Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Luciano Maia


 

O poeta da Romênia
 

O Povo, Fortaleza, Ceará, Brasil
21.10.2004

 

O escritor cearense Luciano Maia lança o livro Mihai Eminescu - 25 poemas de amor romântico, nesta quinta-feira

 

Para comemorar os 115 anos da morte de Mihai Eminescu (1850-1889), poeta romântico romeno, o escritor cearense Luciano Maia traduziu vinte e cinco poemas desse que é considerado o poeta nacional da Romênia. As traduções foram reunidas no livro Mihai Eminescu - 25 poemas de amor romântico, que será lançado hoje no Espaço Oboé, às 20h.

"A poesia de Mihai Eminescu está vazada daquele sentimento de mundo encontrado em praticamente todos os poetas românticos. Mas há, sobretudo, em sua escritura, uma ondulação entre colinas (visão bucólica-onírica de reintegração à natureza) e ondas (o mar como o grande sorvedouro), entre a vida efêmera e a eternidade, entre a finitude da condição humana e as consteladas distâncias cósmicas", explica o autor.

Segundo Luciano, o poesia de Eminescu se assemelha à lírica do condoreiro Castro Alves (1847-1871). Em especial pelo que classifica como ''vocação do cósmico'' e pela preocupação com o social. ''Castro Alves, em seus poemas libertários, em que conclama à superação da escravidão negra, nos lembra Eminescu em suas famosas Epístolas, onde denuncia a opressão e celebra os valores nacionais de coragem e patriotismo'', escreve Maia na apresentação do livro.

Durante o lançamento de Mihai Eminescu, Luciano também apresenta a reedição de Um canto tempestado, coletânea de poemas escritos entre 1970 e 1982. ''Esse livro visita um tempo e um espaço determinado para daí extrair nossas expectativas para a criação literária'', explica o autor.
 

 

 

 

 

18.11.2004