Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Jornal do Conto

 

 

Francisco Miguel de Moura


 

O rico, o pobre e o ladrão

 

Iam o rico e o pobre por uma estrada deserta, fazendo uma espécie de caminhada matinal programada. O primeiro porque comia demais, bebia demais, andava de carro, e os vasos circulatórios estavam entupidos de gordura; o outro porque comia de menos e, sem vitaminas e cálcios, os ossos enfraqueceram, estava ameaçado de osteoporose, além dos reumatismos próprios da idade.

De repente, um motoqueiro barrou-lhes o caminho, e foi descendo da máquina. Era um homem magro, alto, moreno, de cheio de manchas de tinta nas mãos. Puxou o revólver e foi apontando para os dois, que estavam muito unidos naquele instante, e falou rápido:

– É um assalto! – falou primeiro para o gordo.

Não deu pra desconfiar porque ele vinha vestido em uniforme de policial e usando o capacete de proteção exigido pela lei.

– É um assalto! – repetiu a mesma frase, agora mais em direção do magro, sempre com a arma apontada.

O gordo botou os bolsos pra fora da calça. Tinha algum dinheiro, mas não o suficiente para satisfazer o apetite do criminoso. Eram notas de 5, 10 e 50 reais, nenhuma de 100.

O magro automaticamente imita o gordo: botou pra fora os dois bolsos, não tinham nada, nem um níquel.

– Não se mexam! – ordenou.

– Estou liso e devendo... – desculpou-se, baixinho, o pobre.

O homem da moto virou-se pra ele e disse.

– Então, vai morrer. Para aprender a respeitar os direitos dos outros. Como é que o ladrão vai sobreviver? Prepare-se. Vai aprender que quando se sai de casa tem que botar no bolso uns trocados para o ladrão, assim como bota o do guardador de carro, o do estacionamento, o do ônibus, o da merenda... Nosso Sindicato já prevê isto.

O rico, vendo a aflição do companheiro de estrada, teve pena e tentou socorrê-lo. Revirando agora os bolsos da camisa, encontra duas moedas de 1 real cada e entrega-as ao ladrão, apelando:

– Não faça isto, amigo, este pobre senhor só possui a roupa do corpo. Eu empresto-lhes estas moedas.

O ladrão recebeu os trocados, montou na moto e deu partida, enquanto eles tomavam nota, na memória, do número da placa, da cor e de outras características mais evidentes, para depois irem registrar o fato na Polícia, o que de fato fizeram daí a instantes. Estavam quase de frente com a Delegacia.

O delegado mandou o escrivão tomar nota de tudo.

No interrogatório, o ladrão negou tudo, enquanto ia repetindo: “não gosto de pobre”, “tenho raiva de pobre.”

– O que é que vocês querem que a Polícia faça com ele?

O rico:

– Solte o homem, Delegado. Ele bem que poderia ter-nos matado. Mas, não. Foi prudente. Vamos premia-lo por isto.

E o pobre:

– Tome a arma e lhe dê uma boa sova, Delegado. Depois, cana, muita cana nele, até aprender que com autoridade não se brinca.

O Delegado pensou, pensou... E, finalmente, opta por informar aos denunciantes que o Governo acabara de construir um anexo para abrigar os presos que não possuem família nem nada, os pedintes da rua e que vagam pelo mundo sem ter o que fazer – uma espécie de albergue onde os atendidos recebem comida, roupa e cama, além de assistência médica e religiosa. Só esqueceu de dizer que os albergados morriam às dezenas, logo que lá chegavam, sem explicação. Sempre de disenteria.

O ladrão foi pra lá.

O Delegado disse, quando assim decidiu:

– Ora, ora, ladrão que rouba pobre é esmolar.