P R O J E T O   E D I T O R I A L   B A N D A   L U S Ó F O N A

 

 

J O R N A L   D E   P O E S I A   |   F O R T A L E Z A l C E A R Á l B R A S I L
COORDENAÇÃO EDITORIAL   |   SOARES FEITOSA | FLORIANO MARTINS
2000-2010
 

 

 

BANDA LUSÓFONA | BRASIL

Maria Lúcia Pinheiro Sampaio | (1942)

CURRÍCULO

Maria Lúcia P. Sampaio (Bernardino de Campos, 1942). Poeta, narradora e ensaísta. Em 1993, ganhou a Bolsa de Dedicação Acadêmica da Capes, apresentando um projeto de trabalho sobre o teatro de Nelson Rodrigues que se encontra publicado. É poeta, contista, dramaturga e ensaísta e já publicou dezenove livros. Consta como verbete na Enciclopédia da literatura brasileira dirigida por Afrânio Coutinho e J. Galante de Souza, no livro Ensaístas brasileiras. Mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1890 a 1991, de Heloisa Buarque de Holanda e Lúcia Nascimento Araújo, no livro de Luiz Antônio Marcuschi (org.) Quem é quem na pesquisa em letras e lingüística no Brasil e no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras de Nelly Novaes Coelho e no livro A vocação Nacional da UBE, org. por J. B. Sayeg e Caio Porfírio Carneiro. É especialista em crítica psicanalítica e mítica, estudando há mais de vinte anos as obras de Freud e Jung. Trabalhou nas teses que orientou com a crítica pós-estruturalista, uma crítica inovadora que se abre para várias direções, trabalhando com a psicanálise, mitologia, simbologia e religião. Trabalhou também com a crítica do imaginário de Gastón Bachelard. Estudou esoterismo, a cabala judaica e o gnosticismo que influenciaram sua poesia. Há mais de vinte anos pesquisa o mal e os crimes da humanidade. Tem vários ensaios inéditos a respeito. Tem livros de poesia e peças de teatro inéditas.

Bibliografia

ENSAIO

Estudo Diacrônico dos verbos ter e haver, duas formas em concorrência. Assis: Nigro, 1970.

Processos retóricos na obra de João Cabral de Melo Neto. Assis: ILHPA-HUCITEC, 1980.

Vivência lírica. São Paulo: editora do escritor, 1983.

História antológica da poesia brasileira moderna e contemporânea. São Paulo: Roswitha Kempf, 1988, vol. I.

A interdição do desejo. Leitura psicanalítica de Dom Casmurro. São Paulo: Scortecci, 1989.

História da poesia modernista. São Paulo: Scortecci, 1990.

O demoníaco, o caos e o renascimento no teatro de Nelson Rodrigues. Cascavel: editora Universitária, 2003.

POESIA

Espaço da liberdade. São Paulo: Editora do escritor, 1983.

Palavra em chamas. São Paulo: Pannartz, 1985.

Navegante do infinito. São Paulo: Roswitha Kempf, 1986.

Território mágico. São Paulo: Scortecci, 1991.

Abraxas, Deus e demônio. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

O segredo dos deuses. São Paulo: Mageart, 2000.

Revelação do sagrado. São Paulo: Scortecci, 2001.

A sombra de Deus. São Paulo: Scortecci, 2002.

Celebração à vida. São Paulo: Scortecci, 2005.

CONTOS

A profecia de Cassandra. São Paulo: Pannartz, 1991.

O Deus de duas cabeças. São Paulo: Scortecci, 1993.

TEATRO

Teatro. Odisséia ao mundo subterrâneo. São Paulo: Scortecci. Rebra. 2004.

