Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Andréa Santos

 

 

 

Na literatura da contramão: a escrita negra e Gwendolyn Brooks
 

"I like the concentration, the crush; I like working with language, as others like working with paints and clay, or note" - Gwendolyn Brooks
 

Estamos nos tempos em que se nota uma rejeição a classificação das ciências, em geral, e dos estudos literários em particular. Esta qualificação leva ao uso excessivo de rótulo, resultando numa fragmentação inoperante dos fatos literários. Então de um lado observo, um querer desligar-se da asfixia que mostra as circunstâncias de serem rotulados, pois há quem considere a criação literária transcendente às limitações impostas pela nacionalidade, sexo, cor e religião.

Conceituar a literatura negra [esta literatura é tida como de contramão] é, em primeira visão, remeter o conceito a uma questão etnocêntrica e reacionária – está claro que a sensibilidade artística vai além da etnia. Ao contrário, acredito que o fato dos escritores negros assumirem essa classificação consciente; pode ser interpretada como um sinal deles desejarem criar. Pois, há uma articulação entre os textos com um modo particular de expressão, de fala, de visão e sentimento do mundo. Existe, ainda, utilização de uma linguagem marcada no vocabulário e na simbologia, empenhada em resgatar a memória esquecida. Desta forma legitimam uma escrita própria, vocacionada a descontrução do mundo denominado pelo branco, primeiramente, e logo depois por negros; e ainda a erigir a sua própria cosmogonia. Logo, a intenção é de uma literatura cujos valores fundadores repousam sobre a ruptura com contratos da fala e da escritura, ditados pelos homens e a respeito da busca de novas formas de expressão dentro do contexto literário.

Entretanto no interior desta contramão, encontra-se outra: a literatura escrita por mulheres negras onde muitas vezes é posta à marginalização nesta produção literária feminina, uma vez que podemos observar facilmente em antologias clássicas de letras, raras, são as escritoras inclusas.

Em 1890, alguns intelectuais afro-americanos decidiram formar uma academia para estudarem autores e artistas, a fim de melhorar o padrão literário black. A demonstração do ‘Não’ as mulheres veio no discurso dos sócios em declarar-se contra a admissão delas na sociedade, porque os assuntos literários e assuntos sociais não se misturam. A esta idéia da America Negro Academy [ANA] tinha-se como defensores os mais ilustres representantes: W.E.B. Du Bois, Alexander Crummel e outros. Ora, observamos, aqui, um discurso contra o gênero feminino negro e não devemos esquecer - quando a questão é preconceito, recaem em ambos os gêneros.

O sexismo na comunidade intelectual negra era e ainda é mais igualitário que as contrapartes brancas as quais ajudaram e ajudam a perpetuar a tradição e crítica predominantemente masculina. Elas trabalharam, continuamente nesta tarefa de criar, editar, mas também, às vezes, como críticas e ainda nos estudos da narrativa afro-americana. A antologia tradicional afro-americana estabeleceu-se como modelo paternalista da literatura onde compete aos escritores nomear os predecessores dos mesmos para que sua autenticidade continue em seu controle cumprindo assim com a tradição. Deste modo, a escrita é considerada singular, sem muitas representações e por algumas razões desconhecidas, escrever sobre as negras não é considerado como racialmente em relação a escrever sobre homens negros; assim foi definido segundo os escritores blacks que seguiam a direção e forma do cânone literário.

Neste momento, a escritora Zora N. Hurston e seu o romance Their Eyes Where Watching God, para Jane- a protagonista do livro- trabalho nem sempre é uma questão de necessidade e a maternidade, jamais estará nas suas considerações. Portanto, para Hurston pode-se especular sobre a mulher negra trabalhando sem pressões: da pobreza e de suas crianças, embora ela nunca possa estar livre do sexismo e racismo. Este romance recebeu crítica de Benjamim Brawley porque o interesse da escritora não estava resolvendo nada. Nesta hora, percebe-se que os críticos americanos não perdiam muito tempo em avaliar as obras masculinas, porém para as femininas criticavam severamente pelo mesmo tipo de negligência cometida pelo um homem. O crítico Richard Wright fez algumas objeções ao romance de Jane porque o caráter de Hurston [ao contrário do dele] vive em uma "órbita segura e estreita...entre risos e lágrimas". Esperava-se que a protagonista de Zora, primeiramente, fosse casada, dedicada aos serviços domésticos e dos campos; e ela não fora escrita assim.

