria fantasiosa.

Em segundo lugar, há outro motivo para o descaso em relação a Wilson Martins: ele – pasmem! – não era de esquerda, não rezava pelo catecismo marxista, não acreditava na irrefreável, fatal e invencível revolução que, no galope leninista ou no trote gramsciano, um dia levará o proletariado ao poder e à completa destruição do capitalismo. E não ser de esquerda neste país, ainda mais nos dias que correm, é pactuar com monstruosidades. Hoje, são os liberais que comem criancinhas. Não interessa se Wilson Martins era um irredutível democrata, avesso a qualquer tipo de coerção por parte do Estado – um liberal clássico. O que vale, para parcela da intelectualidade, é a carteirinha com a estrela vermelha, ou com a foice e o martelo. Não segue o rebanho? Tem ideias próprias? Fora!

Wilson Martins cometeu ainda um terceiro pecado: apesar de não ser de esquerda e não se vergar diante de modismos estrangeiros, venceu. Além da brilhante e respeitável carreira em uma das melhores universidades do mundo, elaborou, com altivez e independência, uma obra que será lida, relida e analisada, nos próximos séculos, por todos os que pretenderem, de forma isenta, honesta e rigorosa, estudar ou conhecer não só a literatura brasileira, mas parte fundamental da nossa cultura. E uma carreira vitoriosa – sem pensar ou agir como a maioria – é algo execrável. Como alguém pode ganhar respeitabilidade sem seguir a manada? A esses, aos que ousam construir seu próprio caminho, as igrejinhas nacionais premiam com sua arma mais vil: a blindagem de mudo desprezo. É a tentativa de garrotear aquele que cometeu o pior dos crimes: não ser apenas mais um em meio à turba.

Nosso crítico literário, no entanto, era um homem singular. Não satisfeito com esses pecados, verdadeiramente assombrosos, ainda cometeu mais um, talvez o pior de todos, o mais terrível: foi daqueles críticos, hoje raros, que não trocam favores, que não dão tapinhas nas costas, que não adoçam as palavras para conseguir novas amizades ou manter a qualquer custo as antigas. Enfim, Wilson Martins tinha uma “santa rabugice”, na feliz expressão do poeta, tradutor e ensaísta Ivan Junqueira. Rabugice à qual ele acrescentou, ainda segundo Junqueira, “privilegiada formação literária e humanística”, “sutileza e inteligência”, “elegância de linguagem”, “fundo conhecimento teórico” e “certo humor, o que lhe confere [...] um encanto ainda maior”.

As consequências de todos esses pecados só poderiam ser danosas. No país do compadrio, da mancomunação, do puxa-saquismo, o comportamento sobranceiro e reservado de Wilson Martins, avesso às panelinhas, não apenas o isolou, mas, somado à sua severidade no julgar e à sua ironia, granjeou-lhe inimigos em toda parte. Eu diria, aliás, que a fila dos ressentidos é quilométrica e disputa, palmo a palmo, cada fatia de calçada com as viúvas de Salinger. E tudo por um simples motivo: nosso crítico não era paternal, não silenciava diante de erros e omissões, não se fazia de cego ou surdo quando discordava dos supostos mandarins da literatura brasileira. Mas o que os criticados entendiam como ataque pessoal era apenas a concretização de um imperativo caro a Martins: “O clima da crítica é a polêmica”, ele dizia, “mas não a polêmica de ataques e destruição dos adversários, mas o debate de idéias, a discussão e o confronto das idéias. Este sentido positivo da polêmica faz parte da crítica. O crítico nunca se coloca passivamente diante de um livro. Já no ponto de partida ele está encarando aquele livro polemicamente. Não contra o livro, mas ele está penetrando naquele mundo com esta idéia de verificar até que ponto aquela obra responde ao que ela queria ser”.

Que culpa Wilson Martins poderia ter se alguns dos livros que criticou foram escritos por pessoas infantis, que só aceitam o gesto paternal de quem lhes acaricia o cocuruto e diz, com suavidade, “Olha, você, no fundo, é genial, mas podia dar uma melhoradinha aqui nestes trechos…”? Que culpa ele poderia ter se alguns intelectuais são imaturos, despreparados para conviver com a discordância, com o pluralismo de idéias e, principalmente, para saborear o uso da ironia, finíssimo em seus textos, mas que alguns preferiam entender como sarcasmo?

Diante de tal personalidade, que se empenhou, durante décadas, na ingrata tarefa de “higiene crítica”, para usar a expressão de José Guilherme Merquior, e na elaboração de uma obra cujo valor raríssimas vezes foi alcançado neste país, que somava à erudição uma metodologia avessa ao pedantismo e à “arrogância epistêmica” que grassam entre nós, e que, contrariando todos os seus detratores, agia como um gentleman, destilando cavalheirismo, amizade e atenção, o que restou a alguns cardeais da nossa cultura, senão o rancor? O rancor… Ora, o rancor é apenas, segundo a sábia lição de Ortega y Gasset, em seu Meditaciones del Quijote, “uma emanação da consciência de inferioridade. É a supressão imaginária de quem não podemos, com nossas próprias forças, suprimir realmente. Aquele por quem sentimos rancor leva, em nossa fantasia, o aspecto lívido de um cadáver; com o desejo, nós o matamos, o aniquilamos. E depois, ao encontrá-lo firme e tranquilo na realidade, parece-nos um morto indócil, mais forte que nossos poderes, cuja existência significa a zombaria personificada, o desdém vivo frente à nossa débil condição”.

Asceta e humanista

E já que citamos o filósofo espanhol, lembremos que Wilson Martins cumpriu o ideal orteguiano de crítico, compreendendo aqueles a quem criticava, agindo com a tolerância que é “própria de toda alma robusta”, introduzindo “em seu trabalho todas aquelas ferramentas sentimentais e ideológicas por meio das quais o leitor médio pode receber a impressão mais intensa e clara da obra que seja possível”, pois “a obra se completa completando sua leitura”.

