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Cacaso




Na vitrola ou no Cd... Cacaso

Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, Brasil
04.12.2004


 

Toquinho, Dulce Nunes, Nelson Angelo, Jards Macalé, Sueli Costa, Novelli, Edu Lobo, Miúcha, Rosa Emília, Maurício Tapajós, Elton Medeiros, Francis Hime, Sivuca, João Donato, Danilo Caymmi, João Bosco, Aldir Blanc, Zé Renato... Se houvesse espaço, a lista seguiria, tantos foram os parceiros musicais de Cacaso. Da sala de aula na PUC/RJ, onde ensinava Teoria Literária, ele saltou para as letras de músicas, trabalho de composição numeroso e uma das maiores contribuições do poeta para a arte popular brasileira.

Como gosta de definir Heloísa Buarque de Hollanda, Cacaso era poeta em tempo integral. Em 1963, o grupo “Os Cariocas” gravou “Carro de boi”, uma das tantas parcerias que ele realizaria com Maurício Tapajós. Três anos depois, em 1966, juntamente com Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho, compôs a trilha sonora para a ópera popular “João Amor e Maria”, de autoria do próprio Hermínio Bello de Carvalho.

A ópera, dirigida por Kléber Santos e Nélson Xavier, teve no elenco Betty Faria, Fernando Lébeis, José Damasceno, José Wilker e Cecil Thiré, além do quarteto vocal MPB-4, cenários de Marcos Flaksman e encenada no Teatro Jovem. Desta ópera, com disco lançado pela gravadora Mocambo/Rosemblit, ficaram marcadas “Luta danada”, “Tira o peixe do mar”, “Tempo bravo”, “Jangada”, “Foi milagre” e “Não adianta não”, todas em parceria com Maurício Tapajós, e, ainda, “Modinha”, em parceria com Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho.

Quatro anos depois foi a vez do grupo Os cinco Crioulos, integrado por Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho e Nelson Sargento, gravarem “Aurora da Paz” (parceria com Elton Medeiros) no LP “Samba... No duro - volume I” (Odeon).

Paulinho da Viola repetiu o gosto pelo poeta em 68, gravando “Meu carnaval” (Elton Medeiros e Cacaso). Já Elizeth Cardoso interpretou “Modinha” (com Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho) no LP “A enluarada Elizeth”. Mas ainda estamos falando de Antônio Carlos de Brito, já que o poeta ainda não assinava Cacaso.

Na década de 1970, foi um dos principais teóricos e ativistas da chamada “Geração mimeógrafo”, que editava seus livros de poesia de forma artesanal.

“Dentro de mim mora um anjo”, uma de suas principais composições, ganhou a voz de Sueli Costa em 1975, e foi incluída na trilha sonora da novela “Bravo”, da Rede Globo e, mais tarde, regravada com sucesso por Fafá de Belém. A partir dessa fase, vários intérpretes consagrados gravaram Cacaso, como Maria Bethânia (Amor, amor), Simone (Face a face) - ambas em parceria com Sueli Costa - e o grupo A Barca do Sol registrou “Cavalo-marinho” (com Nando Carneiro). Ainda na década de 1970, Olívia Byington regravou “Cavalo-marinho” (no LP Corra o risco,) e Milton Nascimento regravou Carro de bois (com Maurício Tapajós) no LP “Gerais”.

A partir de 1976, iniciou-se a parceria com Edu Lobo. No LP “Limite das águas”, foram incluídas três composições de ambos: “Toada”, “Gingado dobrado” e “Uma vez um caso”, esta última com a participação especial de Joyce. Dois anos mais tarde, no disco “Camaleão”, Edu Lobo incluiu várias parcerias da dupla: “Descompassado”, “Coração noturno”, “Canudos”, “Sanha na mandinga”, “Branca Dias” e o sucesso “Lero-lero”. Por essa época, compôs também em parceria com Edu Lobo a trilha sonora da peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. Logo depois Nana Caymmi gravou “Branca Dias” (com Edu Lobo) e “Eu te amo” (com Sueli Costa).

