Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Marta Gonçalves

Poussin, The Nurture of Bacchus

Poesia:


Prefácio, ensaio, crítica, resenha & comentário:


Conto:


Alguma notícia da autora:

 

Bernini_Bacchanal_A_Faun_Teased_by_Children

 

Da Vinci, Cabeça de mulher, estudo

 

 

 

 

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

Marta Gonçalves


Marta Gonçalves nasceu em Juiz de Fora, filha de Carlos Augusto Gonçalves e Julieta Gonçalves. Seu pai era industrial e pintor premiado. Fazendo versos desde a adolescência, publicou em jornais de sua cidade, colaborou no Suplemento Literário do “Minas Gerais” e em revistas e jornais portugueses e uruguaios. Pertence ao grupo literário da Associação de Cultura Luso-Brasileira. Seus textos conquistaram diversos prêmios em concursos literários.

As obras publicadas da autora são: “Pássaro da Insônia” (1979), “No Vidro da Aurora” (1982), “Luisinho e o Boca-de-forno” (1984); “O Piolhinho Mágico” (1990), “Haicais” (1990); “Cavalos Verdes (1991); “Trigais do Tempo” (1991), “Exercício de Descoberta” (1992); “Canto Provisório” (1992); “Cartão Especial” (1993), “Primeira Palavra” (1994) e “Paisagem Imaginada” (1997).

 

 

 

 

 

 

Jornal de Tributos, o lado profissional de Soares Feitosa

 

 

 

 

 

Marta Gonçalves


 

Para Soares Feitosa
 

Foi alegria receber seu telefone falando do nosso CartãoThomas Cole (1801-1848), The Voyage of Life: Youth Poético “Alegoria”, Ed. Minas. É dura a luta literária, faz anos estamos tentando deixar algo. Algo que fique na retina, que alcance o infinito. Nem sempre o que escrevemos tem a marca, o valor necessário à perenidade. Soares Feitosa tem pouco tempo de poeta, menos de dois anos, porém notamos uma explosão de alma, de vida interior, no poeta.

Chegou Réquiem em Sol da Tarde. Que título poético. O valor começa na feitura do livro, feito pelo autor que ama o computador. Um encanto a arte gráfica no andar do livro.

A porosidade do homem está no texto. Na leitura de sua poesia me lembrei de Manoel de Barros. O mesmo cheiro de terra, renovação da palavra, outra forma criativa na poesia. Um cromatismo domina os poemas. Percebe-se claramente o interior, a infância crescendo no universal.
O Ceará ganhou nova voz, que juntamente com Francisco Carvalho, Dimas Macedo, Jorge Pieiro e outros enriquecem a poesia do Brasil.

Foi bom conviver com a boa estrutura de seu texto e com um livro feito pelo autor.
 

 

 

 

 

 

Muito mais de não sei quantos mil poetas,

contistas e críticos de literatura.

Clique na 1ª letra do prenome:

 

A

B

C

 

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

 

X

Y

Z

 

 

WebDesign Soares Feitosa

Maura Barros de Carvalho, Tentativa de retrato da alma do poeta

 

 

SB 04.01.2023