Zora N. Huston (1891 - 1960)Sem exceção, as mulheres afro-americanas estiveram ignoradas pelos críticos negros por muito tempo, até quando elas foram redescobertas e reavaliadas por feministas. Surge, então, a valorização das obras femininas com a análise feminista, alguns deles foram reclassificados como a narrativa de Linda Brent, Incidents in the of a Slave Girl (1860). Esta narrativa havia sido desconsiderada pelos críticos como melodramática e sem representação. Entretanto para as redescobridoras, a obra não só retrata a vida de Linda, como é representativa na vida de muitas escravas.

Quando Gwendolyn Brooks venceu o Prêmio Pulitzer por seu segundo livro de poemas, a crítica feita referia-se a qualquer assunto doméstico, menos a qualidade da poeta e seus poemas. O crítico resolveu escrever uma breve história familiar dela. Iniciando o artigo com uma lista de pessoas que não acreditavam no prêmio concedido Sra. Brooks; e também, catalogando tudo de negativo que a poeta fez depois do prêmio em relação aos cuidados à família que havia sido interrompido, seu marido que lançou mão de ser poeta para ser apenas homem- pois, em uma casa não cabem dois poetas. O artigo não passou de um ato de sabotagem ao papel de Gwendolyn, na literatura afro-americana, pois a visão a ser afetada era a de mulher, esposa e artista, porém seus poemas estão aqui para afirmar a genialidade dela.

Gwendolyn Elizabeth BrooksNascida em Topeka, Kansas (1917-2000), ela está longe de somente interpretar e escrever sobre a situação do negro na América. Gwendolyn Elizabeth Brooks celebra a vida negra ianque quando esta vida não dava a chance de ter a personalidade negra exaltada; especialmente, das mulheres que não deveriam desejar o ato da escrita. Primeiramente, não era apreciada por nenhum dos membros de sua raça - os quais eram denominados de "os de sua cor"; hoje, tem o reconhecimento, chegando até ser chamada a irmã mais velha da nova geração de escritoras.

Com a morte de ilustres negros como Malcom X, Martin Luther King e a integração das escolas, Gwendolyn Brooks1 passou a escrever poemas políticos, mas estes poemas não eram, necessariamente, radicais. Essas poesias antes de ’67 seguiam as normas padrão, logo depois ela começa a experimentar novas formas de criação.

O trabalho de Brooks é verdadeiramente sobre sua raça, apresentado-a como sendo intelligently visible não como uma curiosidade para outros, sua obra faz com que o leitor acabe se identificando.

Trabalhava com jovens escritores negros e participava da comunidade. Trocou o "ambiente unívoco" para uma editora exclusivamente negra antes de sua morte em 3 de dezembro de 2000.


The preacher: ruminates behind the sermon

Gwendolyn Brooks

I think it must be lonely to be God.
Nobody loves a master. No. Despite
The bright hosannas, bright dear-lords, and bright
Determined reverence of Sunday eyes.

Picture Jehovah striding through the hall
Of His importance, creatures running out
From servant-corners to acclaim to shout
Appreciation of His merit’s glare.

But who walks with Him? –dares to take His arm,
To slap Him on the shoulder, tweak His ear,
Buy Him a Coca-Cola or a beer.
Pooh-pooh His politics, call Him a fool?

Perhaps – who knows? – He tires of looking down.
Those eyes are never lifted. Never straight.
Perhaps sometimes He tires of being great
In solitude. Without a hand to hold.

 


WE REAL COOL

Gwendolyn Brooks

The Pool Players. Seven at the Golden Shovel.

We are coll. We
Left school. We

Lurk sin. We
Strike straight. We

Sing sin. We
Thin gin. We

Jazz June. We
Die Soon.
 


Nota:

 

1- Gwendolyn Elizabeth Brooks também publicou uma narrativa intitulada Maud Martha. Esta narrativa foi reconhecida por muitos críticos, inovando a comparação da protagonista Maud Martha com outra escola literária, porém não houve total reconhecimento ao cânone. Ele, o romance, faz parte de qualquer tradição da escrita afro-americana ou americana popular. Para os estudiosos foi surpreendente imaginar a personagem de voz articulada e poderosa na tradição como uma dona de casa negra que mora numa Kitchenette ao lado sul de Chicago.

 

 

 

José Saramago, Nobel

Início desta página

Nilto Maciel