Na contramão do que ocorre hoje no Brasil, a concepção crítica de Wilson Martins estava vinculada a um profundo respeito pelos que o antecederam, diante dos quais ele se colocava com humildade, afirmando que “a crítica que fazemos hoje, como a ciência que hoje realizamos, não são necessariamente melhores que as dos nossos antepassados: e se de fato temos motivos para julgá-las melhores, a explicação deve ser outra que a idéia, supremamente discutível, de que nos encontramos num pináculo. (…) Não é com ilusões desse porte que se pode estabelecer nem uma sólida ciência nem uma crítica sólida”.

Assim, buscando conciliar experiências passadas, atualidade e rigor, nosso crítico refutou a “estranha pretensão” – tão difundida atualmente, e não só na academia – de que Ortega y Gasset nos fala em A rebelião das massas: “a de ser mais que qualquer outro tempo passado; mais ainda: por se desligar de todo o passado, não reconhecer épocas clássicas e normativas, e ver-se a si mesmo como uma vida nova superior a todas as antigas e irredutível a elas”.

Encarando a vida da literatura não como “uma sucessão, mas uma coexistência”, ele percebeu na história literária um “todo orgânico, no qual os escritores não se sucedem como os soldados de um desfile, mas se intercruzam como os filamentos de um tecido”. E estabeleceu sua crítica segundo a regra que considerava ideal, basicamente, de que ela jamais poderia se “confinar nos princípios e métodos de uma determinada família espiritual, mas exigiria, ao contrário, a contribuição simultânea de todas elas”. Rejeitou, assim, o “monismo de julgamento” e defendeu, visceralmente, que “não há, em crítica literária, pontos de vista ‘errados’: há, mais simplesmente, pontos de vista diferentes”, salientando, de acordo com o seu espírito liberal e democrático, que “‘tomar todas as afirmações sem excluir nenhuma’, como queria Renan, não significa aceitá-las: significa aceitá-las para discussão”.

Desapegado em relação aos seus próprios méritos acadêmicos, indiscutíveis, Wilson Martins defendeu a crítica não-acadêmica, pois, segundo ele, esta “tem o espírito muito mais aberto para a aventura intelectual, para a novidade, para a discussão de idéias”. Defendia, aliás, um ponto de vista iconoclástico em relação ao “furor teórico” de que somos vítimas: para ele, certos críticos desejam, no fundo, ajustar os livros analisados à teoria, o que é impossível; e não deixou de salientar a subversão por que passa o próprio processo criativo, apontando o comportamento pernicioso de alguns escritores: “ficcionistas e poetas passaram a escrever para os críticos, para agradá-los e confirmar-lhes as respectivas teorias”.

Wilson Martins, com certeza, alcançou o ideal não apenas de crítico orteguiano, mas também de homem: aquele que, verdadeiramente nobre, não se contenta em ser apenas “reativo”, mas busca impregnar seu tempo com uma marca indelével – e para tanto vive em tensão permanente, num treinamento constante, ou, como nos lembra Ortega y Gasset, em perfeita ascese.

Humanista, homem da Renascença deslocado entre dois séculos perturbadores, nos quais os filisteus impuseram a mediocridade como regra de vida, Wilson Martins cumpriu o que se propôs: “não há espírito crítico que não comece por se criticar a si mesmo, que não duvide logicamente das suas certezas e das suas verdades, que não esteja disposto, se não a dar razão ao adversário (…), pelo menos ‘repensar-se’ continuamente e recusar-se ao conforto intelectual”. Graças a esse contínuo exercício, a essa austeridade e disciplina realmente ascéticas, ele exerceu a crítica com alto discernimento, formou gerações de leitores, recuperou a história da inteligência em nosso país e nos livrou dos piores males: a mesmice e a unanimidade. A esse insigne mestre, nestes dias de luto, minha profunda reverência.

 

Deonísio da Silva

WILSON MARTINS (1921-2010)


Crítico é atacado depois de morto

27/4/2010

 
Quando o escritor Josué Montello morreu, fui procurado para falar (mal) dele. Em entrevista a Geneton Moraes Neto, no Jornal do Brasil, e em artigos assinados no Estado de S. Paulo, eu tinha feito várias ressalvas, não apenas à sua obra, mas à sua atuação como personalidade literária que era. Josué Montello respondera-me em grandes jornais, eu dera a tréplica no Verve, pequeno jornal editado por uma equipe presidida por Ricardo Oiticica, em Niterói (RJ).

Há quase trinta anos mantenho coluna semanal no Primeira Página, pequeno jornal de São Carlos (SP). Acredito muito nos pequenos jornais. Eles completam as falhas geológicas dos grandes. E a imprensa do período, ainda mais agora com os mecanismos de busca, jamais será a de um jornal apenas, como já foi no passado.

Ao me negar a falar de Josué Montello depois que ele morreu, comentei a advertência que, na Odisséia, Ulisses faz à Ericléia, que se alegra com o massacre dos pretendentes, popularizada pela seguinte expressão do latim vulgar: "De mortuis nil nisi bene" (Dos mortos nada, a não ser o bem).

Escrevera aqueles artigos e dera aquelas declarações a Geneton Moraes Neto quando eu tinha 35 anos! Hoje, aos 61, diria tudo o que disse de modo diferente. O outono nos ensina a moderação, mas fazer o quê? Pedro Nava definiu a experiência como um automóvel com os faróis virados para trás. Quer dizer, de pouco serve, pois o percurso já foi feito.

Sem espaços

Flora Süssekind, professora altamente qualificada, não deve desconhecer a recomendação que da literatura migrou para a vida cotidiana, mas perpetrou várias indelicadezas e equívocos no caderno "Prosa&Verso" de O Globo (24/4/2010). Não apenas com o que disse, mas com o que costuma silenciar, pois ela deve conhecer a qualidade de livros e autores que omite em suas pesquisas. Como disse Eduardo Portella, "o silêncio é aquilo que se diz naquilo que se cala".