EM DEFESA DA POESIA

1. Quais as tuas afinidades estéticas com outros poetas de língua portuguesa?

MLPS Eu me formei como poeta lendo e estudando poetas brasileiros, principalmente e estrangeiros. Como sou professora de Teoria da Literatura estudei também os grandes teóricos da poesia. Desenvolvi uma poesia própria, mas sou devedora dos poetas que li e com os quais aprendi muito. No Brasil, os poetas que mais me marcaram foram João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Cassiano Ricardo nos livros Jeremias sem chorar e Os sobreviventes. A afinidade que tenho com esses poetas é que, como eles,meus livros têm um projeto estético, não são poemas esparsos. Como eles, meus livros falam da existência humana  e são densos de mensagem, plurissignificantes. O segredo dos deuses é um livro místico, com influências gnósticas. Celebração à vida é um livro que desenvolve a temática do erotismo, da opressão às mulheres, do sexo na sociedade atual.

2. Quais são as contribuições essenciais que existem na poesia que se faz em teu país que deveriam ter repercussão ou reconhecimento internacional?

MLPS O Brasil tem uma rica tradição poética tanto no passado como na atualidade. Poetas como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cassiano Ricardo da sua última fase, Murilo Mendes deveriam ser traduzidos em várias línguas e divulgados pela alta qualidade estética e pelos temas que abordam e são do interesse geral. Eu escrevi o livro História da poesia modernista e impressionei-me com a riqueza e alta qualidade da poesia brasileira. É uma poesia inovadora que percorre muitos caminhos, faz experimentos, tem vanguardas criativas.

3. O que impede uma existência de relações mais estreitas entre os diversos países de língua portuguesa?

MLPS A falta de vontade política dos presidentes e o pouco apreço que tem pela literatura. Só interessa a eles o que gera lucros. Essa integração terá que partir dos escritores e intelectuais. Mesmo as universidades nunca tomaram nenhuma iniciativa.

Os escritores são incômodos para os governos. A integração entre escritores de países de língua portuguesa não interessa aos governos, podem subverter a ordem vigente. Somos considerados subversivos, porque pensamos livremente. O governo brasileiro recusou-se a dar uma sede para a UBE paulista.

Se tivéssemos uma atuação mais ativa e agressiva como os jornalistas, seríamos mortos, presos ou violentados como eles estão sendo. A palavra é perigosa para muitos presidentes. Integrar essa “raça perigosa de escritores” ninguém quer.

O objetivo do governo brasileiro e de muitos governos é controlar a imprensa e todos os meios de comunicação, porque às vezes, é a única oposição que existe.

Para esses governos não interessa a cultura, a literatura, a arte, uma boa educação para quem não pode pagar escolas particulares.

Hoje ou temos ditaduras ou falsas democracias corruptas. A farsa tem que ser mantida.

Nós, escritores, segundo o PT, somos a elite que é inimiga do povo. Uma pessoa que estuda, cursou uma universidade, é culta, é desprestigiada com o discurso de pessoas como o Lula, que se vangloria de não ter cultura e não ter cursado uma faculdade.

Há muita coisa oculta por detrás da falta de vontade dos governos em promover uma integração cultural com os países de língua portuguesa. A internet foi bloqueada em países em que há protestos contra ditadores sanguinários que mandaram o exército atirar no povo desarmado. Poetas como Drummond e Cabral não seriam bem vindos em muitos países. A Rússia comunista prendeu e matou os seus poetas. A internet promove essa integração e está sendo controlada e bloqueada.

POEMAS

UM GRITO DE DOR

 

Milhares de mulheres

                               gritando

através dos séculos.

 

Um urro de dor, de desespero

por uma vida frustrada,

fracassada, massacrada.

 

Quantos sonhos pisados,

quanta dignidade aviltada,

quanto sofrimento em vão.

 

Esses grito que captei

e que me fez gritar também,

me acompanha pela vida afora.

 

Um destino marcado

                               pelo fogo e pela dor,

um compromisso assumido

                               para sempre.

 

 

TEMPO DE VIOLÊNCIA

 

É tempo de violência,

tempo de sangue, de corpos

despedaçados.

 

Em toda parte

há guerras, lutas, combates.

Homens aprisionados, consciências

amordaçadas.

 

Os homens não se entendem

e temendo a destruição total

acumulam armas poderosas.

