Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Vássia Silveira



 


Piolhos do tempo


 


 

Dia desses resolvi dar uma folga para o coelho que existe dentro de mim e que insiste em dizer "é tarde, é tarde, é tarde, é muito tarde"... Não dei comida aos cachorros, não fiscalizei o trabalho de minha secretária, não esquentei o jantar e não reclamei das contas a pagar. Troquei as fraldas da pequena Clara mas não a fiz dormir. Espichei-me na rede e pela primeira vez em muitas semanas, lembrei de folhear um livro que ganhei recentemente de um amigo.

O tempo, esse famigerado senhor que a cada dia nos afasta mais das coisas simples da vida, tem sido meu maior inimigo. Graças a ele, ou à sua falta, perdi as contas de quanto tempo faz que não me deleito com o saudável hábito de não fazer nada. Os defensores da máxima o "ócio é oficina do diabo", que me perdoem, mas Milan Kundera tinha razão: se quisermos fazer algo, é preciso ter tempo para não fazer nada.

Lembro-me bem do tempo em que o relógio ainda não apontava para os meus possíveis atrasos. Os dias, quase intermináveis, contados numa ótica diferente. São desse período os meus parcos poemas, algumas tentativas insidiosas pela aventura da prosa e os livros, muitos livros. A maioria carecendo de uma releitura mas, cadê tempo para isso?

Talvez por isso recuso-me a usar relógio. É certo que meu marido, por três anos seguidos, insistiu em dar-me um novo modelo a cada Natal. No último, para alegria minha e felicidade da união, desistiu de presentear-me com mimo tão inútil. Deu-me, se não me falha a memória, Os Sertões, de Euclides da Cunha. Nada menos que 726 páginas em uma edição crítica de Walnice Galvão... E para ser honesta, devo dizer que por mais fascinante que me pareça aos olhos, ainda não consegui tempo para passar da 5ª página, onde se lê uma singela dedicatória.

Semana passada fui surpreendida pelo bloqueio do acesso à Internet. E justo quando queria economizar tempo, fugindo das filas no banco e vendo meu saldo pelo computador! No final, nada como uma pressão. Arrumei tempo para ir ao meu provedor, que fica na esquina de minha casa, e pagar a conta. Fizemos as pazes.

Mas vezes há que não consigo fazer as pazes comigo mesma. Outro dia, descobri minha filha coçando a cabeça. Não era o calor que a incomodava, mas algumas dezenas de piolhos que Deus sabe, há quanto tempo se escondiam nos seus cachos. Nesse caso, decididamente, não fiz as pazes comigo. Pensei nas dedicadas mães que sabem deixar de lado suas próprias ambições e quando põe os pés em casa encontram tempo para cuidar das pequenas e grandes coisas que se escondem num lar.

E antes que o leitor me acuse de mãe desnaturada devo dizer que os piolhos não perturbam mais minha filha, e que o incidente serviu para que todos os dias eu encontre tempo para olhar seus cabelos. Uma lição que ainda não pude estender para as cartas não enviadas, os livros não lidos e o Inglês sempre por aprender. Mas se é verdade que o tempo é o melhor remédio, talvez ainda encontre algum para pôr em dia tantos itens escritos, sempre repetidos e nunca cumpridos, da minha lista de fim de ano.


 

 

 


 

18/10/2005