O pior de tudo é que jamais discordou de Wilson Martins quando ele era vivo. Em cima de seu caixão, com o profissional morto, ela, não só desanca sua obra, como ainda fala mal de quem falou bem do crítico, aí incluídos referências da crítica literária, como é o caso de Alcir Pécora e Miguel Sanches Neto, comentaristas de inegável qualidade. Qual foi o erro dos dois? Discordar dela?

Destaco trecho do que escrevi na coluna de Augusto Nunes na Veja on-line, no dia seguinte ao falecimento do crítico:

"Wilson Martins dizia: `não comento autores, comento livros´. Fez a história da literatura brasileira de 1500 a 2009, acompanhando os lançamentos e garimpando neles o que achava relevante. Antonio Candido data sua história de nossas letras na segunda metade do século XVIII e vem até 1930. E nas universidades só ele é citado. Há décadas. Wilson Martins integra a multidão de esquecidos para que poucos possam aparecer louvados pelos mesmos de sempre".

A militância política dos professores não pode ser exercida em sala de aula. Ali há programas, ementas, objetivos e bibliografias bem definidos a cumprir. Sejam pagos por escolas públicas ou privadas, os mestres estão submetidos a hierarquias baseadas em relações de saber, não de poder, e precisam ministrar aos alunos um ensino de qualidade. Aqueles que substituem ações docentes por proselitismo estão traindo os alunos. Não é esta a única razão do notório fracasso escolar, mas é uma força considerável no rebaixamento da qualidade de ensino. O artigo de Flora Süssekind logo estará sendo citado e multiplicado em universidades para ajudar a deformar nossos cursos de Letras. A mídia vem sistematicamente negando espaço a quem faz literatura de qualidade, aí incluída a crítica, naturalmente, e por isso enseja a consagração de mediocridades.

Colunas suspensas

Há algo muito mais grave do que ensinar que não houve ou não há literatura brasileira. É fazer de conta que obras e autores do gosto do mestre sejam impostos aos alunos como únicas referências literárias. Naturalmente, o mestre tem seu gosto, que é também uma categoria estética, mas quem experimenta o prato é o cliente, não o garçom. E neste caso, críticos e professores são garçons.

Por melhor crítico que tenha sido Armando Nogueira, quem fez a jogada foi Pelé, foi Garrincha, foi Romário, foi Maradona, não ele. Ele não jogava, ele comentava. Exagerando um pouco, Sartre disse que "os críticos são guardiães de cemitérios". E ademais já não somos poucos os que achamos que é urgente uma revisão em nosso cânone literário, que consagra tantas mediocridades.

Os editores de cadernos literários usam sempre como recurso de argumentação que não há espaço para comentar mais livros ou outros livros, revelar outros autores, sair da geléia geral em que a maioria deles está há muitos anos. Por que, então, dedicar duas páginas inteiras para um solilóquio desses contra Wilson Martins? Não teria sido melhor abrir o mesmo espaço para uma saudável controvérsia?

Wilson Martins e Affonso Romano de Sant´Anna tiveram suas colunas suspensas em O Globo em agosto de 2005. Comentando o afastamento dos dois, escreveu Alberto Dines neste Observatório (8/8/2005):

"A maior empresa de comunicação do país, uma das maiores do mundo, não tem os caraminguás para manter uma instituição que dá à combalida cultura carioca o suporte erudito para o seu renascimento. De diferentes gerações (um é poeta e professor mineiro; o outro ensaísta e professor curitibano) ARS e WM são dois expoentes da cultura brasileira que O Globo oferecia ao seu público no mesmo dia e mesmo caderno".

Pois é. Olhem só para quem ocupou o lugar deles. Os leitores façam as suas comparações!

 
 

Augusto Nunes

Veja

03/02/2010

às 19:45 \ Direto ao Ponto

O adeus da coluna a Wilson Martins, por Deonísio da Silva

 

Autor de livros admiráveis, meu amigo Deonísio da Silva é uma das grifes que enriquecem a coluna com comentários sempre luminosos. Nesta quarta-feira, esse escritor de primeira linha resumiu em dois parágrafos a grandeza do crítico literário Wilson Martins, o professor exemplarmente íntegro que se foi com janeiro. A coluna se vale do texto de Deonísio da Silva para despedir-se do talento que o Brasil perdeu.

Wilson Martins foi muito melhor professor e crítico do que Antonio Candido, mas não foi um dos fundadores do PT, não se submeteu ao bolchevismo universitário, não assinou manifestos a favor ou contra coisa alguma, já que viveu a vida inteira esquecido, ora na Universidade de Nova York, ora na Curitiba que ele, paulista, escolheu para viver. Mas veio dele a coragem de dizer que Chico Buarque plagiara a estrutura e o modo de narrar de seu romance de estreia e a ousadia de definir Paulo Coelho, não como romancista, mas como um caso à parte: o de um escritor que fazia sucesso por ter pegado a onda do esoterismo no momento certo, fazendo coincidir sorte e esperteza. Ele mesmo dizia: “não comento autores, comento livros”.

Fez a história da literatura brasileira de 1500 a 2009, acompanhando os lançamentos e garimpando neles o que achava relevante. Antonio Candido data sua história de nossas letras na segunda metade do século XVIII e vem até 1930. E nas universidades só se cita ele. Há décadas. Wilson Martins integra a multidão de esquecidos para que poucos possam aparecer louvados pelos mesmos de sempre.

 

 

Afonso Romano de Sant´Anna 

http://www.affonsoromano.com.br/blog/index.php?titulo=566

Flora Sussekind, a hidrófoca

Li o artigo de Flora Sussekind no Prosa e Verso d´O Globo deste sábado 24.4.2010.

