Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Concretismo


 


Poesia redescoberta


Trabalho realizado pela equipe de Redação do Caderno Mais!
Folha de São Paulo, 08.12.96

 


 

O pesquisador alemão Claus Clüver passou todo o ano de 1996 dando aulas na pós-graduação do departamento de teoria literária e literatura comparada da USP. Casado com uma brasileira e há muitos anos professor de literatura comparada da Universidade de Indiana, nos EUA, a poesia concreta é uma de suas especialidades.

Na entrevista a seguir ele fala das origens do movimento e de sua presença em outros países. (AS)

Folha — Como surge o concretismo?

Claus Clüver — A poesia concreta começou -seria melhor dizer, recomeçou- na Europa, após a Segunda Guerra Mundial. Digo recomeçou porque muitas das coisas experimentais feitas entre as duas guerras foram completamente esquecidas ou destruídas. É impossível saber ao certo como e em que medida as pessoas que começaram a fazer poesia concreta tiveram contato com o que pudesse ter sido feito antes. A redescoberta começou em vários lugares.

A poesia concreta já pode ser percebida, por exemplo, em Üyvind Fahlstrüm, que realmente nos deu a primeira versão de um manifesto, em 1953, mas era uma poesia um pouco barroca, sem a rigidez da poesia concreta que conhecemos. O termo ``poesia concreta'' já havia sido usado pelo poeta e pintor Jean Arp, em relação à poesia de Kandinsky (``klänge'', de 1912).

Havia, simultaneamente, na Suécia, Áustria, Alemanha e França, entre outros países, tendências na direção da poesia concreta, sem que uns soubessem o que os outros estavam fazendo.

Folha — Quem foi o primeiro a escrever poesia concreta?

Clüver — Talvez o primeiro tenha sido Eugen Gomringer, um suíço-boliviano que era o secretário de Max Bill na escola de artes plásticas de Ulm. Gomringer já tinha trabalhado na Suíça com pintores da linha de Max Bill, que, desde os anos 30, chamava sua pintura de pintura concreta. Esta pintura tem muitos traços que podemos transpor para a poesia concreta. A convivência com Bill e sua própria inclinação pessoal tiveram como resultado poemas muito curtos, às vezes de uma palavra só.

Folha — E os brasileiros?

Clüver — Os brasileiros não foram os primeiros por uma mínima diferença de tempo. Começam em São Paulo, por conta própria, após descobrirem Ezra Pound. Aí decidem fazer um trabalho de ``inventores''. Nesse momento, eles falavam do poema como ideograma, seguindo Pound.

Há também o papel desempenhado por Max Bill, já que ele ganhou o grande prêmio internacional de escultura na primeira Bienal de SP (1951). Pouco antes já havia acontecido em São Paulo uma retrospectiva dele. Ou seja, ele tinha uma enorme influência nos anos 50. Isso também é válido para a música. Pierre Boulez, que esteve há pouco no Brasil, havia visitado São Paulo no início dos anos 50. Aliás, se eu tivesse que citar um modelo para a poesia concreta brasileira, diria que é musical — é a música de Webern. Nela estão todas as características, transplantadas, obviamente, para a música.

Folha — Como o concretismo se desenvolveu fora do Brasil?

Clüver — Várias tendências se desenvolveram em muitos países, na França, Inglaterra, Escócia -Ian Hamilton Finlay, por exemplo, além de escrever nessa linha, também publicou uma série de pequenas edições com poesias de vários países e, assim, transformou-se em um importante mediador. É fundamental também o papel da poeta norte-americana Mary Ellen Solt, que publicou, em 1968, a mais rica antologia internacioal da poesia concreta.

Nos anos 60, a poesia concreta é praticada também em Portugal, na Turquia, na Tchecoslováquia, entre outros países.

Folha — E na Alemanha?

Clüver - Na Alemanha, com Gomringer e outros poetas, ela teve certamente um grande desenvolvimento. São poetas que não ocupam uma posição marginal, têm um status estabelecido. Esse status não pode, porém, ser comparado com a posição e influência dos irmãos Campos e de Décio Pignatari no Brasil. Não apenas pela qualidade da produção poética, mas também pela importância do desenvolvimento de uma teoria que não tem equivalente em qualquer outro país, bem como pelo atuação no campo da tradução e pelo papel didático que exerceram ao introduzir nos jornais informação sobre a criação poética, musical e visual do mundo inteiro.

Mas, voltando à Alemanha, é lá, também, o local em que há a maior produção textos críticos sobre a poesia concreta. Atualmente, nós estamos conscientes de uma tradição européia. Começa a existir um trabalho de busca de fontes européias da poesia visual, que, na verdade, não é só visual. É uma tradição tão rica quanto muitas outras tradições poéticas, mas teve sempre o problema de estar situada entre duas disciplinas: a literatura e as artes plásticas.

Folha — O concretismo é estudado nos EUA?

Clüver — Muitas pessoas conhecem a poesia concreta, mas, infelizmente, como se percebe pelos glossários e dicionários que vêm surgindo, a compreensão é muito superficial. Há, porém, alguns trabalhos importantes, mas dentro dos círculos acadêmicos. Não sei de um trabalho descritivo, histórico-crítico, sobre a poesia concreta em termos internacionais.


 

 

 


 

24/01/2007