Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Jornal do Conto

 

 

 Camilo Martins Neto
 


 


O melhor presente de natal de mamãe
 

 

O Natal sempre é uma oportunidade para grandes acontecimentos, grandes eventos, programas, peças teatrais, enfim, e até uma média para alguns, distribuindo presentes, se fazerem passar por bonzinhos, quando na verdade a intenção é outra completamente diferente, estão interessados em, posteriormente, colher dividendos.

Assim, era Natal e minha mãe foi convidada para fazer parte em uma grande festa que aconteceria no estádio de futebol, Albertão, em Teresina, e que um grande empresário, homem “muito bom” estaria descendo no campo, de helicóptero, vestido de papai Noel e distribuiria milhares de presentes, para todos que quisessem e fossem até lá, na grande festa em benefício das crianças pobres...

Nós fomos até lá, afinal de contas, era algo diferente, nem sempre tinha alguém tão “bom” fazendo um gesto generoso daqueles no Natal! E nós éramos pobres, nem sempre os pais tinham dinheiro para comprar presentes de Natal para nós.

Quando chegamos lá, eu fiquei deslumbrado! Era algo fantástico! Eu nunca havia entrado num estádio e lembro-me que meus primos se entreolharam encanfifados com toda aquela grandeza e beleza! Nós ficamos na arquibancada enquanto mamãe se dirigiu até os vestiários onde de lá sairia pelo túnel já dentro do campo vestida de anjo para incenar, com tantas outras pessoas, a peça que fazia parte do espetáculo, onde, depois, Papai Noel apareceria, descendo do helicóptero e não do tradicional trenó puxado por suas renas...( fiquei decepcionado ).

Eu queria ficar perto da minha mãe e por isso fugi, de onde estávamos sendo cuidados por minha irmã mais velha, Mariluce e escalei escadas e muretas, passei por cima de pilhas de tijolos e pedaços de ferros e mais muretas até que finalmente consegui chegar bem do lado do túnel por onde mamãe sairia e ali fiquei... fiquei... até que todos os participantes da peça saíram, mas eu não reconheci mamãe e percebi que além de estar num lugar que não devia eu estava perdido, já que era uma multidão e eu não sabia mais onde meus irmãos e primos estavam e nem eles sabiam onde eu estava ou o que estava fazendo naquele momento!

O programa terminou todos começaram a sair e eu comecei a chorar, desesperado, sem presente, sem entender nada, pois nem pude prestar atenção no que foi encenado, porque estava em pânico, pensei por um momento que nunca mais iria ver meus irmãos, pai, mãe, primos e amigos e as lágrimas nos olhos não me deixavam enxergar direito.

De repente senti uma grande mão pegar à minha mão, olhei e vi o Papai Noel, com sua longa barba me olhar, sentir o meu drama, meu choro e me perguntar:

- O que aconteceu garoto? Porque você está chorando? Não ganhou presente?
- Eu desobedeci minha mãe e saí do lugar que eu estava...
- E agora? Perguntou ele – você está perdido?
- Sim! - Respondi – e perguntei – O senhor veio do céu?
- De certa forma sim – disse ele – sabe eu desci naquele aparelho, chamado de helicóptero, distribui os presentes e agora o programa terminou, estou indo embora!
- O senhor pode me ajudar? Indaguei – chorando e soluçando mais ainda
- Claro! - Foi a resposta – venha comigo.
 

E ele, segurando na minha mão e eu segurando mais forte ainda na dele, tinha medo de soltar e me perder de novo, me levou até à saída, por um atalho, e ficamos esperando todos saírem e entre eles, certamente, sairiam também os meus irmãos e primos e minha mãe, é claro.

Minha irmã Mariluce com meus irmãos chegaram e eu agradeci ao Papai Noel, que até hoje não sei quer era, talvez fosse o meu anjo da guarda, e me juntei à eles; Mas mamãe não estava, pois quando soube que eu havia sumido, estava desesperada no meio da multidão tentando me encontrar, depois de muito tempo, quando voltou ao local de encontro combinado e que me viu lá, me abraçou forte, chorou, me beijou... e pediu, pelo amor de Jesus Cristo, para que eu nunca mais fizesse isso e me disse baixinho que eu era o melhor presente de Natal dela e que nunca queria me perder... Estas palavras de mamãe me deixaram ainda mais emocionado e até hoje não posso lembrar daquele Natal sem que grossas lágrimas me corram pela face! Muito me conforta saber que eu sou o melhor presente de Natal de Minha Mãe e isso não tem presente nenhum no mundo inteiro que possa substituir.