Nunca vi tanto fel, tanto ódio sob o pretexto de tratar da crítica literária. Metralhadora alucinada e giratória, ela atira em todas as direções, inclusive no próprio pé. É constrangedor. Flora pensa mal e escreve pior ainda. Se me provocarem, eu mostro.

O verdadeiro tema de seu texto é Wilson Martins. Em sua ira generalizada diz claramente que é preciso �matar mais uma vez Wilson Martins.  Irritou-se que, três críticos, entre outros ( Miguel Sanchez, Alcir Pécora, Sergio Rodrigues) tenham escrito sobre Wilson, quando de sua morte. Autoritária ela quer apagar o nome de Wilson e de outros e fazer a história ao seu jeito.

Com reparos que lhe podem ser feitos Wilson Martins deixou uma obra sólida, instigante, um marco  não só na literatura, mas na cultura brasileira do século XX. Não é ocaso de Flora e suas pequenas invectivas.

Wilson Martins morto é mais útil e fecundo do que Flora Sussekind viva.

 

 

Flora Sussekind

24.4.2010

A crítica como papel bala

Reações de ressentimento nostálgico, e certo proselitismo agressivamente conservador, dominaram (até agora, salvo engano, sem maior ressonância) os necrológios de Wilson Martins, desde sua morte em 30 de janeiro deste ano. Mais do que avaliações de fato da trajetória e da prolífica contribuição documental do colunista e pesquisador, ou figurações autoelogiosas minimamente convincentes (mediadas pela do morto) para o crítico enquanto herói solitário e combativo, o que essas manifestações, vindas de segmentos diversos do campo literário, parecem evidenciar, ao contrário, é o apequenamento e a perda de conteúdo significativo da discussão crítica, assim como da dimensão social da literatura no país nas últimas décadas.

Ao lado dessa retração, e em relação direta com ela, manifesta-se fenômeno curioso, espécie de negativo da situação — comentada à época por Roberto Schwarz — de dominância de uma cultura de esquerda durante os primeiros anos de ditadura militar no Brasil dos anos 1960. Agora há um conservadorismo que é francamente hegemônico. E envolve desde o retorno às figuras todo-poderosas do especialista monotemático, do agenciador com capacidade de trânsito inter-institucional e do colecionador de miudezas, às interlocuções preferencialmente de baixa densidade dos minicursos e palestras-espetáculo, do universo das regras técnicas e das normas genéricas e subgenéricas, fixadas acriticamente em oficinas de adestramento, à glamorização midiática de instituições autocomplacentes como a Academia Brasileira de Letras e correlatas, a formas variadas de culto a personalidades literárias, em geral mortas (e Clarice Lispector, Leminski, Ana Cristina Cesar têm sido objeto preferencial de dramaturgias miméticas, curadorias acríticas, ficções e comentários "à maneira de"), mas também em vida veem-se autores, mal lançados em livro, se converterem em máscaras que, com frequência, os aprisionam em marcas registradas mercadológicas de difícil descarte. Como se tornou, a meu ver, a trajetória tão distinta de Marcelo Mirisola e Patrícia Melo, para ficar em dois exemplos de escritores cuja produção poderia ir bem além do exercício automimético.

A idealização de Wilson Martins como imago exemplar do crítico, nesse contexto, não chega propriamente a espantar. Talvez a virulência com que ela tem sido feita nos elogios fúnebres, isso sim seja curioso. Uma virulência que supõe um conflito no entanto invisível, apenas virtual. Nada que se explique, entretanto, via clichê cordial. Pois não há lugar para cordialidade alguma num campo cuja retração e desimportância amesquinham e tornam ainda mais cruenta a disputa por posições, pelos mínimos sinais de prestígio e por quaisquer possibilidades de autorreferendo. Daí a truculência preventiva, propositadamente categórica, emocionalizada, nada especulativa. Espantosa talvez seja a falta de reação mesmo por parte daqueles cuja formação ou experiência crítica seria de molde a articular formas potenciais de dissensão. E que, ao contrário, recebem o autoapequenamento da crítica e do espaço para o debate público com passividade, resignação, quase desinteresse, incapazes de encontrar um campo ativo, mesmo minúsculo, de resistência ou interferência.

Talvez caiba, então, observação mais detida desses necrológios que figuram o colunista como um injustiçado, como uma espécie de herói solitário na pontualidade de suas resenhas semanais, em moldes idênticos, ao longo de cerca de seis décadas. Pois, se podem ser lidos como particularmente sintomáticos de uma redução do potencial de dissenso das intervenções no calor da hora, esses lamentos sinalizam, por outro lado, com singular acuidade, a perda de lugar social da crítica. O que os faz adotarem tom crescentemente exacerbado, agressivo, à medida que se percebem disfuncionais, e dispensáveis, mesmo em meio a um fluxo crescente de lançamentos, no que se refere à divulgação e afirmação de nomes e obras. Por vezes ainda lhes cabe o espaço de cerca de quarenta linhas de uma orelha ou de alguma declaração sobre a importância da obra. Ou o lugar meio envergonhado de um posfácio ou nota introdutória. Não muito mais do que isso ou as duas ou três laudas de uma resenha. Qual o interesse de um comentário crítico quando se pode obter muito mais visibilidade para escritores e lançamentos por meio de entrevistas, notas em colunas sociais e participações em eventos de todo tipo?

Fabricam-se nomes e títulos vendáveis, vende-se, sobretudo o nome das editoras, e sua capacidade de descobrir "novos talentos" semestralmente, ao sabor das feiras literárias. E, nesse sentido, formas dissentâneas de percepção, como a crítica, se mostram particularmente incômodas. Formas personalistas e estabilizadoras, ao contrário, se esvaziadas, parecem continuar benvindas. Se adotado o perfil do colunista que "sabe ficar no seu lugar", que funciona, com voz opiniática, e sem maiores tensões, como moldura quase invisível, inconsequente, para o que o mercado editorial ou o próprio veículo quiser referendar. Se desse lugar sem qualquer ressonância não houver condições reais de intervenção, formulação de questões relevantes e expansão do mínimo espaço público talvez ainda disponível para um exercício crítico que não se confunda inteiramente com busca de prestígio ou com um guia de consumo.