No ano de 1978, a gravadora Philips lançou o LP “Transversal no tempo”, de Elis Regina, com músicas gravadas ao vivo no show homônimo. No disco constou uma parceria sua com Lourenço Baeta, “Meio-termo”. No ano seguinte, Lourenço Baeta gravou em seu primeiro LP, lançado pela Continental Discos, várias parcerias com Cacaso: “Feito mistério”, “Santa Marina”, “Festa no céu” , “Meio-termo” e “Dia dos pais” (com Lourenço Baeta e Sidney Mattos). Ainda em 1979, Nana Caymmi gravou “Sem fim”, parceria com Novelli.

Na década de 1980, vários outros intérpretes e parceiros gravaram suas composições: Elba Ramalho, o grupo Boca Livre, Chico Buarque, Tom Jobim, Djavan, Francis Hime e Joyce. Em 82, Tom Jobim e Miúcha gravaram “Nó cego” (Toquinho e Cacaso). Neste mesmo ano, a cantora e atriz Beth Goulart, em seu LP “Passional”, regravou “Cavalo-marinho” e a cantora Amelinha, no LP “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor” interpretou “Profunda solidão” (Novelli e Cacaso), e Zé Renato, no LP “A fonte da vida”, incluiu “Volta do mundo” e “A fonte da vida”, ambas parcerias dele com Cacaso.

No ano de 1987, Olívia Byington gravou “Clarão”, parceria sua com o poeta. No ano seguinte, foi lançado, pelo Selo Grapho, o LP “Ultraleve”, de Rosa Emília (sua esposa), disco no qual o poeta vinha trabalhando desde 1986. Neste trabalho, produzido por Cacaso, figuram nove composições suas em parcerias com Rosa Emília (Árvore mágica), Nelson Angelo (Maria Demais e Na subida da ladeira), Jacques Morelenbaun (Ultraleve), Novelli (Triste Baía da Guanabara) e Sueli Costa (Dona Doninha). O disco contou com a participação de Moreira da Silva, interpretando, juntamente com Rosa Emília, o samba “Deixa o barraco rolar” (Rosa Emília, Nelson Ângelo e Cacaso) e Sérgio Santos em dueto com a cantora na faixa “Lambada de serpente (com Djavan), além da faixa “Amambai”, música e letra de Cacaso.

Os discos comemorativos de vários artistas também tiveram o nome de Cacaso entre os créditos. O Songbook de Edu Lobo incluiu “Lero-lero”, interpretada pelo grupo Garganta Profunda. Aldir Blanc, em 1996, registrou, em seu disco “Aldir Blanc 50 Anos”, a composição “Vim sambar”, composta por Cacaso, Aldir Blanc e João Bosco, com interpretação do grupo Arranco de Varsóvia. O grupo Boca Livre lançou “Song Boca”, disco comemorativo de 20 anos de carreira, com Chico Buarque interpretando “Feito mistério” (Lourenço Baeta e Cacaso). No ano seguinte, Nana Caymmi regravou “Chega de tarde” (Danilo Caymmi e Cacaso) no CD “Resposta ao tempo”, lançado pela EMI. Ainda neste ano, Ito Moreno interpretou “Lambada de serpente” (Djavan e Cacaso), no LP “De onde vem o baião”.

No ano passado, Lenine e Francis Hime interpretaram “Corpo feliz” (Francis Hime e Cacaso), no CD “Brasil lua cheia”, disco comemorativo dos 40 anos de carreira de Francis Hime.

Em 2004 Rosa Emília no CD “Baiana da Guanabara” incluiu diversas composições de autoria de Cacaso, entre elas “Ilha”, “Ave” e “Cresça e apareça”, todas em parceria com Nelson Angelo. Neste mesmo ano foi finalizado o CD “Sem fim”, produzido por Pedro Landim e Mário Adnet, disco no qual foram incluídas algumas de suas composições que se tornaram sucesso, interpretadas pelos principais artistas da MPB.
 

 

 

 

06/01/2005