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Jorge Tufic

 

"Suíte"de Beça ou a dança de Zorba diante dos furacões

 

Dominador infalível da nomenclatura musicográfica, Aníbal Beça dedica o seu longo poema "Suíte Para os Habitantes da Noite" exatamente aos que habitam as cavernas luarenses da Deusa Negra, sorridente e misteriosa. mas o que tem a ver esse título e os correspondentes subtítulos do livro com os habitantes da suíte imaginária que lhe serve, no entanto, para abraçar as múltiplas variações de um belo itinerário poético, sólido e raro? É a pergunta que nos ocorre no decurso da viagem através de suas páginas extensas e generosas. Logo logo, porém num como regresso à ordem de leitura, Marcus Accioly abona os aparentes excessos da titulagem com a palavra do mágico: "Aníbal Beça é Dédalo (construtor do labirinto de palavras) e é Teseu (não perde o fio de Ariadne) desafiando o Minotauro do poema".

Aparentemente subtraído à luta e aos embates do nosso cotidiano operário, mas parte dele como aspiração da Poesia ao pleno alcance de todos, pobres e ricos, este livro de Aníbal pesa no tamanho e pesa no conteúdo. Esbanja poesia, recria o discurso usual e chuta em gol, profundamente, abalando os arcos do comodismo, da improvisação e da mania chula e corrente do fazer marginal, sincopado e medíocre. Trabalho sereno o poeta mobiliza a noite e seus habitantes como testemunhas da insônia criadora, da nuvem, do solo ausente, da curva estelária, do tigre e do chão. O livro todo, no fundo, é uma balada extraída da noite e dos habitantes de uma cidade imaginária, de um tempo de seres remotos, cujo resgate parece iminente.

Dignas de nota, por outro lado, são as referências, embora de passagem, às raízes dessa cultura das mil e uma noites ao som e à luz da herança andaluza, através do alfenim, da laila (ou laile) e daquele trecho de Garcia Lorca que encima o poema XVI (Pastorália com duas leituras para solo de avena). Estes ares, solenemente enraizados na metáfora dosbons cantadores de cepa lusitana, mergulham, também, na lembrança de um passado inexplicavelmente submerso nas trevas do esquecimento e da morte. Onde, assim, o fárass de Antar aos luares de Kadija? Onde os textos de ouro recolhidos do saber indireto e da poesia dos Sufis? E a noite dos contos intermináveis que transformam a sentença de morte num cântico de amor e liberdade? As invocações do poeta são justas e se encaixam na dança de Zorba como quem disputa um terreno arenoso e difícil contra os redemoinhos do vento.

"Serpente furtiva", o poema ou os poemas deste livro de Aníbal Beça restabelecem a vontade de criar e dar à beleza das noites que trazemos dentro de nós o brilho inédito de uma transfiguração a que nunca devem falta os brindes nem os verdadeiros convivas da serenata. Amigos e autores prediletos recebem, também, a homenagem do autor na parte final do volume, "poemas dedicados".

Belíssima nave constelada por tantos sons e orquestras fartamente dotadas dos mais sofisticados instrumentos musicais, a "suíte dos habitantes da noite"segue, repleta, em direção ao sucesso e ao merecido êxito literário. Finale - Piú soave - de um período no qual Majnun ainda perde o juízo por Laila: no caminho certo, entretanto, para incorporá-la, de vez, aos tecidos do canto.
 

 

Aníbal Beça

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