Talvez seja necessário, na discussão de um espaço ainda crítico para a crítica, matar mais uma vez Wilson Martins. Já que sua transformação em imago exemplar parece expor inequívoca vontade de retorno a algo próximo à tradição das Belas Letras, a um regime estável e hierarquizado de vozes e gêneros, a regras fixas de apreciação e prática textual, a um apagamento de novos espaços de legibilidade, espaços ainda não demarcados ou nomeados, e sugeridos por formas de compreensão expansivas, e não exclusivas, do campo da literatura. Um desejo de reierarquização e pureza que não parece sem sintonia com o temor de um universo sóciopolítico menos hierarquizado, com a expansão meio informe de uma classe média cujo imaginário não parece ultrapassar uma coleção inesgotável de bens de consumo. E com uma extraordinária expansão das práticas digitais de escrita, acompanhada, paradoxalmente, no entanto, de uma quase invisibilidade coletiva dessas manifestações, de um encolhimento quase ao absurdo da esfera pública.

Destaco, então, a título de exemplo, dentre os textos sobre a morte de Martins que parecem operar de modo reativo um fechamento auto-afirmativo do campo literário, os de Alcir Pécora, professor da Unicamp, publicado no suplemento "Mais!" da "Folha de S. Paulo"; do escritor Miguel Sanches Neto, divulgado em publicação de circulação menor, e orientação orgulhosamente conservadora, o jornal curitibano "Rascunho"; e, por último, um post incluído no blog de Sérgio Rodrigues no portal de notícias do IG.

Apesar de assemelhar-se aos demais no elogio fúnebre, em que a um velho modelo de crítica — como afirmação personalista do gosto — corresponde um território embelezado do literário, este último é o menos enfático dos três, sublinhando, mais de uma vez, meio a medo, o fato de "quase nunca concordar" com Martins. Desvinculando-se, assim, de maiores filiações, aponta simultaneamente, no entanto, "uma concordância maior", ligada a certa capacidade demarcatória, pois Martins seria alguém "que ousava falar de literatura de dentro", que parecia habitar o campo letrado, posicionando-se na contramão das "verdades importadas de campos fora das letras". O que interessa a ele parece ser a estabilidade identitária, uma garantia de intransitividade para o campo literário, o que a leitura de Wilson Martins invariavelmente oferecia, como uma ilha intemporal, propositadamente cega, sem lugar para a dúvida, em meio ao movimento relacional, autoinstabilizador da parte mais significativa do exercício crítico da segunda metade do século XX.

Ecos de uma vontade de retorno a um literário-apenas-literário se notam, igualmente, nas outras duas notas fúnebres. A de Miguel Sanches Neto não à toa fala de Martins como "o crítico", aquele que seria uma mistura de "bibliotecário" extremamente abrangente, voraz, pois o seu interesse seria por "toda a produção nacional", e de "leitor seletivo", cujo território independente, personalista, seria imune a influências, compadrios, regionalismos.

Uma espécie de “posição sem posição” que, se já passível de discussão pela simples inserção num veículo comercial, pelo exame do conjunto de resenhas produzidas por ele ao longo dos anos, não apontaria, na verdade, para atributo propriamente invejável na experiência analítica. Nesta, ao contrário, são a capacidade de elucidação da própria cadeia argumentativa, e das condições de constituição do sentido e de formulação do juízo, ao lado da articulação de relações críticas significativas com a hora histórica alguns dos fatores preponderantes. E não uma sonhada disponibilidade sem limites ou uma capacidade de exaustiva amostragem e arquivamento da produção editorial.

O texto de Alcir Pécora opera exemplarização semelhante da figura do crítico, a começar do elogio duplo contido no título do artigo publicado na "Folha": "Erudito dissonante". Uma erudição que contrasta às áreas que lhe parecem dominantes nos departamentos de Letras — os estudos teóricos e os estudos culturalistas — e que figuram como oponentes surdos em sua reavaliação do trabalho de Wilson Martins. A vontade de afirmação da importância do crítico morto leva-o, nessa linha, a comparar o seu trabalho ao de Darnton e Chartier, apontando papel antecipador em seu interesse pela cultura material e pela história do livro e da leitura. Uma coisa, porém, é compilar material que poderá se tornar relevante segundo outra perspectiva de leitura, outra bem diversa é constituir conscientemente um objeto de estudo, um ponto de vista anaítico, uma operação crítica, ou a avaliação de um campo disciplinar.

Se não é possível ver crítica ou cronologicamente em Wilson Martins um precursor do trabalho de Henri-Jean Martin e Lucien Febvre ou da teoria das materialidades da comunicação, há outra ordem de atributos que levam Pécora a destacá-lo. Uma não-cordialidade propositada (aspecto talvez discutível, apenas aparente, se observam-se com cuidado os não violentamente criticáveis por ele e o que se resguarda, no seu caso, via antagonização); a truculência verbal (também não exclusiva, bastando observar, nesse sentido, alguns dos colunistas mais populares e longevos em diversas áreas e meios de comunicação); o orgulho de estar sozinho (quando, ao contrário, desde os anos de estabilização democrática, no país, são figuras marcadas exatamente por um conservadorismo ativo que têm se mostrado legião e emprestado a respeitabilidade de nomes já feitos às páginas de entretenimento e opinião dos jornais).

