Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

Marcelo Benini

.

,

Fortuna:

.

Alguma notícia do(a) poeta:

  • Marcelo Benini nasceu no ano de 1970 na cidade de Cataguases, Zona da Mata de Minas Gerais, cidade de grande tradição cultural e literária. Aos quatro anos mudou-se com a família para Brasília.

    A inclinação para a literatura se manifestou cedo, por volta dos doze anos, quando se trancava no quarto para escrever os primeiros versos. Aos dezessete anos, entrou para duas faculdades: Letras, na Universidade de Brasília e Comunicação Social, em urna instituição particular. O desejo de trabalhar e alcançar alguma independência financeira o fez optar pelo curso noturno, de Comunicação Social. Formou-se e mais tarde fez a pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na área desde 1987.

    A literatura sempre esteve presente em sua vida, escrevendo, lendo e convivendo com os livros, como ele mesmo conta: "Ainda em Cataguases, meus pais formaram urna respeitável biblioteca com os grandes clássicos da literatura e da filosofia. Quando viemos para Brasília, meu quarto passou a ser a biblioteca da casa. Isso durante toda a infância e a juventude. A proximidade com os livros nasceu dessa presença física mesmo. Todos os dias eu acordava e via ali, em frente á cama, os Voltaire, Dostoievski, Flaubert, Balzac".

    Como principais influências literárias, Benini destaca os franceses e russos da segunda metade do século XIX e, entre os brasileiros, Manuel Bandeira, João Cabral, Vinícius e Drummond, na poesia, e Machado de Assis e Guimarães Rosa, na prosa. Mesmo começando a publicar somente em 2010, aos quarenta anos, o autor manteve-se sempre em atividade. "O Capim Sobre o Coleiro" é o resultado primeiro dessa produção. A maioria dos poemas começou a ser escrita por volta dos vinte anos e foi sendo modificada desde então, em um trabalho incessante de busca da forma ideal.

    Benini é dono de um estilo lírico e bastante sintético, chegando muitas vezes ao limite. O livro tem vários poemas com apenas um verso. "Evito tudo que possa distrair o leitor da ideia síntese, aquilo que realmente interessa ser dito ", diz. O autor considera também que para a boa produção literária é necessário o trabalho exaustivo para que o escritor consiga chegar a um estilo límpido e livre dos lugares comuns. Em seu livro de estréia, "O Capim Sobre o Coleiro", Benini usa o elemento alegórico do passarinho para tratar das mais diversas questões ligadas á existência. "No livro, procuro/alar do meu pequeno universo que é todo referenciado em Cataguases", afirma o autor.

    O livro é dividido em quatro partes e cada urna delas aborda urna questão essencial da vida humana. A primeira parte trata das relações com a origem, a família, a infância e a formação. Na segunda parte, o livro toca em questões como o amor, o espanto, as alegrias e as frustrações, enfim a chegada da maturidade. Na terceira parte ha quase urna unificação metafísica entre o homem e o passarinho. E, finalmente, a quarta parte que se chama "Pega Passarim Com Poesia" é urna reflexão sobre o ato de criar. O livro tem cento e treze páginas e foi editado pelo próprio autor. (Fonte: Antonio Miranda)

.

 

 

 

 

     
 

 

Gizelda Morais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

John William Godward (British, 1861-1922), Belleza Pompeiana, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Riviere Briton, 1840-1920, UK, Una e o leão

Marcelo Benini

 

 

Quando um menino bebe a água do rio

O rio corre para dentro do menino.

O menino discursa o rio

Até que mije o rio outra vez.

*

 

Primeiro susto: uma goiaba grávida de bicho.

*

 

Minas é um lugar

Em bordas de montanha

Onde o tempo é pano

E a alma é linha.

*

 

Há no amor insistência

Esses planos de galinha voar

Cachorros passando cercas.

*

 

E eu rindo, rindo, riacho

Diacho de amor mais findo.

*

 

A tarde estava presa

Por um jirau de maracujás.

Para que serve um jirau de maracujás

Senão para erguer a tarde?

*

 

As andorinhas justificam a existência das telhas.

Os pardais, dos fios.

*

 

Embrulho de pão é depositário fiel da poesia,

Principalmente com barbante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18.2.2011