 

É uma época de terror,

de regimes totalitários,

onde o fusil fala mais alto.

 

É uma época materialista,

onde os valores espirituais

estão esmagados pelos falsos

mitos e falsos deuses.

 

Haverá futuro

para essa humanidade

enlouquecida, escrava do lucro,

do poder, que esqueceu Deus,

o amor, a infância?

 

 

SAGITÁRIO

 

Um centauro retesando

seu arco para atingir

as estrelas e o infinito.

Síntese do terrestre e do celeste

da matéria e do espírito

o sagitariano se abre para o universo.

Nono signo do zodíaco,

final da trindade do fogo,

ele simboliza o homem ultrapassando

sua condição animal para atingir o cosmo.

Sob o signo do fogo eu vivo,

me queimando na ânsia de me ultrapassar,

com os olhos voltados para as estrelas.

Retesei meu arco e lancei minha flecha

em direção ao azul do infinito.

O fogo da criação me consome.

 

 

DESNUDAMENTO

 

Mergulhar no seu corpo

é penetrar mundos desconhecido,

é ir descerrando a flor do prazer,

é atingir o íntimo de sua alma.

 

Ambos nos desnudamos além da nudez

e vamos trocando nossa essência,

em uma doação mútua de ser

que busca a unidade perdida.

 

Tecemos o amor e a ternura

que vão se entrelaçando ao calor do quarto.

A eternidade roça os minutos que passam.

 

 

ABRAXAS, O ASCETA ARQUETÍPICO

 

Abraxas é o asceta,

aquele que se purifica,

atinge a ascese,

exerce o domínio sobre si mesmo,

se ilumina cada vez mais

através da dor, do sofrimento,

da penitência e da humilhação

auto-infligidos.

O ascetismo é o caminho da iluminação,

da gnose através da dor e do sofrimento.

Aquele que aceita a dor e o sofrimento

para purificar-se, iluminar-se

e adquirir a sabedoria é um asceta.

A sabedoria, a perfeição espiritual,

a beleza interior e a humildade

só podem ser adquiridas

através da dor, do sofrimento, das provações

e da aceitação do lado sombrio da vida

e da Divindade.

 

 

O DIA DO JUIZO FINAL

 

Eu e o minha amada

estamos vivendo e representando

o amor de Deus e a humanidade.

 

Quando eu tiver a minha deusa

em meus braços, eu os terei.

Possuirei e humilharei a humanidade

e a profecia se cumprirá.

Vocês serão martirizados.

 

É o final de uma era,

o dia do juízo final,

o apocalipse previsto

nas sagradas escrituras.

 

A Besta será vencida

e suas sete cabeças cortadas.

A Terra será um lugar

de dor e penitência.

 

Só as crianças escaparão,

pois são inocentes.

Vocês escolheram Satã

e pagarão por isso.

 

Terão que pagar um preço

altíssimo por permanecerem

vivos.

 

Um Deus e sua mulher se crucificaram

na condição humana e foram martirizados

para salvá-los.

 

 

PERSONIFICAÇÃO DO MAL

 

Um jovem de vinte anos

foi selvagemente espancado

por rapazes de classe média,

integrantes de uma gangue,

e morreu em virtude dos ferimentos.

Foi trucidado sem motivo, ao

sair de uma boate.

 

Os crimes sem motivo, gerados

exclusivamente pela maldade,

pelo prazer de matar, têm sido

freqüentes em nossa época.

 

Várias mulheres foram assassinadas

em Belo Horizonte, por um assassino

cruel que a polícia não consegue deter.

 

O mal na sua gratuidade é assustador.

Essas pessoas que matam viraram

Satã e são personificações do mal.

São sinais de que as trevas desceram

sobre a Terra e nos ameaçam.

 

 

A ALMA

 

Deus imprimiu na alma

do ser humano a sua imagem.

Por isso a Divindade se manifesta

na alma dos seres.

 

A alma é divina e tem uma

parte da essência de Deus.