Quando os tempos políticos se mostram outros, e uma homogeneização impositiva parece barrar as cisões necessárias à experiência crítica do próprio tempo, quando já não se constituem, com facilidade, margens articuladas de resistência e situações definidas e consequentes de conflito, talvez seja mais fácil converter a crítica em operação reativa, disfuncional, mas virulenta, cujo motivo condutor passa a ser o retorno autocongratulatório a um passado de glórias, no qual os textos de intervenção podiam ainda provocar controvérsia, e o prestígio das Belas Letras enobrecia igualmente críticos e escritores.

O que parece, no entanto, nostálgico, reativo, talvez não aponte exclusivamente para um período anterior à formação da crítica moderna no Brasil, mas para uma reprodução esvaziada de sentido, e desligada de vínculos efetivos com a experiência histórica, de comportamentos, práticas de escrita e certo culto à autodivulgação e à vida literária que parecem se expandir (em prêmios, concursos, revistas, blogs, antologias, bolsas de criação) em movimento inverso ao da restrição que se opera no campo da produção e da compreensão da literatura, ao da quase total desimportância de livros e mais livros que se acumulam sem maior potencial de instabilização, sem provocar qualquer desconforto, sem fazer pensar. Uma restrição que talvez indique uma incapacidade não só da crítica, mas do campo literário, de modo geral, de reinventar a sua sociabilidade, de produzir condições outras para a própria prática.

Lembro, nesse sentido, a resposta de Jacques Rancière quando indagado, em entrevista recente, a respeito de uma série de escritores contemporâneos. Sem desqualificá-los, comentaria, no entanto, distinguindo a atual da ficção de até meados do século XX: "Penso simplesmente que a literatura não inventa hoje categorias de decifração da experiência comum". E concluindo numa espécie desdramatizada de beco sem saída: "As formas de narratividade, de expressividade, de inteligibilidade que ela inventou foram apropriadas por outros discursos ou outras artes, ou banalizadas pelas formas de comunicação".

Para além do quadro local, o que Rancière sublinha, em perspectiva mundial, é a aparente interrupção de um período de vigorosa contribuição dos estudos literários às ciências humanas (como ocorreu ao longo do século passado), e de poder significativo de interferência e transformação do literário sobre outras práticas artísticas. O que não apenas no Brasil parece encontrar resposta compensatória à sua desnecessidade, e a uma fraca ressonância, em premiações, incentivos, edições de luxo. E numa ficcionalização autotélica de uma espécie de território exclusivo para o literário e sua crítica, de lugar sem condicionamentos ou ecos, que, hipoteticamente sem interferência de outras artes e disciplinas, se mostra, por isso mesmo, incapaz de se repensar e de estabelecer ligações mais consequentes com o próprio tempo.

Curiosamente, como já demonstraram há alguns anos George Kornis e Fábio Sá Earp, e mais recentemente Jaime Mendes, em estudos sobre a economia do livro, se, em termos de oferta, de número de exemplares, o mercado literário vem apresentando um crescimento de mais de 30% desde 2004, isso não se tem feito acompanhar, todavia, nem do aumento de alcance dessa produção, nem de faturamento por parte das editoras, nem de capacidade de absorção por parte de consumidores e bibliotecas. E é como volta a um jogo entre iguais, a um território mais restrito, homogêneo e regulado, de relevância previamente estabelecida, como volta às Belas Letras que se pode compreender a virulenta ressurreição de Wilson Martins, o desejo de Sérgio Rodrigues de um campo puro do literário, a ideia de uma amostragem irrestrita como a de Miguel Sanches Neto (pois previamente demarcada por gêneros, dicções, territorializações diversas), o sonho com um tempo em que "a literatura e o crítico não pareciam ter que sair de cena", para voltar ao texto melancólico e, a meu ver, equivocado, de Pécora.

E, no entanto, talvez seja exatamente desse "lugar estreito demais", e pouco público, desse ponto cego que talvez não se veja em jornais e nas manifestações mais concorridas da vida literária, que caiba à crítica e à literatura definir outros espaços de atuação e trânsito, lugares não demarcados (retroativamente) pelo beletrismo redivivo, nem pelas identidades estáveis do resenhista, do prefaciador, do professor judicativo, do ficcionista auto-mimético. Mas em movimentos de deslocamento nos quais a literatura e a crítica se vejam forçadas, como observa Agamben ao pensar sobre o contemporâneo, a mergulharem "a pena nas trevas do presente". E a saírem de si no sentido da figuração de novas formas de visualização e radicalidade. À maneira do que faz Carlito Azevedo ao reinventar a própria dicção em meio à tensão entre o poema como narrativa e percurso e a sua dramatização interna em estações imagéticas instáveis. À maneira do que fizeram Bia Lessa e Maria Borba, em bela operação crítica, ao amputarem cenicamente, em "Formas breves", a obra de Tchekhov, Kafka, Thomas Bernhard, Sérgio e André Sant’Anna, Almodóvar e mais e mais. À maneira da concepção musical de Rodolfo Caesar, na qual a reflexão em livro sobre a composição "Círculos ceifados", funciona como fator de variação operatória, como obra suplementar por meio da qual escrita e escuta se desdobram e interferem, sem coincidência, potencializando o campo de tensões em que se investiga a experiência composicional. Ou, para ficar em mais um exemplo apenas, como no enfrentamento quase de estrangeiro de Nuno Ramos diante da matéria verbal que, em livros como "Cujo" (Editora 34) e "Ó" (Iluminuras), adquire um nível singular de presença, parecendo intensificar-se exatamente pelo lugar de fora em que se processam essas intervenções.

*FLORA SÜSSEKIND é crítica literária, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e professora de teoria do teatro da UNI-Rio. Autora de "A voz e a série" e "O Brasil não é longe daqui", entre outros. 

