Jornal de Poesia

 

 

 

 

 

 

 

Ruberval Araújo Cunha


 

Comentário sobre Livro RETICÊNCIAS...
(de Rubenio Marcelo)


 

... Todo livro começa com uma página, todo sonho com uma descendência.

Descendente de uma cantadora de viola, o eflúvio da inspiração e a capacidade de desnudar o corpo e o espírito da cultura fazem-se presentes através de RUBENIO MARCELO. Membro e atual Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Rubenio é escritor, poeta, compositor, cordelista e sonetista nato, além das formações em Engenharia e Direito.

Nesta obra, o autor concretiza a máxima de Roland Barthes: “Que a diferença se insinue e se consagre no lugar do conflito”. E no lugar do conflito, temos a irmandade dos essenciais poéticos, a presença de Deus, as entrelinhas e “RETICÊNCIAS” que necessitamos para viver o âmago da poesia.

Na terra das palavras, das emoções genuinamente populares, na bacia das inspirações nordestinas, o cordelista mostra a sua face conversando com o mar galopes de infinito... Ponteios que saltam de suas lembranças para ganhar vida e cantar as cordas da sensibilidade em versos bordados com os fios dourados do imaginário e a viagem da (re)descoberta; onde o cordel é a cor que cora o céu, papel que pulsa retratos e vozes permeadas com o timbre da emoção. Sua lembrança, por vezes, é um castelo de lágrimas silenciosas, costuradas com amor e competência estética, como nos versos a seguir:
 

“Tocando meus dedos nas cordas plangentes / Da minha viola-deusa-companheira, / Relembro os dias com mamãe na feira / Brincando fagueiro ao som dos repentes; / Saudosos instantes, distantes, ausentes, / Que a minha memória não pode olvidar; / Pois foi este carme que fez germinar / A paz verdadeira no meu coração, / Com ele cresci, em inspiração, / Cantando galope na beira do mar.”
 

E do oceano das leituras, das ondas do conhecimento, surge a segunda vertente que nutre o poeta Rubenio Marcelo, amparado na herança da figura paterna que dominava com maestria o latim e o classicismo da linguagem. Sua outra metade evoca gênios da literatura mundial e o completa enquanto literato, transformando este livro em um espelho de sua busca e encontro. Um espelho onde verdadeiras esculturas da arte poética – os sonetos – encontram a familiaridade com as rimas ricas, as chaves de ouro, a metrificação, a dedicação e a beleza poemática que funde a técnica e o dom divino em catorze pedaços de uma só eternidade; tal qual no terceto final do seu “Soneto da Perseverança:
 

“Trabalha, persevera até a morte!
Uma libra de coragem vale mais
Que vinte mil toneladas de sorte!”

 

Reticências... é uma agenda de nascimento sem horas marcadas, marcando o sempre de cada leitor disposto a descobrir e ampliar os tempos inacabados que existem em todos nós; é um espaço para iluminar os pensamentos com mais uma possibilidade, é a voz, a vida e o mais novo filho do escritor Rubenio Marcelo.

 

Ruberval Araújo Cunha
(Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/MS)

 

 

Rubenio Marcelo

Leia Rubenio Marcelo

 

 

 

 

 

14.09.2005