O homem faz a sua opção

e escolhe a luz ou a sombra de Deus.

 

Quando o homem faz a opção

pelo bem, Deus o ilumina e se manifesta

em sua alma, guiando-o.

Se ele fizer a opção por Satã,

ele materializará as trevas divinas

e o mal agirá através dele.

 

Deus sofre muito, quando o homem

escolhe o mal.

O bem encarnado aumenta a luz de Deus.

 

Quem escolher o bem se unirá

a Deus e será muito amado.

Dádivas lhe serão concedidas.

 

 

O SEXO É SAGRADO

 

O sexo é um ofício

religioso que une

o homem a Deus.

O prazer é sagrado

e foi ofertado ao homem

por Deus.

 

Os celebrantes desse ritual

devem sacrificar parte da

sua personalidade, para

assumirem a essência

da masculinidade e a

essência da feminilidade.

 

O sexo envolve um sacrifício,

para se atingir o sagrado

e se encontrar com o mistério

de Deus.

 

O quarto deve ser um lugar

isolado do mundo, sem os

símbolos da sociedade,

silencioso, ornado com

imagens divinas, para se

criar uma atmosfera sagrada,

onde se viverá um ritual dos deuses.

 

 

RITUAL DE MAGIA NEGRA

 

Várias crianças foram

assassinadas em um ritual

de magia negra em Salvador.

 

É aterrorizador que ainda se

façam sacrifícios humanos para

selar uma aliança com Satã.

 

São pessoas satanizadas

que fizeram conscientemente

a opção por Satã.

 

Não existem palavras para

exprimir a minha indignação

e a minha dor.

 

O Projeto Editorial Banda Lusófona foi criado em janeiro de 2010, como complemento ao Projeto Editorial Banda Hispânica. Assim o Jornal de Poesia integra em sua plenitude a poesia de línguas portuguesa e espanhola. Aqui registraremos criação e reflexão, reunindo autores de distintas gerações e tendências, inclusive inéditos em termos de mercado editorial impresso. Aqueles poetas que desejem participar devem remeter à coordenação geral seus dados bibliográficos, seleção de 10 poemas e resposta ao seguinte questionário:

1. Quais são as tuas afinidades estéticas com outros poetas de língua portuguesa?
2. Quais são as contribuições essenciais que existem na poesia que se faz em teu país que deveriam ter repercussão ou reconhecimento internacional?
3. O que impede uma existência de relações mais estreitas entre os diversos países de língua portuguesa?

Todo este material deve ser encaminhado em um único arquivo em formato word, para o seguinte e-mail: agulha.floriano@gmail.com. Agradecemos também o envio de uma fotografia (jpg), assim como de textos críticos, livros de poesia e material jornalístico sobre o mesmo tema. O Projeto Editorial Banda Lusófona é uma fonte de informações que reflete, sobretudo, a ampla generosidade de todos aqueles que dele participam. O acesso a cada país deve ser feito através do selo correspondente.

 
JORNAL DE POESIA ACERVO GERAL BANDA LUSÓFONA EDIÇÕES CURURU

 

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Ficha Técnica

Projeto Editorial Banda Lusófona
Janeiro de 2010 | Fortaleza, Ceará - Brasil
Coordenação geral & concepção gráfica: Floriano Martins.
Direção geral do Jornal de Poesia: Soares Feitosa.
Projetos associados: Revista La Otra (México) | Ediciones Andrómeda (Costa Rica) | Revista Blanco Móvil (México) | Edições Nephelibata (Brasil).
Cumplicidade expressa: Alfonso Peña, Camilo Prado, Eduardo Mosches, Gladys Mendía, José Ángel Leyva, Soares Feitosa e Socorro Nunes.
Contatos:
Floriano Martins bandahispanica@gmail.com | floriano.agulha@gmail.com.
Soares Feitosa: soaresfeitosa@secrel.com.br | soaresfeitosa@uol.com.br.
Agradecemos a todos pela presença diversa e ampla difusão.