Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Leonardo S. Oliveira 

Titian, Venus with Organist and Cupid

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Contos:


Alguma notícia do autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bernini_Bacchanal_A_Faun_Teased_by_Children

 

Jornal do Conto

 

 

 

 

 

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), A Classical Beauty

 

 

 

 

 

Leonardo S. Oliveira


 

Bilhete ao Soares Feitosa:

 

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, September 29, 2004 6:03 PM
Subject: Re: As poesias

 
    Bem, recebi o que me enviaste. Espero não me demorar muito no que irei escrever, mas tenho bastante a dizer sobre o que li e, de fato, fiquei bastante entusiasmado (tanto com o que foi escrito quanto com o seu projeto).
    Enfim, recebi os três pequenos livros e a primeira coisa em que reparei foi na edição. Não é uma edição de livro tradicional nem nada, mas é uma edição que muito me agradou. Gostei do estilo, cheira a boa literatura; das cores das capas, da textura do papel até a formatação dos textos. Foi o simples bem feito e bonito; bela edição.
    Quanto ao que li (não li tudo ainda, recebi hoje a tarde), gostei bastante. Achei bastante interessante o texto em prosa "Da caixa postal aos corrós de açude: Uma visita ao poeta Ascendino Leite", mas corri logo para as poesias (Ah, sim! Às belas poesias) e reparei que, das que eu havia lido, a que eu mais gostava era logo a última, a do verso do livro. "O prisioneiro", gosto muito, um tanto quanto surpreendente.
    Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a sua entrevista com o poeta André de Sena.De fato os poetas e escritores, em geral, não devem pensar em ficar ricos fazendo isso. Eu mesmo, se pudesse imprimir o que faço, editar e saber que as pessoas estão lendo e entrando em contato tanto com a literatura quanto com minhas idéias, já ficaria satisfeito. Na verdade é isso que pretendo um dia, ter um emprego bom e estável para poder escrever como um hobby e, como todo jovem imagina, tentar mudar alguma coisa nesse país. Sabe, faço poesia e faço contos ou histórias porque gosto, mas também faço por querer passar minhas idéias para as pessoas, quem sabe um dia trazer uma conscientização (Aliás, é para isso que serve a cultura). Contos, poesias e histórias, para mim servem para tentar entender o ser humano e também entender esse nosso mundo tão confuso. Enquanto isso pretendo me formar e talvez ser jornalista, ou ensinarei nossa bela língua (e literatura!) para os jovens que vierem depois de mim, pretendo cursar letras na UERJ e Comunicação Social na UFRJ.
    Finalmente, venho finalizar esse longo relato. Espero não ter ficado grande demais. Venho dizer que gostei do que disse sobre o JP e todo o ideal de transmitir literatura e conhecimento para os demais, de expôr a beleza literária de nossa língua pelos sete continentes e, digo mais, percebi que apesar de muito prazeiroso para você, o JP exige muito tempo, por isso me ofereço a te dar ajuda se preciso. Embora eu tenha que tirar umas horinhas para estudar, tenho tempo o suficiente e conhecimento de internet para ajudá-lo. Gostaria muito de participar desse projeto, quem sabe, futuramente, fazendo algo parecido aqui no rio. Até mais, Leonardo S. Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

05.11.2004