 

Flora Süssekind avalia o decaído campo literário


 

 

1. Morte, necrológio e transcendência

A morte recente de Wilson Martins suscitou, previsivelmente, uma pequena série de necrológios, mas também a publicação de um texto dissonante por Flora Süssekind (“A crítica como papel de bala”, O Globo, 24/04/2010). Dissonante em dois sentidos: por discordar da avaliação predominante em tais necrológios sobre a relevância da obra de Martins, e por criticar diretamente três deles.[1] O texto de Süssekind revela-se fértil, porém, não por sua discordância em relação a Wilson Martins, sobre a qual, portanto, não me deterei aqui, mas pelas várias considerações gerais que desenvolve.

Pois o texto de Flora Süssekind transcende o tema imediato que o provocou para realizar um diagnóstico claro de algumas das questões mais importantes acerca da situação atual da crítica e da literatura. Pode-se, então, destacar com pertinência as partes relativas a Martins e seus necrologistas, e se concentrar nesse diagnóstico (o fato dessas mesmas questões dominarem as páginas de Sibila há anos não será, portanto, coincidência, mas o que a biologia chama de convergência: um mesmo meio constantemente leva a desenvolvimentos convergentes entre grupos independentes[2]).

 

[Evidencia-se] o apequenamento e a perda de conteúdo significativo da discussão crítica, assim como da dimensão social da literatura no país nas últimas décadas. Ao lado dessa retração, [há] um conservadorismo que é francamente hegemônico.


[Um] campo cuja retração e desimportância amesquinham e tornam ainda mais cruenta a disputa por posições, pelos mínimos sinais de prestígio e por quaisquer possibilidades de autorreferendo.


[...] Qual o interesse de um comentário crítico quando se pode obter muito mais visibilidade para escritores e lançamentos por meio de entrevistas, notas em colunas sociais e participações em eventos de todo tipo?
Fabricam-se nomes e títulos vendáveis, vende-se, sobretudo o nome das editoras, e sua capacidade de descobrir "novos talentos" semestralmente, ao sabor das feiras literárias.


[Uma] reprodução esvaziada de sentido, e desligada de vínculos efetivos com a experiência histórica, de comportamentos, práticas de escrita e certo culto à autodivulgação e à vida literária que parecem se expandir [em prêmios, concursos, revistas, blogs, antologias, bolsas de criação] [...] sem provocar qualquer desconforto, sem fazer pensar.


[...] O que não apenas no Brasil parece encontrar resposta compensatória à sua desnecessidade, e a uma fraca ressonância, em premiações, incentivos, edições de luxo [...] [e] se mostra, por isso mesmo, incapaz de se repensar e de estabelecer ligações mais consequentes com o próprio tempo.


A íntegra do texto, com tais questões e tal diagnóstico mais alongados, funciona então como uma metonímia de todo um quadro insatisfatório do campo crítico-literário. Antigamente, os reis costumavam executar os trazedores de más notícias, como se aqueles fossem os responsáveis por estas, ou como se as más notícias desaparecem ao serem ignoradas. Substituindo, porém, o arbítrio autoilusório dos reis pela lucidez moderna, aqueles que não deixam as más notícias serem nem ocultadas nem esquecidas, incluindo, em tese, os críticos, podem e devem ser responsabilizados pela possibilidade de intervenção no curso das coisas, o que, além de mais justo do que matar o mensageiro, é não apenas mais lúcido como mais prático. Neste caso em especial, haveria naturalmente muito a acrescentar. Para citar somente dois exemplos, todo o contexto político-ideológico da época, ao lado de certo apequenamento militante de incontáveis poetas abstratizantes-solipsistas. Também haveria o que questionar no pequeno exemplário poético contemporâneo listado por Süssekind ao final de seu texto. (Ver http://www.sibila.com.br/index.php/critica/886-relendo-carlito-azevedo-ou-um-caso-exemplar-da-poesia-brasileira-contemporanea). Mas nada disso anula seu caráter de preciso diagnóstico sintético.

2. Os mortos e os “vivos”

Se o texto de Flora Süssekind mostra-se, assim, o mais interessante dos ensejados pela morte de Wilson Martins, justamente por transcender abrangente e criticamente a efeméride, o texto mais lamentável traz a assinatura de Affonso Romano de Sant´Anna. Mais lamentável, nem por isso menos elucidativo. Não apenas de uma das questões apontadas por Süssekind, como também da própria abordagem crítica de Wilson Martins.

Affonso Romano não está, na verdade, interessado em discutir a obra de Martins, sequer as opiniões recentes sobre essa obra, ainda menos a situação da literatura e da crítica, mas tão somente em “salvar” Wilson Martins das garras assassinas de Flora Süssekind. Rimou, mas não teve graça: “garras assassinas” é um clichê terrível. Acontece que Romano, no afã de defender o crítico recém-falecido, se agarra a uma frase de (bom) efeito de Süssekind e, com ela descontextualizada e transformada em lastro de peso muito aumentado, mergulha diretamente no ridículo. 

Quando Wilson Martins morreu, várias pessoas escreveram lembrando sua obra. E algumas lamentaram sua morte. Mas Flora Süssekind  lamenta que Wilson Martins tivesse vivido. Por isto, [...]  afirma  expressamente que talvez seja necessário “matar uma vez mais Wilson Martins". Ou seja, além da morte física, ela se esforça por extirpar os textos de Wilson da literatura brasileira. [...] Aos ingênuos poderia parecer uma  simples metáfora  essa de “matar uma vez mais Wilson Martins”, pois o objetivo dela   seria uma reflexão para se rever a crítica literária no país.  Não é bem assim.  "Matar"  é tirar a vida,  eliminar, apagar, limpar os vestígios.  E a ensaísta  está tão incomodada com o nome ou o fantasma de Wilson Martins rondando seu imaginário que investiu contra aqueles que escreveram sobre ele quando ele faleceu. Não basta ter ocultado, censurado o nome do crítico nos cursos de literatura quando ele era vivo, agora é necessário também censurar (quem sabe "matar"?)  os que escrevem sobre ele. [...] Isto consubstancia uma "pulsão de morte" sub specie crítica que no plano político e social aproxima-se de ideologias e  regimes  que incitam a matar, extirpar nomes e imagens de adversários como forma de apropriar-se da história (“Critica do necrológio e necrológio da critica”, http://www.affonsoromano.com.br/blog [grifos do autor]).  

