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Dimas Macedo


 


Peregrinos de Deus


 


 

O sistema da literatura, segundo o sentimento de Antônio Cândido, compreende uma pluralidade de sentidos que se alojam para muito além do texto literário. Aponta para o que subjaz nas entrelinhas do palimpsesto, fora dos campos específicos da semântica, da linguagem ou da sintaxe polifônica que se infiltra nos signos culturais que interagem com o contexto literário.

Antônio Cândido não quis sugerir com isso a existência de uma sociologia da literatura, como categoria do conhecimento sociológico. Quis, pelo contrário, evidenciar a existência da sociologia literária como um instrumento de conhecimento crítico dos arquétipos que a literatura representa, enquanto documento e espelho dos diversos modelos de escrita.

O sistema literário, com efeito, é mais do que plural em suas intenções. Tudo o que faz da literatura uma produção cultural para além do isolamento do sujeito ou tudo o que a conduz para a dinâmica dos processos que a movimentam, integra também o conceito de sistema literário.

Saraiva Junior, autor de Devotos, Loucos e Peregrinos (Fortaleza, Impece, 2005), não está integrado no sistema social da literatura cearense, pois sequer circula nos espaços da moda onde ela é veiculada ou consumida. É, antes de tudo, um quase-desconhecido dos seus pares. Vive a solidão dos discretos que se escondem nos folguedos do sonho e do imaginário.

Uma coisa, no entanto, me parece certa com relação à sua obra: tem ela um indiscutível sabor e um inebriante cheiro do povo cearense, principalmente da gente e do povo do Ceará que sofrem com a aspereza e a aridez que rondam as cidades do interior.

Gente simples, imbuída de paixões vigorosas, de coragem e alucinações desmedidas, de devaneios e autenticidade que nos contagiam. Gente desvalida, armada pelo escudo da graça e da perseverança, vítima da violência e da resignação e expatriada da nação e da sociedade pelas quais morre e para as quais ressuscita feito sementes de mostarda.

Falo de gente porque a arte literária de Saraiva Junior é feita essencialmente de personas e não de cenários, de sacrifícios heróicos e não de paisagens-ambiente. O homem, o delírio de homens e mulheres que trabalham e sofrem a loucura dos que buscam Deus e a família como redenção e catarse da paródia humana que tecem a cada ato da sua rotina messiânica.

O autor desde livro estreou em 2000. Temporal e Outros Contos foi o título do seu primeiro conjunto de escritos. Posteriormente, em 2004, nos daria Senador Pompeu em Crônicas e, assim procedendo, consolidaria definitivamente o seu nome como um dos mais inquietos escritores do Ceará na atualidade.

O que caracteriza esses livros de Saraiva Júnior é a paixão pela autenticidade e a verossimilhança dos relatos que nos traz em forma de arte literária. Existe neles uma compulsão pelo testemunho, pelo resgate da memória atávica, pela saga e pelo heroísmo de suas personagens.

Fazendo ou não a historia ou a memória do Sertão Central do Ceará, Saraiva Júnior preocupa-se antes de tudo com a tessitura da arte literária, exibindo, às vezes, um domínio de linguagem ou de sentidos do texto literário que o deixa muito próximo, é certo, dos grandes mestres da literatura.

Nada lhe falta, acredito, para que se torne um dos nossos melhores escritores no futuro. Sabe empregar com segurança os diversos recursos da forma, tem a compulsão da escrita e conhecimento, como poucos, dos percalços da condição humana. E, bem assim, tem senso de observação dos usos, costumes, misérias e virtudes devocionais e seráficas do povo cearense.

Este novo livro de Saraiva Júnior, que tenho a honra de apresentar, é bem um atestado de quem, não sendo um franciscano de carreira, se fez um escritor franciscano para gravar, em escritura de mármore, um dos melhores relatos em torno de devotos, ascetas, peregrinos e servos de São Francisco de Assis.

Nestes contos de Saraiva Júnior, a atmosfera mística, os mistérios da graça e os testemunhos da fé se fazem os grandes eixos de abertura e de fechamento do texto. Em todos os relatos, porém, os componentes ficcionais e os recursos textuais da verossimilhança são os responsáveis maiores pela boa regularidade da técnica e pelo excelente domínio dos cortes gramaticais e estilísticos que se vão minutando a cada passo do andamento da narrativa.

Contos à clef, por certo, para aqui me valer da precedência dos romances à clef que tanto marcaram e remarcam a nossa tradição literária. Mas contos reais, que se mostram carregados de estatuto literário de monta, que honram a curta e a longa ficção do Ceará. E que honram também o nome do autor, a sua tradição cultural, a sua consciência política e, acima de tudo, a sua dignidade de cidadão e escritor.


Prefácio do Livro
Devotos, Loucos e Peregrinos.
Fortaleza, 27/09/2005.