Flora Süssekind, a pequena Stálin da crítica contemporânea... Seria engraçado se não fosse, como dito, ridículo. Mais ainda: interessadamente ridículo. Pois se ela não tem nenhuma necessidade de assassinar cadáveres, Affonso Romano tem todo o interesse em manter o mais vivo possível esse cadáver em particular. Tornando-se excelente, então, como caso exemplar do apequenamento interessado da crítica apontado por Süssekind.

Romano foi um dos poetas de predileção de Wilson Martins, e alçado por este aos “píncaros da glória” (ver a seguir). Portanto, não pode atacá-la de modo indignado no afã de defender o crítico recém-falecido sem, por tabela, defender o elogio à própria obra. Dito de outro modo: como o elogio à própria obra viria necessariamente de contrabando em tal situação, se o seu interesse fosse de fato defender o crítico por seus méritos próprios, tal ruído o faria desistir da empreitada. Se não desiste, é porque não se importa com tal ruído. Se não se importa, é porque não está na verdade defendendo Wilson Martins, mas resguardando o elogio à própria obra. Flora Süssekind poderia, aqui, apor sucintamente: c. q. d.

3. A (ir)relevância de Wilson Martins

Faço, para concluir, uma rápida consideração pessoal sobre Wilson Martins, para mim um crítico irrelevante. Dizê-lo não é agradável, mas é, no entanto, defensável. E defensável ao se atentar para o significado de relevante: o que tem relevo, altura, logo, profundidade. E Wilson Martins não possui tais características por ser um crítico muito ruim. Ou tão ruim quanto incapaz de dar conta das obras que critica. Digo “que critica”, e não “que analisa”, porque era virtualmente incapaz de análise. Há quem lhe aponte como defeito (ou qualidade) o ter sido solitário (ou independente) e idiossincrático (ou personalista), mas sê-lo nada tem de condenável (ou elogiável) em si. Muitas mentes geniais foram solitárias e idiossincráticas, enquanto ainda mais seres sociais são perfeitamente banais. O que há de condenável na crítica de Wilson Martins é, ao contrário, sua grande presença somada à pequena relevância, no sentido denotativo. Se dizê-lo não é agradável, é porque se trata de uma longa vida dedicada à literatura (cujos méritos paracríticos, digamos, com destaque para a história literária, são bem descritos por Pécora). Mas, infelizmente, a intenção e o esforço são apenas condições necessárias às realizações realmente relevantes, e não condições suficientes.

Não irei, portanto, estender-me sobre um crítico que, a despeito do renome e da longevidade, considero sem real relevância, apesar mesmo da altura que seus muitos tomos empilhados alcançam. Sou, porém, obrigado a embasar minimamente minhas afirmações. Limitar-me-ei, outrossim, à sua crítica de poesia, por ser a sua face crítica mais claramente inepta.

Na página de Wilson Martins da vastíssima “textoteca” virtual que é o site Jornal de poesia (http://www.revista.agulha.nom.br/wilsonmartins.html), há nada menos de 169 de seus textos de crítica literária, boa parte dedicada à poesia. Uma amostra, portanto, razoavelmente representativa (mesmo considerando a enorme extensão de sua obra), pois além de sua quantidade, há o fato de o site contar habitualmente com a iniciativa dos próprios autores para municiar suas páginas. A primeira variável que se destaca é, então, a própria seleção dos poetas contemporâneos abordados: uma extensa lista que soma, bem, a irrelevância aos poetastros. É de fato possível considerar um crítico que releva tal paideuma na poesia brasileira contemporânea? E não para ser alvo de considerações negativas, mas, como regra, positivas. E positivas não porque o crítico, genial em sua idiossincrasia eletiva, é capaz de enxergar em tais poetas qualidades tão grandiosas quanto insuspeitadas, mas porque incapaz de perceber a obviedade de sua irrelevância poética. O que, enfim, leva-o a afirmações como esta: “[Affonso Romano de Sant´Anna] é o grande poeta brasileiro que obscuramente esperávamos para a sucessão de Carlos Drummond de Andrade”. Não bastasse o puro descalabro de tal afirmação, a justificativa de Wilson Martins é espantosa:

 

[Tal] juízo que foi mal recebido pelos que encaravam Carlos Drummond como sagrado e insuperável [...]. De minha parte, assinalei a "coincidência" espiritual dos poemas affonsinos, acentuando que a sua sensibilidade brasileira se manifestava na "consciência de Pátria", realidade não apenas continental, mas também ancestral e ucrônica (“Poeta maior”, http://www.revista.agulha.nom.br/wilsonmartins043.html).


Naturalmente, tal juízo não foi mal recebido porque se julga Drummond “sagrado e insuperável”, mas sim porque se considera que um poetastro como Affonso Romano não pode, com um mínimo de lucidez, ser comparado a Drummond. Esta passagem, ao menos, serve para exemplificar bastante bem do que é feita a crítica poética de Wilson Martins: abundam “coincidências espirituais”, “sensibilidades brasileiras”, “consciências de Pátria”, mas naturalmente escasseia, nesse largo e raso mar de abstrações grandiloquentes, a terra firme da análise poética estrito senso.

 ----------------------------
Notas

[1] De autoria de Alcir Pécora, Miguel Sanches Neto e Sérgio Rodrigues.
[2] Não é, portanto, difícil localizar alguns excelentes exemplos dessa convergência: 
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/142-capitulos-em-defesa-da-impertinencia-da-poesia
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/116-premios-literarios
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/107-romancistas-contemporaneos-mascam-cliches
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/1062-o-silencio-dos-intelectuais;
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/709-a-mediocre-cultura-qcordialq.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8/9/2010